Destinos - Europa
Suíça

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 5 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jan 05, 2021 8:28 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 19173
Administrador
Imagem

Dizem que a graça da Suíça não está exatamente em suas maiores cidades, mas sim nas deslumbrantes paisagens naturais e nos charmosos vilarejos. Fica difícil discordar de tal afirmação quando damos de cara com um lugar como o vilarejo de Gruyères, no cantão de Friburgo, entre a Suíça Francesa e a Suíça Alemã. Pense em um cenário de conto de fadas, que mais parece uma vila como a de A Bela e a Fera. Pensou? Assim é Gruyères, uma cidadezinha no topo de uma colina, com tráfego de veículos automotores proibido na área do Centrinho Histórico. Se o nome parece familiar, é porque aqui é o berço do famoso queijo Gruyère! A iguaria foi criada no longínquo ano de 1655.

Gruyères: o que fazer

Andar pelo Centrinho Histórico cercado pelas muralhas desta cidadela medieval com pouco mais de 1.500 habitantes é, por si só, a melhor coisa a se fazer em Gruyères. O pequenino vilarejo é composto basicamente por uma charmosa e larga rua principal, repleta de lojas e restaurantes. Bater perna por toda sua extensão, sem pressa, é uma delícia! O visual é deslumbrante, e não há como não se sentir em meio a um cenário de conto de fadas. Merecem destaque ainda as lindas vistas que se tem do alto para o verdejante vale ao redor dela.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Também vale muito a pena visitar o Château de Gruyères, castelo construído no século XII como um forte medieval. Ricamente decorado, ele conta ainda com belos jardins e com lindas vistas para o vale ao redor. Informações sobre preços e horários de funcionamento aqui.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Outra atração popular em Gruyères é o HR Giger Museum, com obras do artista de mesmo nome, todas ligadas à temática alienígena. Vale a pena visitar pelo menos o bar anexo ao museu, decorado com reproduções de ossos e esqueletos humanos. Fica pertinho do castelo, na rua principal da vilinha. Informações sobre preços e horários de funcionamento aqui.

Antes de ir embora de Gruyères, pode ser uma boa almoçar na cidade. Há diversas opções ao longo da rua principal, a maioria de restaurantes de culinária típica suíça, com muitos pratos à base do queijo que dá nome à cidade, obviamente. Uma das mais famosas é o Chalet de Gruyères.

Fora da cidadela medieval, na base da colina, fica a fábrica La Maison du Gruyère, onde é fabricado o queijo de mesmo nome. Dentro do local, há um museu, uma grande loja de queijos, e até um restaurante (onde é possível pedir uma típica fondue). Embora seja interessante parar para conhecer (afinal, estamos na cidade que dá nome ao queijo), sentimos que esta atração poderia ser melhor explorada. Falta a estrutura e a simpatia que encontramos, por exemplo, nas fábricas de queijos de Vermont, nos Estados Unidos. Informações sobre ingressos e preços aqui. E sobre horários de funcionamento aqui.

Se você ainda tiver disposição, no município vizinho de Broc, fica a Maison Cailler. Trata-se da fábrica da Cailler (marca mais antiga de chocolates suíços ainda em operação, atualmente pertencente à Nestlé), aberta para visitação. O tour é interessante e interativo, contando a história do chocolate e da marca, sua aquisição pela Nestlé, e o processo de fabricação dos produtos. Há audioguias disponíveis em português. Ao final, há uma degustação de chocolates, e claro, uma loja, além de uma cafeteria.

Imagem

Imagem

A melhor forma de chegar até a fábrica de chocolates é de carro (fica a apenas 10 minutos de Gruyères), mas você também pode acessar a cidadezinha de Broc de trem. Informações sobre preços e horários de funcionamento aqui.

Gruyères: como chegar

Gruyères fica a 35 minutos de carro de Montreux e a 45 minutos de carro de Lausanne. Se você estiver com um veículo alugado, pode dirigir até lá tranquilamente, em uma estrada em excelentes condições. Não é permitido circular com o carro dentro do Centrinho da cidade. Você precisará deixar o veículo em um dos estacionamentos que ficam na subida da colina. São alguns bolsões e conforme eles vão enchendo, a polícia local faz uma barreira, obrigando os motoristas a irem para o próximo estacionamento disponível. Em seguida, é preciso caminhar até o topo da colina, onde está localizada a cidadezinha.

Outra opção bastante viável é chegar à cidade de trem. Utilizando o excelente sistema ferroviário da Suíça, você poderá chegar à estação de Gruyères, que fica na base da colina, perto da fábrica de queijos. De lá, uma trilha de cerca de 15 minutos de caminhada leva até o topo da colina. Outra opção é, da estação de trem, pegar o ônibus que leva até o Centrinho. Clique aqui para pesquisar as melhores rotas e horários das viagens de trem. Também há rotas de ônibus entre Gruyères e algumas localidades próximas, como Montreux e Lausanne.

Quem quiser um passeio previamente organizado, pode optar pelo tour Swiss Chocolate Train, passeio de 7 horas e meia sobre os trilhos, indo e voltando de Montreux, com paradas em Gruyères e na fábrica da Cailler. Como estávamos de carro, não tivemos esta experiência. Aqui há mais informações sobre o passeio.

Vale a pena se hospedar em Gruyères?

Embora a cidadezinha seja um charme só e existam algumas opções de hotéis e pousadas, consideramos o bate-volta suficiente. Gruyères é facilmente percorrida em algumas horas e mesmo que você fique indo e voltando pela rua principal, ainda vai sobrar tempo. É um passeio ideal para meio dia de viagem, utilizando como base cidades maiores como Montreux e Lausanne.

Conclusão

O que Gruyères tem de pequena, tem de apaixonante. A perfeita tradução de uma cidade de conto de fadas. Com seu Centro Histórico exclusivo para pedestres, a sensação é de uma gostosa viagem no tempo. De quebra, você ainda ganha a chance de degustar um dos mais famosos queijos suíços. E se tiver interesse e quiser finalizar com um típico chocolate suíço, pode visitar a fábrica da Cailler, ali pertinho. É um passeio bate-volta perfeito!

Grupo de WhatsApp sobre a Suíça

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas nos grupos. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos um grupo até o momento, com capacidade para até 257 pessoas: https://chat.whatsapp.com/5F75qRgymMMHarwKtgcUXO

Também temos dois grupos gerais da Europa:
- Europa G1: https://chat.whatsapp.com/88TTLOiqArq5KPfaKmwm5A
- Europa G2: https://chat.whatsapp.com/872a1eyXuOSJ5PDaL1mzKv

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, já esteve em Gruyères? Foi de carro, trem ou ônibus? Gostou da cidade? Conheceu as fábricas de queijo e de chocolate? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do melhor grupo de descontos do WhatsApp. Acesse: https://fdv.im/DescontosG19



 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jan 06, 2021 7:42 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 41070
Definiu bem: cenário de conto de fadas. Incrível :D

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 07, 2021 10:03 am 
Mensagens: 2144
Gruyéres é maravilhosa! Uma cidadezinha muito linda e charmosa.

_________________
http://fdv.im/AdrianaRuhmke


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 07, 2021 4:14 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5987
Literalmente conto de fadas. Conheço pouco da Suíça mas sou apaixonada. Louca pra ir nos meses quentes. O que o país tem de pequeno, tem de encantador.

A maior dúvida é qual roteiro escolher no verão? Se tiverem sugestões são bem-vindas... Já sonhando para qdo for possível heheh

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 Mensagem não lidaPublicado: Qui Jan 07, 2021 5:07 pm 
Mensagens: 3823
O tema de uma das próximas matérias sobre a Suíça será justamente esse: um roteiro de verão pela "Riviera Suíça" :)

_________________
http://fdv.im/fabiocalderon


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
7 atrações imperdíveis na Suíça Francesa/Riviera Suíça

em Suíça

Última mensagem Sáb Jan 09, 2021 11:51 am Adriana Ver última mensagem

 

2

Qual moeda levar para a Suíça?

em Suíça

Última mensagem Sáb Jun 13, 2020 7:39 am Adriana Ver última mensagem

 

3

Roteiro de 1 dia em Zurique, na Suíça | O que fazer durante uma longa conexão

em Suíça

Última mensagem Seg Mai 18, 2020 9:08 am Ajudante Ver última mensagem

 

4

Lavaux: um passeio pelas incríveis paisagens vinícolas da Riviera Suíça

em Suíça

Última mensagem Sex Jan 08, 2021 11:10 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

3

Roteiro de carro pela Suíça Francesa durante o verão: 5 dias entre Genebra, Lausanne e Montreux

em Suíça

Última mensagem Seg Jan 18, 2021 5:41 am Adriana Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com
Destinos - Europa
Suíça

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes