Destinos - Brasil

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para página 1, 2  »

Página 1 de 2 [ 17 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 26, 2014 9:14 am 
Administrador
Onde o turista é melhor recebido? E onde é pior?

Muitas vezes sonhamos com uma cidade, programamos tudo para que seja perfeita a viagem e quando chegamos ao destino tudo acontece agradavelmente como planejado. Nem sempre é assim e às vezes não somos bem recebidos, seja nos restaurantes, nos táxis e até mesmo nas recepções dos hotéis.

Quando somos bem recebidos temos vontade de voltar muitas vezes ao local, mas quando o tratamento é ruim a vontade de voltar desaparece e a chance de retornarmos é pequena. Além disto, não recomendaremos o local, pelo contrário, com a propaganda boca a boca iremos incentivar nossos amigos e conhecidos a não irem.

O Brasil ainda precisa aprender a receber os turistas. Muitas cidades não tem o menor preparo, o que acaba gerando insatisfações nos visitantes. Por outro lado, por pior que seja a estrutura, quando o povo local é gentil e hospitaleiro o turista se sente bem e a má impressão acaba indo embora.

Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas muito se fala sobre como os turistas do Brasil e do mundo inteiro serão recepcionados. É uma preocupação constante.

E você, está satisfeito ou insatisfeito com a recepção recebida ao viajar pelo Brasil? Qual foi a cidade onde teve a melhor experiência? E a pior? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 26, 2014 1:44 pm 
Salvador foi a cidade onde mais fui mal atendida até hoje... Fiquei impressionada com a forma de descaso nos restaurantes com os clientes! Mas tenho que elogiar a prestatividade do povo quando precisava de uma informação sobre algum lugar. Sempre solícitos!

E acho que como a melhor até hoje no Brasil, foi em São Paulo. Bons lugares e bom atendimento.

Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 26, 2014 2:27 pm 
Muito raramente sou mal tratado (pelas pessoas) em viagens pelo Brasil. Pelo contrário, apesar da precariedade, principalmente nos sistemas de atendimento de alguns restaurantes e hoteis, a gentileza das pessoas acaba substituindo as frequentes más impressões.

Após muito tempo sem viajar pelo país estive em Porto de Galinhas, lugar em que fui muito bem tratado. Em Recife, por onde passamos, falta muito preparo para os atendentes de hoteis, de check-in e de aluguel de carros. Os serviços funcionam bem mais ou menos, e a burocracia, ah, sempre ela, impera. Para devolver um carro no Recife, por exemplo, a Movida me fez passar, de novo, pelo balcão de atendimento, pegando outra vez aquelas longas e intermináveis filas (que já tinham ocorrido na retirada do carro), fazendo com que o check-in do avião, em que estávamos adiantados, fosse feito a toque de caixa (por mais uma incompetência absurda da TAM, que levou 40 minutos para fazer o check-in de um vôo nacional). Não faz nenhum sentido, após o funcionário fazer a vistoria no veículo, sermos orientados a passar, novamente, pelo minúsculo balcão de atendimento. O cartão já foi pré aprovado, os valores definidos, a garantia bloqueada. Passar no balcão de novo para que? Para se despedir?

Enfim, o que salva no Brasil é a boa vontade das pessoas. O serviço, analisado diretamente, é uma grande porcaria.

Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 26, 2014 2:39 pm 
Concordo que há uma diferença entre simpatia e eficiência. Eu, por exemplo, acho boa parte dos povos da Europa eficientes, porém pouco simpáticos. Já no Brasil, ocorre o contrário: povo mais simpático, mais caloroso, porém pouco eficiente e produtivo. O ideal é quando há uma conjunção de ambos os fatores: simpatia e eficiência no atendimento ao turista. Aí tem-se o melhor dos mundos.

Aqui no Brasil, acho que os lugares que chegam mais perto dessa equação são Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo (principalmente capital e interior). Recentemente estive em Belo Horizonte e em vários momentos me senti no primeiro mundo, tamanha era a prestatividade dos mineiros.

Já nas cidades do Nordeste, é difícil não ter problemas com serviço e prestatividade. Acho que um dos lugares em que me senti mais largado à própria sorte foi em Ilhéus. Salvador também peca bastante no profissionalismo e no trato com os turistas.

Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 26, 2014 3:10 pm 
A diferença é cultural, né Fábio. Europeus e americanos, de um modo geral, são muito mais acostumados com máquinas e placas informativas. Raramente você precisa perguntar algo a alguém. Por isso, quando o fazemos, causa algum espanto.

Em restaurantes de diversos lugares, sempre tive um tratamento cortês. É diferente da simpatia que vemos nos brasileiros que, muitas vezes, brincam e tiram sarro de quem nem conhecem. Isso não é comum pelo mundo.

Só que, apesar de alguma melhora, o serviço no Brasil ainda depende muito das pessoas. Os treinamentos, se é que existem, são precários e os funcionários, muito mal preparados.

Em São Paulo o serviço é muito melhor do que a média nacional, porém mais impessoal. No Rio, há uma natureza mais relaxada no tratamento, e também é melhor do que a média.

Em Pernambuco, Alagoas e Ceará, ele oscila muito. As pessoas são ótimas. O serviço geralmente é fraco.

BH eu não conheço. Irei para POA agora em maio para ter uma ideia, mas espero um treinamento superior à média nacional, no nível do de São Paulo, Capital.

Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 26, 2014 3:56 pm 
Os serviços em Brasília são péssimos.

A mão-de-obra em nosso país é, de forma geral, muito mal capacitada, e a má qualidade do serviço é apenas um reflexo disso.

Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 26, 2014 4:02 pm 
Baran,

Estive em Brasília recentemente, por um dia apenas, acompanhando um grupo de empresários de São Paulo. Fiquei impressionado com a incapacidade da atendente da Avis, que na maior cara de pau, sem qualquer pedido de desculpas, disse a um dos empresários presente no grupo que o carro que ele havia reservado não estava disponível, e que por isso ele receberia um carro da categoria inferior (só no Brasil que locadora desculpa seu erro com um downgrade ao invés de um upgrade). Ao reclamarmos, ela sequer foi capaz de se desculpar ou oferecer uma solução mais satisfatória. Tudo o que disse foi que, se quiséssemos esperar um carro melhor, teríamos que esperar 40 minutos até o carro da categoria superior terminar de ser lavado. Como a locação havia sido feita pela empresa que patrocinou a viagem, ligamos para o escritório em SP, e acabamos trocando por uma reserva na Hertz (que, diga-se de passagem, é infinitamente superior à Avis).

Mas me impressionou a falta de preparo da atendente de uma locadora que estava simplesmente no aeroporto de Brasília. Como dizem por aí: imagina na Copa.

Mas de um modo geral, achei os brasilienses que me atenderam nos lugares em que comi e nas lojas do Park Shopping "na média" em relação ao atendimento.

Mensagem não lidaPublicado: Qua Mar 26, 2014 4:03 pm 
Concordo com a Patricia. Os servicos em Salvador sao pessimos. O que nada tem a ver com a simpatia do povo, que eh enorme.

Apesar de nao ser turista no Rio, considero os servicos muito ruins tambem.

Ja em Curitiba nao tive do que reclamar.

Falta muito investimento em educacao e treinamento para que estejamos aptos a atender bem seja o turista ou os cidadaos.

Mensagem não lidaPublicado: Qui Mar 27, 2014 10:45 am 
Com certeza o povo brasileiro é muito hospitaleiro. Em alguns lugares mais e em outros menos! Mas realmente não podemos confundir as coisas!

O Brasil tem que melhorar muito em relação a qualidade dos serviços! Principalmente no norte e nordeste (se bem que em Fernando de Noronha não tive do que reclamar)! A mão de obra aqui não é qualificada e falta treinamento pois as empresas realmente não investem nisso o que gera rotatividade alta! a maioria das profissões não são valorizadas!

Mas infelizmente nunca me senti como "no primeiro mundo" aqui!

Temos que acordar e mudar! Nosso país tem potencial ao meu ver!

Mensagem não lidaPublicado: Seg Mai 05, 2014 11:14 pm 
Costumo dizer q não tive grandes problemas de receptividade nos lugares q visitei no Brasil... Mas o lugar onde fui mais bem recebido foi em Natal, RN. As pessoas são muitíssimo educadas, solícitas e inclusive arranjamos um guia lá q nos mostrou muitas lagoas e praias por lá mais pelo passeio q faria conosco do que pela quantia simbólica cobrada para nos acompanhar. Inclusive esse dia com ele foi o mais produtivo nessa viagem pq com certeza sem ele teríamos perdido grandes pontos turísticos de paisagens naturais.

Pode apostar em Natal. Excelente passeio e excelente receptividade.

Abc,

Luiz.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Posso estudar no Canadá com visto de turista?

em Intercâmbio

Última mensagem Ter Ago 27, 2019 11:12 pm GabrielDias Ver última mensagem

2

Booking.com

Destinos - Brasil

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Ir para: