Dizem que a graça da Suíça não está exatamente em suas maiores cidades, mas sim nas deslumbrantes paisagens naturais e nos charmosos vilarejos. Fica difícil discordar de tal afirmação quando damos de cara com um lugar como o vilarejo de Gruyères, no cantão de Friburgo, entre a Suíça Francesa e a Suíça Alemã. Pense em um cenário de conto de fadas, que mais parece uma vila como a de A Bela e a Fera. Pensou? Assim é Gruyères, uma cidadezinha no topo de uma colina, com tráfego de veículos automotores proibido na área do Centrinho Histórico. Se o nome parece familiar, é porque aqui é o berço do famoso queijo Gruyère! A iguaria foi criada no longínquo ano de 1655.
Gruyères: o que fazer
Andar pelo Centrinho Histórico cercado pelas muralhas desta cidadela medieval com pouco mais de 1.500 habitantes é, por si só, a melhor coisa a se fazer em Gruyères. O pequenino vilarejo é composto basicamente por uma charmosa e larga rua principal, repleta de lojas e restaurantes. Bater perna por toda sua extensão, sem pressa, é uma delícia! O visual é deslumbrante, e não há como não se sentir em meio a um cenário de conto de fadas. Merecem destaque ainda as lindas vistas que se tem do alto para o verdejante vale ao redor dela.
Também vale muito a pena visitar o Château de Gruyères, castelo construído no século XII como um forte medieval. Ricamente decorado, ele conta ainda com belos jardins e com lindas vistas para o vale ao redor. Informações sobre preços e horários de funcionamento aqui.
Outra atração popular em Gruyères é o HR Giger Museum, com obras do artista de mesmo nome, todas ligadas à temática alienígena. Vale a pena visitar pelo menos o bar anexo ao museu, decorado com reproduções de ossos e esqueletos humanos. Fica pertinho do castelo, na rua principal da vilinha. Informações sobre preços e horários de funcionamento aqui.
Antes de ir embora de Gruyères, pode ser uma boa almoçar na cidade. Há diversas opções ao longo da rua principal, a maioria de restaurantes de culinária típica suíça, com muitos pratos à base do queijo que dá nome à cidade, obviamente. Uma das mais famosas é o Chalet de Gruyères.
Fora da cidadela medieval, na base da colina, fica a fábrica La Maison du Gruyère, onde é fabricado o queijo de mesmo nome. Dentro do local, há um museu, uma grande loja de queijos, e até um restaurante (onde é possível pedir uma típica fondue). Embora seja interessante parar para conhecer (afinal, estamos na cidade que dá nome ao queijo), sentimos que esta atração poderia ser melhor explorada. Falta a estrutura e a simpatia que encontramos, por exemplo, nas fábricas de queijos de Vermont, nos Estados Unidos. Informações sobre ingressos e preços aqui. E sobre horários de funcionamento aqui.
Se você ainda tiver disposição, no município vizinho de Broc, fica a Maison Cailler. Trata-se da fábrica da Cailler (marca mais antiga de chocolates suíços ainda em operação, atualmente pertencente à Nestlé), aberta para visitação. O tour é interessante e interativo, contando a história do chocolate e da marca, sua aquisição pela Nestlé, e o processo de fabricação dos produtos. Há audioguias disponíveis em português. Ao final, há uma degustação de chocolates, e claro, uma loja, além de uma cafeteria.
A melhor forma de chegar até a fábrica de chocolates é de carro (fica a apenas 10 minutos de Gruyères), mas você também pode acessar a cidadezinha de Broc de trem. Informações sobre preços e horários de funcionamento aqui.
Gruyères: como chegar
Gruyères fica a 35 minutos de carro de Montreux e a 45 minutos de carro de Lausanne. Se você estiver com um veículo alugado, pode dirigir até lá tranquilamente, em uma estrada em excelentes condições. Não é permitido circular com o carro dentro do Centrinho da cidade. Você precisará deixar o veículo em um dos estacionamentos que ficam na subida da colina. São alguns bolsões e conforme eles vão enchendo, a polícia local faz uma barreira, obrigando os motoristas a irem para o próximo estacionamento disponível. Em seguida, é preciso caminhar até o topo da colina, onde está localizada a cidadezinha.
Outra opção bastante viável é chegar à cidade de trem. Utilizando o excelente sistema ferroviário da Suíça, você poderá chegar à estação de Gruyères, que fica na base da colina, perto da fábrica de queijos. De lá, uma trilha de cerca de 15 minutos de caminhada leva até o topo da colina. Outra opção é, da estação de trem, pegar o ônibus que leva até o Centrinho. Clique aqui para pesquisar as melhores rotas e horários das viagens de trem. Também há rotas de ônibus entre Gruyères e algumas localidades próximas, como Montreux e Lausanne.
Quem quiser um passeio previamente organizado, pode optar pelo tour Swiss Chocolate Train, passeio de 7 horas e meia sobre os trilhos, indo e voltando de Montreux, com paradas em Gruyères e na fábrica da Cailler. Como estávamos de carro, não tivemos esta experiência. Aqui há mais informações sobre o passeio.
Vale a pena se hospedar em Gruyères?
Embora a cidadezinha seja um charme só e existam algumas opções de hotéis e pousadas, consideramos o bate-volta suficiente. Gruyères é facilmente percorrida em algumas horas e mesmo que você fique indo e voltando pela rua principal, ainda vai sobrar tempo. É um passeio ideal para meio dia de viagem, utilizando como base cidades maiores como Montreux e Lausanne.
Conclusão
O que Gruyères tem de pequena, tem de apaixonante. A perfeita tradução de uma cidade de conto de fadas. Com seu Centro Histórico exclusivo para pedestres, a sensação é de uma gostosa viagem no tempo. De quebra, você ainda ganha a chance de degustar um dos mais famosos queijos suíços. E se tiver interesse e quiser finalizar com um típico chocolate suíço, pode visitar a fábrica da Cailler, ali pertinho. É um passeio bate-volta perfeito!
Grupo de WhatsApp sobre a Suíça
Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas nos grupos. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.
Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.
- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui. - Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui. - Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui. - Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui. - Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui. - Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui. - Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui. - Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.
E você, já esteve em Gruyères? Foi de carro, trem ou ônibus? Gostou da cidade? Conheceu as fábricas de queijo e de chocolate? Conte para nós a sua experiência!
Literalmente conto de fadas. Conheço pouco da Suíça mas sou apaixonada. Louca pra ir nos meses quentes. O que o país tem de pequeno, tem de encantador.
A maior dúvida é qual roteiro escolher no verão? Se tiverem sugestões são bem-vindas... Já sonhando para qdo for possível heheh