
Visão geral
O Hotel Walther é um hotel de luxo, 4 estrelas, localizado na cidade de Pontresina, na sofisticada região de St Moritz, na Suíça. O hotel tem a chancela Relais & Châteaux, que atesta o padrão de conforto das instalações, o quilate gastronômico e a excelência nos serviços e governança. O Hotel Walther apresenta uma proposta de hospedagem acolhedora e com características locais, utilizando uma cuidadosa seleção de materiais e de artesanato local em suas luxuosas instalações, proporcionando um ambiente cosmopolita em meio aos Alpes Suíços.

Sofisticação e aconchego. Esta é a primeira sensação que temos ao entrar no hotel. Localizado em meio ao pequenino e charmoso vilarejo de Pontresina (uma ótima alternativa ao agito da vizinha St Moritz), entre as montanhas alpinas, o Hotel Walther brinda os hóspedes logo na chegada, com um amplo lobby que mais parece uma grande sala de estar impecavelmente arrumada, com confortáveis sofás, móveis de madeira, e paredes em tom de verde musgo, combinando com a vegetação ao redor. Aqui é onde mais sentimos a alma deste centenário hotel, já que neste local é servido diariamente o chá da tarde com acompanhamento ao vivo de um pianista. Um convite ao relaxamento. Além do chá, também é possível pedir bebidas e pratos do bar, como sanduíches e snacks, a qualquer hora do dia.





E além de toda a qualidade e conforto, você ainda terá a chance de se hospedar em um hotel histórico, cuja construção original data de mais de 100 anos atrás. Passando por vários processos de ampliação e reformas ao longo do tempo, o hotel mantém até hoje sua elegância e seu porte. A fachada lembra um castelo, sendo um verdadeiro cartão-postal de Pontresina.

A localização é boa?
Excelente! O hotel fica na principal rua de Pontresina. Na verdade, é praticamente a única via deste pequeno vilarejo. A localização peculiar garante bastante tranquilidade, além de vistas lindas para as montanhas alpinas. Fica a apenas 10 minutos de carro, e 20 de transporte público, do centrinho de St Moritz. Ou seja: dá para curtir o clima mais sossegado do hotel, e quando bater a vontade de curtir um agito mais urbano, St Moritz é logo ali. O melhor de dois mundos!
Quanto custa?
O Walther é um hotel de temporada, ou seja, fecha durante os meses de meia estação, reabrindo durante o verão (geralmente de meados de junho a meados de outubro) e o inverno (geralmente de meados de dezembro a meados de abril). Espere encontrar preços similares nos períodos em que o hotel estiver em funcionamento, com diárias que começam a partir de 300 francos suíços, em média.
Vale a pena ficar atento às promoções e aos pacotes oferecidos pelo hotel. Nos meses de verão, por exemplo, para estadias a partir de 02 noites, eles oferecem um passe gratuito que dá direito a utilizar todos os teleféricos e funiculares de acesso às montanhas da região. E em todas as épocas do ano, é oferecido aos hóspedes um cartão para uso gratuito dos ônibus e trens da região.
Como são os quartos?
Os quartos e suítes (57 acomodações no total) são aconchegantes e elegantes, com ampla utilização de madeira local, cores quentes, e bastante iluminação natural, com grandes janelas e/ou terraços valorizando a vista para os Alpes. A decoração agrada principalmente casais em busca de romantismo, já que o clima frio do local, em conjunto com o o ambiente aconchegante das acomodações, propicia uma experiência boa para ser vivida a dois. Também vimos bastante idosos e algumas famílias (embora não tenhamos visto quase nenhuma criança, elas são bem-vindas no hotel).
Nós ficamos hospedados na Standard Double Room, com cerca de 30 metros, e vista para o vale. Há quartos maiores, com terraço, e suítes que chegam a medir até 60 metros, e também acomodações familiares e singles, para aqueles que viajam sozinhos e não necessitam de tanto espaço.
Os itens do minibar são de consumação gratuita. Dentro do quarto, há roupões e pantufas, além de guarda-chuva e de uma mochila de uso gratuito durante a estadia, para utilização nos passeios de montanha. Mediante solicitação, você também pode pegar emprestado, gratuitamente, um par de walking sticks.
Veja algumas fotos do quarto:



Veja algumas fotos do banheiro:


A belíssima vista:


Uma gentil mensagem de boas-vindas:

A internet Wi-Fi funciona bem e é gratuita.
Quais são as opções de lazer no hotel?
Eis um dos pontos fortes do Hotel Walther. Com uma boa área de spa e fazendo uso das cristalinas águas alpinas, o hotel oferece o Aqua Viva, que compreende spa com sauna seca e a vapor, duas piscinas internas aquecidas (sendo uma delas em formato de banho de vapor, com piso de pedras e fonte termal), solário, salas de massagem, jacuzzi, e uma pequena academia.




É um hábito comum entre muitos europeus frequentar este espaço de spa sem roupa. Homens e mulheres de todas as idades se misturam, sem qualquer tipo de malícia ou preconceito. O que para nós pode soar estranho, para eles é parte da cultura local. Não se assuste, portanto.
Além da ótima área de spa, o hotel conta com jardins de inverno, jardim de esculturas, quadras de tênis, além da ampla área de convivência que o lobby proporciona, com piano ao vivo todas as tardes. Já para as crianças, há um playground externo e uma sala de brinquedos.




E por último mas não menos importante, a exuberante natureza ao redor é um convite para trilhas e passeios de bicicleta no verão, e atividades de ski no inverno.
Quais são as opções de alimentação no hotel?
A gastronomia é uma das melhores partes da experiência de hospedagem no Hotel Walther. O Grand Restaurant é o salão principal, onde é servido o café da manhã em esquema buffet, e o almoço e o jantar à la carte, com pratos sofisticados, variados e muito saborosos, além do serviço de primeira, extremamente atencioso.



Além dele, também há um restaurante italiano (La Trattoria); o Steinbock-Guest Rooms, bem exclusivo, com apenas três mesas e culinária local; e o fondue servido na Gondolezza, uma gôndola desativada, que antigamente levava os esquiadores para o topo da montanha, e hoje abriga este exclusivo restaurante.

O hotel conta com um bonito e moderno bar e lounge, perfeito para curtir a noite:



E não podemos deixar de mencionar o bar localizado em seu amplo e aconchegante lobby, onde é servido diariamente o delicioso chá da tarde, e onde também é possível saborear drinks e snacks durante o dia todo. Nos meses de calor, dá para se sentar em uma das mesas do lado de fora, admirando a paisagem e respirando o ar puro dos Alpes.
Como a gastronomia é parte essencial da experiência de hospedagem no Hotel Walther, consideramos que vale muito a pena reservar a opção de meia pensão. Além do delicioso café da manhã, você poderá jantar no Grand Restaurant, que a cada noite oferece um menu diferenciado, em 5 etapas, com pratos saborosíssimos. E de quebra, ainda terá incluído na diária o chá da tarde servido no lobby, com direito a uma fatia de um dos deliciosos bolos caseiros preparados ali mesmo.

Tem estacionamento?
Sim. O hotel oferece estacionamento aos hóspedes, ao custo de 18,00 francos suíços a diária.
Para quem chega de trem, o hotel oferece transfer até a estação de Pontresina.
Quais são as redes sociais?
O Hotel Walther tem perfil no Instagram, e Facebook. Você também pode seguir o Relais & Châteaux no Instagram.
Sugerimos que você siga os perfis para ficar por dentro das novidades.
Vale a pena se hospedar no Hotel Walther?
Vale muito a pena! Adoramos o hotel, que tem uma proposta maravilhosa de integração à paisagem por meio de sua arquitetura, oferecendo conforto e bem-estar através de seus ambientes públicos, como o lobby e o spa, além de incríveis experiências gastronômicas e acomodações confortáveis. Uma excelente opção de hospedagem, seja no inverno ou no verão. Foi nosso hotel preferido durante nossa viagem de mais de 20 dias pela Suíça.
Recomendamos muito!
Texto e fotos: Fabio Calderon.
E você, já se hospedou no Hotel Walther? Gostou da área de lazer? E do quarto? E dos restaurantes? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!