O que você precisa saber antes de viajar para a Ilha da Madeira

Troca de informações sobre a Ilha da Madeira, em Portugal.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Ter Jul 26, 2022 3:51 pm
Imagem

A Ilha da Madeira é a principal ilha entre as quatro que formam o Arquipélago da Madeira. A região autônoma de Portugal é localizada no meio do Oceano Atlântico, entre as costas europeia e africana, e é uma excelente adição ao seu roteiro de viagem pelo país. O Falando de Viagem montou um guia completo com todas as informações que você precisa saber para te ajudar a programar a sua ida para a Ilha da Madeira, confira!

Leia mais:
10 motivos para incluir a Ilha da Madeira na sua viagem a Portugal

Localização

O Arquipélago da Madeira é uma região autônoma de Portugal. Isso significa que a região faz parte do país, mas está geograficamente separada. As quatro ilhas que formam o arquipélago são: Madeira, Porto Santo, Selvagens e Desertas. As duas últimas não são habitáveis e a primeira é a principal, que dá o nome ao destino turístico. A Ilha da Madeira, que é a principal ilha da região, fica a cerca de 900 km de Lisboa e 700 km da África, na altura de Marrocos.

Como chegar

Você pode chegar na Ilha da Madeira de avião ou de cruzeiro, mas nós recomendamos a via aérea. As rotas de cruzeiros têm a Madeira apenas como uma parada curta, e dessa forma, não há tempo o suficiente para explorar o tanto que a região tem para oferecer. Para realmente viver a experiência da ilha, vá de avião.

Chegar na Ilha da Madeira a partir de Portugal é bem simples: são diversos voos diários com duração de aproximadamente 1h30 saindo de Lisboa até Funchal. Curiosidade: você vai desembarcar no Aeroporto Cristiano Ronaldo, uma homenagem ao ídolo português, nascido na ilha.

Leia mais:
Como ir para a Ilha da Madeira, em Portugal

Documentos necessários

O voo de Lisboa até Funchal é doméstico, portanto, todo o trâmite que envolve um voo internacional é dispensado e você precisará apenas de um passaporte que esteja dentro da validade para embarcar.

Quanto tempo ficar

Essa resposta é bastante pessoal e depende da proposta da sua viagem. Se você deseja fazer diversas paradas por Portugal, é natural que as estadias em cada local sejam mais curtas. Porém, também é mais que possível ter a Ilha da Madeira como o destino único e final de uma viagem, permanecendo mais dias.

Apesar da ilha não ser tão grande, as atrações estão espalhadas pelo território e acessá-las nem sempre é tão fácil por causa das estradas à beira de desfiladeiros. Em quatro dias inteiros, você consegue desfrutar de muitas atrações, mas recomendamos uma semana para aproveitar todas as maravilhas que a ilha tem a oferecer com calma.

Leia mais:
Quantos dias ficar na Ilha da Madeira?

É um destino seguro?

Sim, você não precisa se preocupar com violência urbana na Ilha da Madeira. Desfrute tranquilamente de passeios diurnos em lugares remotos próximos à natureza e também das atrações noturnas, como a cena gastronômica recheada de vinhos e quitutes locais.

Qual é a moeda?

Assim como em Portugal, a moeda oficial é o euro.

O destino é caro?

Portugal é conhecido por ser um dos países mais baratos para os padrões europeus, e esse fator atrativo se estende para a Ilha da Madeira. Para aproveitar um custo-benefício ainda maior, você pode viajar em baixa temporada para encontrar preços mais em conta.

Fora isso, é sempre interessante pensar que destinos que têm muitas atrações voltadas à natureza tendem a oferecer a vantagem de passeios com custo zero ou muito baixo. Alguns ótimos exemplos disso em Madeira são as praias, os mirantes e as famosas piscinas naturais, onde você aproveita parte do melhor que o destino tem para oferecer de forma gratuita.

Qual é a voltagem da tomada?

As tomadas da Ilha da Madeira têm a voltagem de 220V, portanto, será necessário levar um adaptador caso seu eletrônico não seja bivolt (os modernos são).

Quais são as principais atrações?

São muitas atrações espalhadas pelos 57 km de comprimento e 22 km de largura da Ilha da Madeira. Não por acaso o destino conquistou o prêmio de Melhor Destino Insular do Mundo pelos World Travel Awards por seis anos consecutivos.

O seu roteiro por lá será recheado. Anote as principais atrações da Madeira para planejar a sua viagem:
- Teleférico do Monte;
- Passeio de barco para ver baleias e golfinhos;
- Piscinas Naturais de Porto Moniz;
- Trilhas das Levadas da Ilha da Madeira;
- Museu CR7;
- Miradouro do Cabo Girão;
- Praias;
- Centro de Funchal;
- Fábrica de Bordados Bordal
- Tour off road de Jeep
- Esportes radicais (escalada, canyoning, parapente, asa delta, mountain bike, etc);
- Parque Temático Madeira;
- Aquário do Porto Moniz.

Muita coisa boa, né? E essas foram apenas as principais! Há atrações para todos os gostos e idades. Você pode se aventurar nas trilhas, praias e piscinas naturais, fazer compras, conhecer mais sobre a cultura do bordado, explorar a culinária local, passear de barco para ver golfinhos e baleias e muito mais.

Leia mais:
15 atrações que você precisa conhecer na Ilha da Madeira

O destino é ideal para ir com crianças?

Consideramos a Ilha da Madeira um dos melhores destinos para crianças na Europa. Como as principais atrações do destino giram em torno das belezas naturais da ilha, não faltam maneiras de aproveitá-las que contemplem toda a família.

Leia mais:
Como é viajar para a Ilha da Madeira com criança?

Qual a melhor época do ano para ir?

O destino é movimentado durante todo o ano, mas a melhor época para ir é na primavera e verão, que acontecem entre março e setembro. Nesse período, as temperaturas ficam na média de 30ºC. No inverno, a temperatura fica em cerca de 20º, o que ainda é bastante agradável, principalmente em comparação com as baixas temperaturas do inverno europeu. Porém, no calor, as praias e piscinas naturais podem ser melhor aproveitadas. Ainda assim, a Ilha da Madeira é considerada um destino para o ano todo.

As estações do ano na Ilha da Madeira se dividem em:
Inverno - dezembro a março;
Primavera - março a junho;
Verão - junho a setembro;
Outono - setembro a dezembro.

Como se locomover?

As atrações estão espalhadas pela ilha e não há serviço de aplicativo de transporte, como Uber. Assim, as opções de locomoção são: táxis, transporte público, alugar carro e contratar serviços de transfer.

Em regiões como Funchal é fácil usar o transporte público, mas há atrações que ficam em regiões mais remotas onde é preciso passar por estradas desconhecidas que ficam em desfiladeiros à beira-mar ou em região montanhosa. Portanto, o mais seguro é contratar serviços de transfer ou contratar passeios, como o tour de Jeep, para conhecer as atrações.

Preciso de seguro viagem?

Sim. O Falando de Viagem sempre enfatiza a importância do seguro viagem. Com saúde não se brinca, e contratar um seguro viagem é indispensável para que você e sua família possam tirar férias sem preocupações.

O seguro viagem é obrigatório para viajar para qualquer país do continente europeu que faça parte do Tratado de Schengen, e Portugal está nessa lista. E especificamente falando da Ilha da Madeira, em destinos que têm aventuras como parte das principais atrações, convenhamos que acidentes se tornam mais recorrentes. Com o seguro viagem em mãos, você aproveita as trilhas e praias sem medo. Outro ponto que tornou a necessidade do seguro viagem ainda mais relevante é a pandemia do coronavírus, por isso, é importante contratar um plano que ofereça assistência a uma possível infecção da COVID-19.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem





Booking.com

Voltar para “Ilha da Madeira”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio