Egito: sugestões de roteiros de 5 a 12 noites para explorar o país

Troca de informações sobre destinos no Egito.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Dom Mai 20, 2018 1:02 pm
Imagem

Uma viagem para o Egito exige programação e muita pesquisa, principalmente para conseguir visitar as regiões que mais combinam com o estilo de viagem de cada um, já que o país oferece diversas possibilidades a explorar.

Traçamos algumas alternativas de roteiros de acordo com o número de dias que cada um dispõe para explorar o Egito e o que cada uma das cidades tem de mais imperdível a ser visitado. Os aeroportos do Egito são bem estruturados e o avião é o meio de transporte que sugerimos para a maioria dos deslocamentos. É possível viajar de trem e ônibus, mas a os veículos são velhos e há restrição de horários para os turistas devido a segurança.

Para as visitas sugerimos a assessoria de uma agência de passeios que organize os traslados terrestres que se façam necessários e a contratação de guias para tornar a visita muito mais rica culturalmente e ajudá-lo a entender a riqueza histórica de cada atração.

Leia também: 25 coisas que você precisa saber antes de planejar sua viagem para o Egito

PARA QUEM TEM 5 NOITES/6 DIAS:

Quem quer combinar Egito com outros países da região ou como uma extensão de viagem pela Europa e tem até 5 noites para explorar o país pode combinar o Cairo com Aswan ou Luxor.

CAIRO + LUXOR:

DIA 1: Chegada ao Cairo, acomodação no hotel e passeio pelo Old Town Cairo com as luzes noturnas e o Mercado Khan al Khalili.

DIA 2: Visita as Pirâmides de Saqqara, a Grande Esfinge e as Pirâmides de Gizé, finalizando o dia com uma refeição no restaurante do Hotel Mena House, que tem uma bela vista das pirâmides.

Leia também: Egito | Conhecendo as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge

DIA 3: Passeio pelo Cairo. Visita ao Museu Egípcio, a Mesquita Mohammed Ali e depois caminhada pela Cidadela conhecendo algumas outras mesquitas que estão instaladas nessa parte da cidade, como a Al Hakim Mosque, a El Moez, a Al Aqmar e a Hussein Mosque. No final da tarde, retorno para a região de Garden City e passeio de felucca pelo Rio Nilo para ver a cidade por uma outra perspectiva.

DIA 4: Voo direto para Luxor. Pegue um voo bem cedo para aproveitar o dia. Visita ao Templo de Karnak, ao Templo de Luxor, ao Museu de Mumificação e ao Museu de Luxor. Entre as visitas aos templos passe pela Avenida das Esfinges.

DIA 5: Nesse dia é possível fazer um passeio de balão sobrevoando o Vale dos Reis. Para isso é necessário contratar no dia anterior e combinar o horário de saída, que em geral é de madrugada. Os preços são bem convidativos.
Visita ao Vale dos Reis, onde foram enterrados os faraós do Império Novo. Foi ali que foi encontrada a máscara mortuária de Tutancâmon, que você terá visto no Museu Egípcio. Depois, conheça o Templo da Rainha Hatshepsut. Na região, visite ainda o Ramesseu e os Colossos de Memnon.

DIA 6: Voo de retorno para o Cairo e fim da viagem pelo país.

CAIRO + ASWAN:

DIA 1: Chegada ao Cairo, acomodação no hotel e passeio pelo Old Town Cairo com as luzes noturnas e o Mercado Khan al Khalili.

DIA 2: Visita as Pirâmides de Saqqara, a Grande Esfinge e as Pirâmides de Gizé, finalizando o dia com uma refeição no restaurante do Hotel Mena House, que tem uma bela vista das pirâmides.

DIA 3: Passeio pelo Cairo. Visita ao Museu Egípcio, a Mesquita Mohammed Ali e depois caminhada pela Cidadela conhecendo algumas outras mesquitas que estão instaladas nessa parte da cidade, como a Al Hakim Mosque, a El Moez, a Al Aqmar e a Hussein Mosque. No final da tarde, retorno para a região de Garden City e passeio de felucca pelo Rio Nilo para ver a cidade por uma outra perspectiva.

DIA 4: Voo direto do Cairo para Aswan. Chegada e acomodação no hotel. À tarde passeio para conhecer o Obelisco Inacabado em meio as pedreiras da cidade. Depois passeio de barco para conhecer uma comunidade Núbia. Caso haja tempo, parada no caminho para a comunidade para visita ao Jardim Botânico de Aswan, que fica no meio do rio.

DIA 5: Passeio de barco pelo Lago Nasser para conhecer o Templo de Philae. No passeio passarão pelo Hotel Sofitel Legend Old Cataract, onde Agatha Christie escreveu o livro Morte no Nilo. Ele fica em frente à Ilha Elefantina e é uma excelente alternativa de hospedagem na cidade para quem tem o orçamento mais folgado.

DIA 6: Voo de retorno para o Cairo e fim da viagem pelo país.

PARA QUEM TEM 6 NOITES/7 DIAS:

CAIRO + LUXOR OU ASWAN + ALEXANDRIA

Com 1 noite a mais de viagem, é possível desembarcar do voo Aswan/Cairo ou Luxor/Cairo e seguir viagem de carro (traslado contratado) para Alexandria.

DIA 6: Voo direto de Aswan ou Luxor para o Cairo. Chegada ao Cairo e traslado para Alexandria (cerca de 3 horas de carro). Pela tarde visita a Nova Biblioteca de Alexandria. Depois passeio pela Corniche de Alexandria, a sua orla a beira mar. Visita ao forte de Qaitbey e a mesquita de Abu al-Abbas Mursi.

DIA 7: Pela manhã visita ao Pilar de Pompéia. Depois visita ao Anfiteatro romano de Kom al-Dikka. Retorno para o Cairo e fim da viagem pelo país.

Caso não haja interesse no pernoite é possível manter a hospedagem no Cairo e contratar um passeio de dia inteiro (bate e volta) para Alexandria. Recomendamos que, nesse caso, seja um tour privativo para que você possa conhecer todas as principais atrações da cidade em um dia e não só fazer um tour panorâmico com poucas paradas ou que não dê tempo suficiente para explorar os museus que compõe a Biblioteca.

CAIRO + ASWAN + ABU SIMBEL

Com 1 noite a mais de viagem no roteiro Cairo + Aswan, é possível também fazer um passeio para Abu Simbel.

DIA 6: A partir de Aswan saem passeios terrestres para Abu Simbel, onde estão os templos de Ramsés II e Nefertari, alguns dos templos mais grandiosos do Egito. Eles foram construídos em outro local, mas foram transferidos para a atual localização para mantê-los em segurança devido a construção da barragem de Aswan. Como os templos de Abu Simbel ficam na fronteira com o Sudão só é possível ir para a região em comboios. Seja em ônibus de linha, seja em excursões ou seja em um passeio particular, todos saem no mesmo horário, em torno de 4:00 da manhã. São em média 3:30 de viagem até Abu Simbel. Depois do tempo determinado para a visita aos templos começa a viagem de volta a Aswan.

É possível ir de forma mais confortável comprando um voo Aswan/Abu Simbel/Aswan com a EgyptAir. O voo é comercial e é possível comprar a passagem aérea diretamente no site da empresa. Ele não é um voo diário, então consulte as datas antes de fazer sua programação. O voo entre Aswan e Abu Simbel leva 45 minutos.

DIA 7: Voo de retorno para o Cairo e fim da viagem pelo país.

PARA QUEM TEM 7 NOITES/8 DIAS:

CAIRO + ASWAN + LUXOR

Nesse roteiro os dias 1 a 5 permanecem como o Cairo + Aswan.

DIA 6: Aswan está a 280 quilômetros de Luxor. É possível ir de trem, mas como falamos anteriormente eles podem ser bem velhos e há restrições de horários para turistas devido a segurança. Não há voos diretos regulares, então para ir de avião somente fazendo conexão no Cairo. Outra alternativa que conecta as duas cidades é um cruzeiro pelo Rio Nilo (que pode levar 3 ou 4 noites) e falaremos mais adiante dessa possibilidade. Entretanto, a melhor forma de ir de uma cidade a outra no mesmo dia é contratando um traslado privativo. De carro são cerca de 3:30 de viagem.

Em Luxor, visita ao Templo de Karnak, ao Templo de Luxor, ao Museu de Mumificação e ao Museu de Luxor. Entre as visitas aos templos passe pela Avenida das Esfinges.

DIA 7: Nesse dia é possível fazer um passeio de balão sobrevoando o Vale dos Reis. Para isso é necessário contratar no dia anterior e combinar o horário de saída, que em geral é de madrugada. Os preços são bem convidativos.

Visita ao Vale dos Reis, onde foram enterrados os faraós do Império Novo. Foi ali que foi encontrada a máscara mortuária de Tutancâmon que você terá visto no Museu Egípcio. Depois, conheça o Templo da Rainha Hatshepsut. Na região, visite ainda o Ramesseu e os Colossos de Memnon.

DIA 8: Voo de retorno para o Cairo a partir de Luxor e fim da viagem pelo país.

PARA QUEM TEM 8 NOITES/9 DIAS:

CAIRO + LUXOR ou ASWAN + SHARM EL SHEIKH

Nesse roteiro os dias 1 a 5 permanecem como no roteiro Cairo + Luxor ou Cairo + Aswan.

Sharm el Sheikh é uma das regiões litorâneas mais famosas do Egito. Principalmente devido a rica fauna marinha do Mar Vermelho, que atrai muitos mergulhadores. A região é dominada por resorts a beira mar, inclusive com uma unidade da rede Four Seasons. A programação na região consiste em aproveitar a praia, mergulhar e fazer passeios de barco. Ideal para relaxar depois de uma viagem cheia de conhecimento pela parte histórica do Egito.

Sharm el Sheikh fica na Península de Sinai e perto do Monte Sinai então é importante sempre checar a situação da segurança antes da viagem. A partir da cidade é possível contratar passeios para a Jordânia.

DIA 6: De Luxor ou Aswan para Sharm el Sheikh a forma mais recomendada de ir é de avião com conexão no Cairo. Os voos são com a EgyptAir. Chegada no começo da tarde e acomodação no hotel.

DIA 7: Dia de curtir as praias da região e se interessar, mergulho com cilindro ou um passeio de barco.

Leia também: Mergulho em Sharm El Sheikh, no Egito

DIA 8: Dia para curtir as praias da região ou explorar o resort.

DIA 9: Voo de retorno para o Cairo a partir de Sharm el Sheikh e fim da viagem pelo país.

CAIRO + LUXOR + HURGHADA

Nesse roteiro os dias 1 a 5 permanecem como no roteiro Cairo + Luxor. Hurghada é outra região litorânea egípcia. Ela está a cerca de 3:30 de carro de Luxor. A cidade não é tão famosa como Sharm el Sheikh, mas também é reconhecida por ter praias muito bonitas. Hurghada também é banhada pelo Mar Vermelho, famoso pela vida marinha e, portanto, ideal para mergulhar.

DIA 6: De Luxor para Hurghada é possível ir de ônibus, mas voltamos a questão dos transportes defasados do Egito. Não há voo diretos regulares atualmente, então para ir de avião somente fazendo conexão no Cairo. Nesse caso também a melhor alternativa é contratar um traslado privativo. Chegada e acomodação no hotel. Tempo livre para aproveitar o resort que ficará instalado na região.

DIA 7: Dia de curtir as praias da região e se interessar, mergulho com cilindro ou um passeio de barco.

DIA 8: Dia para curtir as praias da região ou explorar o resort.

DIA 9: Voo de retorno para o Cairo a partir de Hurghada e fim da viagem pelo país.

PARA QUEM TEM 10 NOITES/11 DIAS:

CAIRO + ASWAN + LUXOR + HURGHADA

Nesse roteiro os dias 1 ao 7 permanecem como no roteiro Cairo + Aswan + Luxor.

DIA 8: Deslocamento de Luxor para Hurghada. Chegada e acomodação no hotel. Tempo livre para aproveitar o resort que ficará instalado na região.

DIA 9: Dia de curtir as praias da região e se interessar, mergulho com cilindro ou um passeio de barco.

DIA 10: Dia para curtir as praias da região ou explorar o resort.

DIA 11: Voo de retorno para o Cairo e fim da viagem pelo país.

Leia também: Segurança no Egito | A minha opinião pessoal

PARA QUEM TEM 12 NOITES/13 DIAS:

CAIRO + ALEXANDRIA + ASWAN + LUXOR + ABU SIMBEL + SHARM EL SHEIKH

DIA 1: Chegada no Cairo, acomodação no hotel e passeio pelo Old Town Cairo com as luzes noturnas e o Mercado Khan al Khalili.

DIA 2: Visita as Pirâmides de Saqqara, a Grande Esfinge e as Pirâmides de Gizé, finalizando o dia com uma refeição no restaurante do Hotel Mena House, que tem uma bela vista das pirâmides.

DIA 3: Passeio pelo Cairo. Visita ao Museu Egípcio, a Mesquita Mohammed Ali e depois caminhada pela Cidadela conhecendo algumas outras mesquitas que estão instaladas nessa parte da cidade, como a Al Hakim Mosque, a El Moez, a Al Aqmar e a Hussein Mosque. No final da tarde, retorno para a região de Garden City e passeio de felucca pelo Rio Nilo para ver a cidade por uma outra perspectiva.

DIA 4: Saída cedo para Alexandria (cerca de 3 horas de carro). Na chegada, visita ao Pilar de Pompéia e depois ao Anfiteatro romano de Kom al-Dikka. Parada para almoço. Pela tarde visita a Nova Biblioteca de Alexandria. Depois passeio pela Corniche de Alexandria, a sua orla a beira mar. Visita ao forte de Qaitbey e a mesquita de Abu al-Abbas Mursi. Volta para o Cairo no final do dia.

DIA 5: Voo direto do Cairo para Aswan. Chegada e acomodação no hotel. À tarde passeio para conhecer o Obelisco Inacabado em meio as pedreiras da cidade. Depois passeio de barco para conhecer uma comunidade Núbia. Caso haja tempo, parada no caminho para a comunidade para visita ao Jardim Botânico de Aswan, que fica no meio do rio.

DIA 6: Passeio de barco pelo Lago Nasser para conhecer o Templo de Philae. No passeio passarão pelo Hotel Sofitel Legend Old Cataract, onde Agatha Christie escreveu o livro Morte no Nilo. Ele fica em frente a Ilha Elefantina e é uma excelente alternativa de hospedagem na cidade para quem tem o orçamento mais folgado.

DIA 7: Passeio para Abu Simbel a partir de Aswan. Retorno no mesmo dia e pernoite em Aswan.

DIA 8: Deslocamento de Aswan para Luxor (sugerimos o traslado privativo). Visita ao Templo de Karnak, ao Templo de Luxor, ao Museu de Mumificação e ao Museu de Luxor. Entre as visitas aos templos passe pela Avenida das Esfinges.

DIA 9: Nesse dia é possível fazer um passeio de balão sobrevoando o Vale dos Reis. Para isso é necessário contratar no dia anterior e combinar o horário de saída, que em geral é de madrugada. Os preços são bem convidativos.

Visita ao Vale dos Reis, onde foram enterrados os faraós do Império Novo. Foi ali que foi encontrada a máscara mortuária de Tutancâmon, que você terá visto no Museu Egípcio. Depois, conheça o Templo da Rainha Hatshepsut. Na região, visite ainda o Ramesseu e os Colossos de Memnon.

DIA 10: Voo de Luxor para Sharm el Sheikh com conexão no Cairo. Chegada e acomodação no hotel em Sharm el Sheikh.

DIA 11: Dia de curtir as praias da região e se interessar, mergulho com cilindro ou um passeio de barco.

DIA 12: Dia para curtir as praias da região ou explorar o resort.

DIA 13: Voo de retorno para o Cairo e fim da viagem pelo país.

CAIRO + CRUZEIRO NO RIO NILO

Um roteiro muito comum no Egito é conjugar o Cairo com um cruzeiro pelo Rio Nilo, para evitar tantos voos e deslocamentos terrestres durante a viagem pelo país. É uma forma menos cansativa de explorar o destino, mas pode dar menos flexibilidade em termos de número de dias de viagem e tempo em cada atração. É preciso considerar a opção de viagem que mais combina com cada um e encontrar a fórmula ideal para conhecer o Egito.

Os cruzeiros pelo Rio Nilo normalmente visitam Aswan, Esna, Edfu e Luxor. A rota mais comum tem embarque em Luxor às segundas e desembarque em Aswan às sextas-feiras. É possível também fazer a rota saindo de Aswan na sexta-feira e desembarcar em Luxor na segunda, com 1 noite de navio a menos. As rotas podem variar, por isso, caso deseje incluir um deles no seu roteiro, escolher entre as opções de saída e itinerários deve ser um dos primeiros itens a serem programados e a partir daí definir as noites extras na cidade de partida e de chegada, além dos voos que o conectarão ao Cairo.

O Egito, com certeza, é um destino que vale uma viagem inteira, mas mesmo para quem tem pouco tempo dá para ver o essencial desse lugar tão importante para a história da humanidade. O importante é se organizar e encontrar o seu jeito de viajar considerando as limitações que o país ainda apresenta. O único erro que você não deve cometer é achar que o Egito se resume as Pirâmides de Gizé, pois elas são apenas uma pequena parte do que estar por vir em uma viagem pela terra dos faraós.

Leia também: 5 experiências imperdíveis no Egito além das Pirâmides de Gizé

Grupo de WhatsApp sobre o Egito

O Egito é um destino que permeia o imaginário de muita gente. Seja devido as aulas de história na infância, pelo fato de ser o único lugar do mundo onde ainda se pode ver uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, ou até mesmo pela grande influência que a cultura egípcia teve e ainda tem para a humanidade. Ao viajar pelo Egito você pode dizer que "tocou" na história de verdade!

Ao entrar no grupo você vai receber:
- PDF com dicas do Falando de Viagem;
- Informações sobre as exigências para viajar para o Egito;
- Informações sobre as melhores rotas para chegar ao Egito;

Você terá acesso direto ao time do Falando de Viagem e da Revista Viajar pelo Mundo para tirar todas suas dúvidas e organizar a sua viagem.

Preço: R$ 10,00 por mês. O pagamento é mensal e não há carência. Você pode pagar via cartão de crédito ou Pix.

Faça a sua inscrição aqui: https://fdv.im/Egito

Boa viagem!

Texto e foto: Sara Meirinho.

E você, conhece o Egito? Que roteiro fez? Gostou da programação? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Mai 26, 2018 11:24 am
Excelentes sugestões. Planejar uma viagem ao Egito não é muito simples, então é preciso planejar bem o roteiro de viagem e contratar empresas com boas referências, pois é uma viagem onde não dá para fazer as coisas sem auxílio.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mai 28, 2018 10:56 am
Amei as sugestões! Egito está na minha listinha... Mas uma viagem para lá tem que ser muito bem planejada! Ficaria em dúvida com as opções de roteiro! hehe





Booking.com

Voltar para “Egito”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio