Vale a pena viajar para a Ilha da Madeira no inverno?

Troca de informações sobre a Ilha da Madeira, em Portugal.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Seg Jul 04, 2022 1:34 pm
Imagem

A Ilha da Madeira, paraíso localizado em Portugal, pode não ser a sua primeira opção de viagem no inverno, por causa do frio, mas eu vou te mostrar que vale a pena sim viajar para lá no inverno. Você já viajou para o Rio de Janeiro no inverno? Se sim, sabe que o sol é uma constante, e apenas os cariocas acabam sentindo frio, pois a temperatura é agradável, dá praia e os dias são lindos.

O clima na Ilha da Madeira é tão gostoso que muitos europeus fogem do frio dos seus países e vão para lá passar férias em dezembro, janeiro ou fevereiro. Vale destacar que o clima é totalmente diferente de Lisboa, onde realmente faz frio. Eu viajei para lá com a minha família em janeiro de 2022 e aproveitamos muito! Diria que até que foi melhor do que no verão, quando o calor é fortíssimo e está tudo lotado. Geralmente, gosto muito de viajar na primavera ou outono, para fugir dos extremos.

Leia mais:
10 motivos para incluir a Ilha da Madeira na sua viagem a Portugal

Como são as temperaturas na Ilha da Madeira?

A Ilha da Madeira está localizada no Oceano Atlântico entre as costas da Europa e da África. Mais precisamente, são cerca 900 km de Lisboa e 700 km de Marrocos. Digo isso porque a localização geográfica é fundamental para entender o motivo da ilha ter um clima ameno o ano todo. A proximidade com a costa africana faz com que as temperaturas da Madeira sempre superem os termômetros do continente europeu.

Na primavera e verão, que acontecem entre março e setembro, faz calor e as temperaturas ficam na média dos 30ºC. No inverno, esse número cai para cerca de 20º, o que ainda é bastante agradável, especialmente em comparação com as temperaturas congelantes do inverno no continente europeu.

As estações do ano na Ilha da Madeira se dividem em:
Inverno - dezembro a março;
Primavera - março a junho;
Verão - junho a setembro;
Outono - setembro a dezembro.

Leia mais:
Quantos dias ficar na Ilha da Madeira?

Vantagens de viajar na baixa temporada

A alta temporada na Ilha da Madeira é no verão. Nos meses mais quentes, os hotéis e voos têm mais procura e as praias, piscinas naturais e demais atrações lotam de turistas. É evidente que escolher viajar na alta temporada tem suas vantagens, e nesse caso, as altas temperaturas podem tornar os mergulhos mais atrativos.

Mas como meu objetivo aqui é te mostrar que vale a pena viajar para a Ilha da Madeira no inverno, preciso dizer que você não vai precisar abrir mão de explorar as belezas naturais do destino por conta de uma diferença de 10 graus. Com o clima mais agradável, por volta dos 20 a 25 graus, você ainda vai querer mergulhar, fazer trilhas e apreciar a natureza da ilha. E por ser baixa temporada, ainda vai poder fazer tudo isso pagando menos e enfrentando menos multidões.

Leia mais:
15 atrações que você precisa conhecer na Ilha da Madeira

Clima ameno o ano todo faz da Madeira um ótimo destino para crianças

Viajar com crianças, principalmente as menores e os bebês, no inverno do Hemisfério Norte pode ser puxado. Apesar do Falando de Viagem sempre fazer questão de mostrar que esse tipo de viagem é superpossível, é fato que as temperaturas baixíssimas e a neve adicionam uma camada a mais de preocupação e necessidade de planejamento na viagem de família.

Nesse cenário, a Ilha da Madeira entra como uma opção para famílias que querem viajar para a Europa no inverno, mas dispensam a ideia de enfrentar neve e temperaturas próximas ou abaixo dos zero graus. Eu viajei para Madeira com meu filho de 8 anos em janeiro, que é o ápice do inverno, e ele conseguiu aproveitar todas as atrações sem qualquer problema.

Leia mais:
Como é viajar para a Ilha da Madeira com criança?

Temperaturas mais baixas são ideais para enoturismo na Madeira

É importante enfatizar que você consegue, sim, aproveitar todas as atrações que a Ilha da Madeira oferece durante o inverno. Porém, como um viajante entusiasta de vinhos, também quero destacar que viajar para a ilha nos meses de temperatura mais amena abre oportunidades para olhar o destino por outros ângulos, e a gastronomia é um deles.

Explorar a Madeira através do paladar é interessante para ampliar o que conhecemos da culinária portuguesa para além de grandes clássicos, como o bacalhau. Na ilha, você encontra outros pratos típicos, como o bolo do caco (um delicioso pão com alho servido de entrada), peixe espada e lapas (moluscos servidos grelhados que são uma iguaria muito tradicional por lá).

E não deixe de harmonizar os pratos típicos com um vinho local e a bebida poncha. Na ilha, a especialidade é o vinho Madeira. A bebida é caracterizada por ser fortificada, com alto teor alcoólico e ser ideal para ser servida como aperitivo ou digestivo (no início ou final das refeições). Não deixe de fazer as degustações oferecidas diretamente pelos produtores em um wine bar. Além do vinho Madeira, você também pode fazer rotas para conhecer mais a cana-sacarina e o rum, e o clima ameno certamente torna essa jornada alcoólica mais agradável.

Leia mais:
Como ir para a Ilha da Madeira, em Portugal

E aí, te convenci?

Boa viagem!

E você, já viajou para a Ilha da Madeira no inverno? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Ilha da Madeira”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio