Ciência sem Fronteiras: Você já ouviu falar nesse programa de intercâmbio?

Troca de informações sobre intercâmbio no exterior.
joaomello Mensagens: 3029
Sex Nov 08, 2013 10:41 pm
"Complicado", pra dizer o mínimo...

Antigo "vesuvio0559"
odl1899 Mensagens: 2619
Sáb Nov 09, 2013 4:03 pm
Quer dizer então que médico pode estudar no exterior com dinheiro público para depois trabalhar na rede privada, agora o profissional do Direito ou físico pode fazer o mesmo?

Isso não concordo. Um jovem estudante ou um professor de Direito pode trazer para o meio acadêmico a discussão sobre iniciativas no campo legislativo adotadas em diversos países que deram certo para atender demandas importantes e contribuir o aprimoramento da justiça brasileira, já que muitos poderão se tornar promotores, defensores públicos, juízes ou desembargadores. Da mesma forma que um brasileiro na Nasa pode trazer muita tecnologia para o programa espacial daqui. Não são só médicos que podem desempenhar um papel estratégico para o Brasil.

Até porque na maioria dos casos, a medicina não atende a causas humanitárias ou de interesse do país, mas apenas ao desejo pessoal de aprimoramento profissional, através de especializações, para a conquista de melhores salários. E é legítimo isso. Não há nada de errado nisso. O problema é colocar a medicina em um patamar muito superior às demais áreas da ciência e academia, em um patamar de semideuses, como vimos na discussão sobre o "Mais Médicos". Só acho que a tecnologia e o intercâmbio de conhecimento econômico e social também devem constituir um projeto para uma grande nação, desenvolvida e soberana.

Acho a iniciava do Ciência Sem Fronteiras louvável. Enquanto que essa possibilidade de estudo subsidiada no exterior já é muito comum há décadas entre países desenvolvidos e emergentes, aqui sempre fomos muito fechados o mundo. Mas também lamento pelo fato de não haver oportunidades para quem é da área de humanas ou ciências sociais.





Booking.com

Voltar para “Intercâmbio”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio