Segurança no Egito: a minha opinião pessoal

Troca de informações sobre destinos no Egito.
SaraMeirinho Mensagens: 11
Qua Fev 21, 2018 3:47 pm
Imagem

É seguro viajar para o Egito? Essa pergunta, foi disparado, a que mais ouvi quando contava às pessoas que ia visitar o país. Ela é até assunto de uma matéria aqui no Falando de Viagem desde 2015, bastante comentado e com opiniões bem diversas. Confesso, que diante do que eu achava que sabia sobre o Egito até começar as pesquisas pré viagem, fiquei um pouco insegura diante da insistência em torno dessa questão, mas nada abalou a grande curiosidade e o sonho antigo de conhecer o país.

Leia também: 25 coisas que você precisa saber antes de planejar sua viagem para o Egito

Passada a viagem, estou aqui para contar a minha opinião. Opinião sim, pois volto com a certeza que a situação da segurança no Egito e como o visitante vai lidar com ela depende muito da experiência de cada viagem e do quanto cada um é flexível e aberto.

Antes de expressar a minha impressão, preciso pontuar alguns pontos: minha realidade atualmente é de moradora do Rio de Janeiro e a cidade já exige muitos cuidados com relação a segurança. Outro ponto é que essa foi a minha primeira viagem para um país árabe. E por último, viajei com uma estrutura previamente planejada de traslados, bons hotéis e guias.

Dito isso, posso afirmar que desde o minuto que pisei em solo egípcio até o momento que deixei, saudosa, o país, não me senti em nenhum momento ameaçada ou em situação de risco. O que vemos bastante é um policiamento bem intenso, principalmente nos aeroportos, hotéis e pontos turísticos. Há detectores de metal por todo lado. Para entrar no aeroporto, por exemplo, logo na entrada principal, todas as pessoas que vão circular por ali precisam passar por detector de metal. Depois de feito check-in, passamos por um outro detector para entrar na área de embarque. E por fim, antes de entrar no avião há ainda outro detector, e revista que antecede a conferência das passagens.

Na chegada aos hotéis, cachorros cheiram suas malas grandes ainda no porta-malas do carro e bolsas menores são revistadas antes de entrar no lobby – pelo menos nos hotéis 4 e 5 estrelas que estive hospedada, esse foi o procedimento de praxe.

Todo esse aparato de segurança nos causa estranheza, mas acabamos nos acostumando com o passar dos dias. Entendemos que precisamos de um pouco mais de tempo para embarcar em voos domésticos, que para as visitas sempre teremos que dispor de 5 ou 10 minutos a mais para a fila do detector de metal ou da revista e até que precisamos levar bolsas somente com o necessário para os passeios. Com as instruções dos guias que me acompanharam, estava sempre preparada para o que viria a ser feito e incorporei os procedimentos bem rápido a minha rotina durante a viagem.

Vale salientar que todo esse cuidado que existe hoje no Egito é voltado para prevenir ataques terroristas, pois é esse tipo de violência, que de fato, afeta o país. Devido à grande parte da população ser muçulmana é muito raro casos de roubos, pois há graves punições para esses delitos. E um estudo prévio sobre a religião aliado a tudo que conheci e aprendi sobre os muçulmanos durante a viagem me ajudaram a desmistificar essa religião e suas tradições. A informação foi o fator determinante para a minha sensação de segurança ser maior durante a minha passagem por um país árabe.

É uma viagem para todos?

Não! Se a sua intenção é relaxar e viajar para fugir da sensação de insegurança que temos vivido no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro é melhor procurar um país sem grandes controvérsias políticas e religiosas, com atrações mais bem cuidadas e maior infraestrutura para os visitantes. Talvez um resort numa ilha mais afastada também seja uma opção.

O Egito definitivamente não é o lugar para quem procura esse tipo de turismo. A discrepância social está em toda esquina e o nosso preconceito muitas vezes não vai encarar bem ver um muçulmano portando um fuzil (e você, com certeza, verá essa cena em algum momento).

Leia também: 5 experiências imperdíveis no Egito além das Pirâmides de Gizé

Mulheres viajando sozinhas

Como mulher, viajando desacompanhada (sem cônjuge, mas acompanhada de outras pessoas no grupo) e tendo andado sozinha em poucos momentos, não tenho nenhum tipo de assédio ou situação constrangedora a relatar. Diante das poucas oportunidades que tive de andar sozinha, não tenho uma definição mais concreta sobre se é seguro uma mulher viajar sozinha pelo Egito.

Então, passada a viagem, posso dizer que voltaria outras vezes para o Egito, que não me senti amedrontada e que a segurança não foi um fator que marcou negativamente na minha impressão sobre o país. Com certeza a segurança influenciou na experiência geral da viagem, mas foi um fator que ficou totalmente ofuscado diante do encantamento que o destino me causou.

Reitero que o acompanhamento de guias e o planejamento prévio dos passeios foi essencial para a sensação de segurança que tive. Nossos acompanhantes sempre sugeriram o que devíamos fazer, por onde deveríamos andar e quando deveríamos ficar mais atentos. Ainda que uma apaixonada por explorar cantinhos não tão conhecidos nos lugares que visito, me ative aos principais monumentos e a programação previamente definida para a viagem. Ainda assim conheci um Egito autêntico, cheio de mistérios e muita história.

Voltei encantada com o acolhimento que tive por parte dos egípcios e acreditando que se os grandes aeroportos e monumentos turísticos adotassem algumas das medidas de segurança que o Egito tem, provavelmente teríamos uma taxa menor de tráfico de armas e atentados em locais de grande circulação.

Tenho a convicção que nós, estamos sim sujeitos a violência brutal do terrorismo, mas também acredito que as chances de um atentado acontecer durante uma visita as Pirâmides de Gizé ou a uma mesquita no Cairo são as mesmas dele acontecer enquanto passeio pela Quinta Avenida ou admiro os Jardins de Versalhes.

Leia também: Egito | Conhecendo as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge

Grupo de WhatsApp sobre o Egito

O Egito é um destino que permeia o imaginário de muita gente. Seja devido as aulas de história na infância, pelo fato de ser o único lugar do mundo onde ainda se pode ver uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, ou até mesmo pela grande influência que a cultura egípcia teve e ainda tem para a humanidade. Ao viajar pelo Egito você pode dizer que "tocou" na história de verdade!

Ao entrar no grupo você vai receber:
- PDF com dicas do Falando de Viagem;
- Informações sobre as exigências para viajar para o Egito;
- Informações sobre as melhores rotas para chegar ao Egito;

Você terá acesso direto ao time do Falando de Viagem e da Revista Viajar pelo Mundo para tirar todas suas dúvidas e organizar a sua viagem.

Preço: R$ 10,00 por mês. O pagamento é mensal e não há carência. Você pode pagar via cartão de crédito ou Pix.

Faça a sua inscrição aqui: https://fdv.im/Egito

Boa viagem!

E você, conhece o Egito? Viajou sozinha ou em grupo? Qual foi sua sensação? Teve algum problema? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Qua Fev 21, 2018 4:04 pm
Ótimo relato! Egito está nos meus planos futuros.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Fev 21, 2018 4:24 pm
Excelente relato! Tirou todas as minhas dúvidas e curiosidades!
Acho que uma viagem para um país como Egito não é realmente para qualquer um (assim como Índia, que estive ano passado e amei). Essa diferença e riqueza cultural me fascina!
Mas acho que é o tipo de viagem que não aconselho ir sozinho. Fechar por uma agência e ter guias faz toda a diferença!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Fev 21, 2018 4:53 pm
Parabéns...relato colocado com muita tranquilidade, equilíbrio e seriedade..
Realmente dá para perceber que o segredo de uma viagem ao Egito, é começar fazendo a coisa certa: contratar ajuda de um bom receptivo... ;)

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Fev 22, 2018 2:44 pm
Excelentes informações. Como sempre, quem se planeja e viaja preparado, tem muito menos chances de ter problemas. É preciso lembrar que Egito não é EUA ou Europa.





Booking.com

Voltar para “Egito”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio