Qual moeda levar para a África do Sul?

Troca de informações sobre destinos na África do Sul.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jul 18, 2015 8:48 am
Imagem

Uma das maiores dúvidas de quem está com uma viagem programada à África do Sul é saber qual moeda levar. A moeda oficial do país é o rand (ZAR), mas no Brasil você não conseguirá comprá-lo. E, caso consiga, a cotação não será nada interessante.

Qual moeda levar para a África do Sul?

Os meios de pagamento aceitos na África do Sul são os seguintes:
- Randes;
- Dólares americanos (fácil de fazer câmbio, mas muitos locais não aceitam);
- Euros (fácil de fazer câmbio, mas muitos locais não aceitam);
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
- Cartão pré-pago.

Os reais não têm boa aceitação no mercado sul-africano, então não vale a pena levá-los. Você pode viajar com dólares ou euros e trocá-los ainda no aeroporto ou viajar sem dinheiro nenhum e realizar um saque ao chegar. Desde 28 de dezembro de 2013 os saques no exterior pagam IOF de 6,38%.

Chegando à África do Sul: como conseguir randes?

Com os dólares ou euros nas mãos, você pode realizar o câmbio em qualquer casa de câmbio ou até mesmo na recepção do seu hotel. Caso precise, você também pode realizar um saque em qualquer caixa eletrônico. Você pagará IOF de 6,38%, além de taxa de saque do seu banco e do caixa eletrônico, por isso essa opção deve ser usada apenas em casos realmente necessários. Ao escolher o cartão de crédito você só pagará o saque quando receber sua fatura. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38%. A cotação será do dia de fechamento da fatura. Ao escolher o cartão de débito você pagará na hora, pois o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você paga a taxa de saque e IOF de 6,38%.

No Aeroporto de Joanesburgo, após passar pela imigração, você terá à disposição uma casa de câmbio para realizar a troca. Na área externa também há opções.

Ao escolher os dólares americanos ou euros: como trocá-los?

Você pode realizar o câmbio ainda no aeroporto ou em uma das dezenas de casas de câmbio espalhadas pelas principais cidades, principalmente nos shoppings ou locais mais turísticos. Os dólares não são facilmente aceitos no mercado, então é preciso ter a moeda local.

Vale a pena usar cartão de crédito?

Sim, vale a pena. Os cartões, entretanto, não são aceitos em todos os lugares. Apesar do IOF de 6,38%, consideramos ainda válida a utilização, principalmente por quatro motivos:
- Segurança: andar com muito dinheiro é sempre arriscado;
- Praticidade: processo rápido e sem preocupações;
- Cotação: a cotação do cartão de crédito pode ser melhor do que as das casas de câmbio;
- Milhas: não há maneira mais rápida de ganhar milhas do que usando seu cartão de crédito.

E os cartões pré-pago: ainda vale a pena usar?

Com o IOF de 6,38%, deixaram de valer a pena. Vale mais a pena comprar papel moeda, pagando 1,1% de IOF. Entretanto, em alguns casos, como o de crianças viajando em excursões, pode ser válido para maior controle. Para adultos, não vale a pena. A aceitação desses cartões pré-pagos é boa, com exceção do emitido pela bandeira American Express.

Leia também:
- American Express GlobalTravel Card
- Mastercard Cash Passport
- Visa TravelMoney

FDV Câmbio: compra de moeda estrangeira

Através da plataforma FDV Câmbio, o Falando de Viagem vende com total segurança e rapidez na entrega dólares americanos, euros, libras esterlinas, pesos argentinos, pesos chilenos, dirham, franco suíço, coroa dinamarquesa, rand, rublo, shekel, iene e várias outras moedas. E o melhor: você não precisa sair de casa, pois todo o processo é realizado on-line e você receberá no seu endereço comercial ou residencial. Outro serviço disponível na plataforma é a remessa internacional de valores.

Trabalhamos com as melhores cotações do mercado, confira: https://cambio.falandodeviagem.com.br

Qual é a melhor fórmula?

Nós aconselhamos que você se programe para levar a quantidade exata ou próxima de dólares ou euros do que irá precisar gastar durante os seus dias na África do Sul. Para economizar, o ideal é ir comprando um pouco de mês em mês, para garantir uma boa cotação na média. Se você sabe que vai viajar, faça um planejamento para comprar a moeda aos poucos, ao invés de comprar tudo na véspera da viagem, quando não poderá esperar e terá que comprar a qualquer preço.

O cartão de crédito continua válido, principalmente se o seu banco não cobra spread ou cobra um valor baixo. Clique aqui para ver quais são os melhores cartões de crédito para usar no exterior, com ágio zero.

Faça câmbio aos poucos e evite sempre trocar moeda no aeroporto. Como você não sabe quanto vai gastar, não troque tudo de uma vez, pois se você precisar vender dólares ou euros vai perder dinheiro. É muito fácil encontrar casas de câmbio nas cidades e o seu hotel provavelmente também poderá realizar o câmbio (cuidado apenas com a cotação).

Qualquer que seja sua escolha, tenha sempre um cartão de crédito, que será exigido como garantia no hotel e no aluguel do carro. Antes de viajar, lembre-se de avisar ao seu banco sobre a viagem, para que não haja um bloqueio indevido por suspeita de fraude. Também vale checar se há possibilidade de aumentar o seu limite de crédito.

Boa viagem!

Texto: Gabriel Dias.

E você, que moeda usou na África do Sul? Teve algum problema? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jul 18, 2015 2:22 pm
Só em ter boa aceitação o cartão de crédito já se torna uma excelente opção. Recomendo levar dólares e trocar um pouco (mas não tudo) ao chegar. Se estiver acabando, troque mais.

Não acho válido trocar tudo, pois se você quiser vender no aeroporto tem um valor mínimo e ainda cobram uma taxa alta, não compensando. Acabei gastando o que sobrou no Duty Free.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Jul 26, 2015 11:40 am
Essa é uma das primeiras coisas que pesquiso ao decidir ir para um destino!

O fato do cartão de crédito ser bem aceito gera uma tranquilidade e segurança mas sempre levo uma boa quantia em espécie.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Sáb Set 26, 2015 6:03 pm
Levei dólares e troquei no aeroporto. Bem simples.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Out 05, 2018 9:52 am
Levei dólares e troquei na cidade. Usei cartão de crédito algumas vezes. Para mim, é a melhor fórmula.





Booking.com

Voltar para “África do Sul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio