Lavaux: um passeio pelas incríveis paisagens vinícolas da Riviera Suíça

Troca de informações sobre destinos na Suíça.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Jan 06, 2021 4:45 pm
Imagem

Quando pensamos nos produtos alimentícios produzidos pela Suíça, os derivados do leite, principalmente queijos e chocolates, são os primeiros itens que vêm em nossa mente. E com razão, já que eles dominam o imaginário sobre o país. Mas podemos adicionar um outro produto à lista: os vinhos. Sim, não é só em nações como França, Portugal, Espanha e Itália que encontramos exemplares da famosa bebida na Europa. A Suíça tem uma modesta produção vinícola, que atende principalmente ao mercado nacional e que vale a pena provar em uma viagem para lá. Podem não ser vinhos tão conhecidos e premiados como os dos seus vizinhos europeus, mas não deixam de ter seu encanto.

Entre as principais regiões vitivinicultoras da Suíça, destaca-se o distrito de Lavaux, localizado bem no meio da região popularmente conhecida como Riviera Suíça, que compreende o trecho que vai de Lausanne a Montreux, margeando o Lago Léman, no coração da Suíça Francesa. A especialidade aqui são os vinhos brancos da uva Chasselas, com aroma frutado e bastante sutil, ideal para tomar num dia ensolarado de verão.

Imagem

Mas não são só os vinhos que fazem a fama de Lavaux. O que mais atrai mesmo são as paisagens espetaculares, com os vinhedos debruçados sobre as encostas, em terraços de cultivo, com vista para o Lago Léman. A posição geográfica desta área possibilita uma maravilhosa junção entre o lago e a montanha, o que por si só já tornaria o cenário especial. Mas a tradição de cultivar os vinhedos, herdada dos monges que ali habitavam por volta do Século XI, torna tudo ainda mais bonito e romântico.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lavaux fica bem no meio do caminho entre Lausanne e Montreux (são apenas 20 minutos de carro para as duas cidades), e pode funcionar perfeitamente como um bate-volta no meio de um roteiro pela Suíça Francesa. Quem quiser se debruçar ainda mais sobre esta região, pode até se hospedar por aqui, em um de seus charmosos hotéis e pousadas.

Como conhecer Lavaux?

O distrito de Lavaux, patrimônio histórico da UNESCO, é composto por diversos vilarejos: Cully, Lutry, Rivaz, St. Saphorin, Epesses, Chexbres, entre outros.

Há diversas formas de percorrer a região. Tudo vai depender do tempo que você pretende gastar aqui, de quanto vinho pensa em tomar, se vai querer visitar as vinícolas ou somente observar as lindas paisagens... qualquer que seja o perfil do passeio, recomendamos bastante o Lavaux Express, charmoso trenzinho aberto que funciona de abril a outubro, e que oferece tours de 1 hora, com belas vistas panorâmicas e parada para degustação dos vinhos típicos. Às terças, quintas e sábados, o passeio vai e volta de Cully, passando por Riex, Epesses e Dézaley - foi esta rota que nós fizemos; e às quartas, sextas e domingos, o tour vai e volta de Lutry, passando por Aran e Grandvaux. É uma ótima maneira de ter uma introdução completa de Lavaux, com direito a cenários maravilhosos ao longo do caminho.

Imagem

Imagem

A maioria dos tours do Lavaux Express sai no período da tarde. Preços, informações e horários atualizados aqui. Recomendamos reservar os tickets com antecedência pelo site. A retirada é no dia do passeio, na bilheteria do ponto de saída do tour.

Também é possível parar ao longo do caminho pela Route du Lac, estrada costeira que leva de Lausanne para Lavaux, em lojas e adegas de vinícolas locais, nas quais você pode ainda agendar previamente uma visita, com direito a degustação. Entre elas, estão a Vinorama (a mais famosa e com a maior infraestrutura), e a Domaine Louis Bovard.

Os mais aventureiros podem ainda percorrer a região de bicicleta, ou até mesmo em um longo trajeto a pé. Durante nosso passeio, vimos vários ciclistas e andarilhos. Há inclusive rotas de caminhada entre as vilas.

Também é possível fazer pinga-pinga de trem entre os principais vilarejos.

Como chegar a Lavaux

Você pode chegar aos principais vilarejos (como Cully e Lutry, de onde parte o Lavaux Express) de trem, vindo de cidades como Lausanne e Montreux. Clique aqui para pesquisar as melhores rotas e horários das viagens de trem.

A região também é facilmente acessada com o carro. A vantagem é que você pode estacionar em uma das cidades de onde parte o Lavaux Express, e depois pode ir dirigindo por conta própria, parando sem compromisso em vilarejos ao longo da caminho, bem como nas lojas das vinícolas ao longo da Route du Lac. Se não quiser dirigir por causa do consumo do vinho, uma opção é agendar um tour privativo, com um guia/motorista que possa levá-los aos locais de maior interesse.

Lavaux: quando visitar?

A melhor época é entre os meses de primavera e verão, quando os vinhedos estão cheios e os longos dias ensolarados permitem observar as paisagens mais bonitas de todo o ano, com o Lago Léman ao fundo.

Imagem

O outono, com a folhagem dourada típica da estação, também tem seu charme.

Conclusão

Um passeio imperdível em qualquer roteiro pela Suíça Francesa. Assim é Lavaux. É um programa indicado até para famílias com crianças, por causa do Lavaux Express. Mesmo que você não seja fanático por vinhos, vale a pena conhecer a região, nem que seja só pelas lindas paisagens, principalmente em um dia ensolarado de verão, cenário perfeito para degustar os suaves e frutados vinhos brancos típicos de lá.

Grupo de WhatsApp sobre a Suíça

Além do FDV, também trocamos informações, dicas e macetes em nosso grupo do WhatsApp. Como o assunto é muito dinâmico, muitas informações e dicas não são publicadas aqui, mas apenas nos grupos. Você pode participar, seguindo as regras, que estão disponíveis aqui.

Temos um grupo até o momento, com capacidade para até 257 pessoas: https://fdv.im/Swiss

Também temos dois grupos sobre a Europa, para falar de qualquer destino:
- Europa G1: https://chat.whatsapp.com/88TTLOiqArq5KPfaKmwm5A
- Europa G2: https://chat.whatsapp.com/872a1eyXuOSJ5PDaL1mzKv

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Calderon.

E você, conhece a Suíça Francesa? Esteve em Lavaux? Degustou os vinhos de lá? Gostou? Curtiu as paisagens? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jan 07, 2021 3:25 am
Vinho e Suica. Duas coisas que amo.

Adriana Mensagens: 2231
Qui Jan 07, 2021 10:04 am
Passear por estes vinhedos é uma delicia.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jan 08, 2021 11:10 am
conheço poucos dos vinhos suíços. Mas amo o país e amo vinho... ou seja... parece uma boa combinação heheh





Booking.com

Voltar para “Suíça”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio