Processo de imigração e alfândega no Aeroporto de Zurique

Troca de informações sobre destinos na Suíça.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Mai 18, 2020 9:07 am
Imagem

O Aeroporto de Zurique (ZRH), hub da companhia aérea SWISS Airlines, é um dos mais movimentados da Europa em virtude da sua posição estratégica no continente, local de destino ou de conexão para muitos brasileiros.

Apesar do aeroporto ser enorme, depois que você entende a lógica fica muito fácil se locomover dentro dele, até porque os procedimentos internos são extremamente eficientes. Se você está viajando para o Aeroporto de Zurique e quer saber o passo a passo desde a saída da aeronave, continue lendo esse texto.

Leia também: 8 perguntas que a imigração na Europa poderá lhe fazer

Pouso e imigração

Logo após o pouso, saia da aeronave e siga as placas indicando Baggage Claim e Exit caso Zurique seja seu destino final e você precise pegar as malas e sair do aeroporto. Caso esteja em conexão, após desembarcar, identifique nos painéis o portão do seu próximo voo e se dirija ao terminal onde ocorrerá o embarque.

Imagem

Imagem

Imagem

Os voos que chegam do Brasil pousam normalmente no Gate E. Neste caso, você precisará pegar um trem interno em direção aos Gates A/B/D, onde será realizada a retirada das bagagens. Fique atento ao curioso mugido de vacas dentro do trem, que torna a chegada ainda mais divertida.

Imagem

Seguindo as placas, em pouco tempo você chegará na imigração. Em nossa visita o atendimento foi extremamente ágil e eficiente e em menos de 10 minutos já tínhamos concluído os trâmites burocráticos e seguido para as esteiras de bagagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma vez retiradas as malas, você sairá num grande saguão. Lá, você pode pegar um táxi ou atravessar até o prédio em frente e ir de trem.

Imagem

A travessia para o outro prédio pode ser feita pela rua, no piso térreo, ou por um túnel, que passa pelo segundo piso. As duas opções existem para contemplar as estações frias e quentes. No prédio adjacente existem máquinas para adquirir bilhetes do trem e escadas que levam até a plataforma de embarque. Adquira a passagem para a Estação Central (Zurique HB) e fique atento para pegar o trem correto.

Leia também: Qual a melhor época para viajar para Europa?

Saindo de Zurique

Pegar um voo no aeroporto de Zurique é tão fácil quando desembarcar na cidade. O primeiro passo é localizar o seu voo no painel e identificar para qual guichê de check-in você precisa ir. Existem três no aeroporto - o primeiro é o mais distante e o segundo e terceiro são mais próximos um do outro.

Após despachar as malas vá para o embarque e passe pelo raio-x. Caso o seu destino seja dentro da Europa o passo seguinte é ir até o portão de embarque. Se o destino for fora da Europa, você precisa passar pela imigração, e somente então ir para o portão. Neste caso, fique atento porque algumas salas VIP ficam no saguão principal do aeroporto, antes da imigração, e os voos para fora da Europa partem do Gate E, que é mais distante, com controle de passaporte na entrada. O ideal é seguir para o Gate E e utilizar as salas daquele local para não enfrentar contratempos ou filas de última hora.

Quanto tempo preciso para fazer uma conexão?

O Aeroporto de Zurique é muito eficiente e depois que você se localiza e entende o seu funcionamento fica muito fácil realizar os trâmites internos. De maneira geral, o ideal é uma conexão de duas horas, mas pela experiência que tivemos recentemente, acreditamos que até mesmo uma conexão de 90 minutos será feita sem grandes problemas.

Leia também: Companhias aéreas com voos diretos para a Europa

Boa viagem!

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, já passou pelos procedimentos de imigração e alfândega em Zurique? Achou que funciona bem? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 18, 2020 9:12 am
Curioso para saber como os aeroportos irão se adaptar ao coronavírus.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Mai 18, 2020 9:22 am
O aeroporto de Zurique é grande, mas muito eficiente.

Gabriel, será um desafio para os aeroportos, e todos terão que colaborar. Acho que máscaras e álcool em gel serão itens básicos em qualquer viagem, até que se descubra uma vacina.





Booking.com

Voltar para “Suíça”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio