Protea: A beleza e exuberância da flor nativa da África do Sul

Troca de informações sobre destinos na África do Sul.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Set 17, 2015 1:20 pm
Protea: A beleza e exuberância da flor nativa da África do Sul

Imagem

Em viagens é inevitável tirarmos muitas fotos de flores, arranjos e paisagismo. Além da beleza de toda flor, há também o encanto que belos jardins e arranjos cuidadosamente feitos causam aos viajantes. É muito comum nos pegarmos observando e admirando essa natureza. Na África do Sul uma certa flor nos chamou muito a atenção, pois além de figurar em lindos arranjos, também era retratada em muitos quadros, tapeçarias, taças, copos e muito mais. Seu nome é Protea.

Para conhecer um pouco sobre essa beleza, vamos a um pouquinho de história e curiosidades. As Proteas atraíram a atenção dos botânicos em 1600 no Cabo da Boa Esperança (ou Cabo das Tormentas). No século seguinte foram introduzidas na Europa algumas espécies que fascinaram a corte, devido à sua resistência. No século XVII, os colonos europeus coletavam o néctar da Protea e ferviam, gerando um xarope vermelho que era usado como açúcar, ao mesmo tempo em que nos arredores da Cidade do Cabo muitas eram coletadas para virarem lenha.

Suas folhas são largas, longas e bastante resistentes (para assim sobreviverem a longas temporadas de seca, armazenando água) e seus botões lembram muito os das alcachofras. A Protea é uma flor exótica e originária da África do Sul, porém também podem ser vistas na Austrália e Nova Zelândia. A mais famosa delas, a King Protea, pode chegar a medir 30 centímetros de largura e essa sim é a flor nacional da África do Sul. Só na África existem mais de 114 tipos diferentes de Proteas, sendo que 82 tipos delas crescem na África do Sul e entre estas, 69 pertencem à região costeira da Província do Cabo.

Conheça a Protea através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Viajar é realmente a melhor maneira de se adquirir cultura, seja por conhecer uma nova sociedade, por observar novos povos e aprender novas línguas, mas também por conhecer novas coisas que talvez você nem daria muita atenção. Ao percebermos a quantidade de Proteas em repetidos lugares na África do Sul, passamos a notar que ela não era apenas uma "flor exótica". Havia alguma importância para aquela flor diferente estar em tantos locais em que íamos. Foi assim que fomos atrás e descobrimos uma novidade. Nunca havíamos ouvido falar nela, mas agora já aprendemos a admirá-las! Assim, quando formos à Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, e nos depararmos com aquela flor "esquisita", já saberemos: Proteas!

Texto e fotos: Fernanda Chaves.

E você, conhece a África do Sul? Viu muitas Proteas? Achou elas bonitas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Patricia Mensagens: 2384
Qui Set 17, 2015 5:10 pm
Legal saber da história dessa flor.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Sex Set 18, 2015 8:54 pm
Depois de ter aprendido sobre essa flor, que eu também não sabia nada sobre, passei a reconhecê-la em outros lugares que possuiam arranjos com elas. São tão imponenentes! E lindas né?!





Booking.com

Voltar para “África do Sul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio