Ecoturismo: as 5 melhores trilhas do Rio de Janeiro

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jun 17, 2016 7:54 am
Imagem

Conhecer a famosa Cidade Maravilhosa com certeza é o sonho de muita gente de dentro e fora do Brasil. Quando falamos em Rio de Janeiro a primeira coisa que vem à cabeça da maioria dos turistas é conhecer o Cristo, a praia de Copacabana e Ipanema, visitar o Sambódromo, andar de Bondinho e muitos outros.

O que muitos não sabem é sobre o ecoturismo dentro da própria cidade, que é pouco explorado, mas não menos importante. Não é à toa o Caetano Veloso canta sobre seus "encantos mil". A cidade tem uma exuberância muito pouco explorada por quem é de fora, contando com trilhas até mesmo no próprio perímetro urbano! Vamos inspirar os novos e os já experientes aventureiros a desbravar o que tem de melhor nessa cidade focando nas trilhas, um passeio que todos gostam e que surpreende pelo visual.

Para calcular as médias das trilhas foi usado um método bem simples e direto, baseado em notas de 1 a 10 em quatro competências diferentes.

1) Pedra da Gávea

Ela já foi palco de muitos mistérios, aventuras, cavernas que não são facilmente encontradas, escrituras fenícias antigas e um tom de mistério e magia que se propaga no ar. Amada por todos os aventureiros da cidade, esse belo rosto esculpido na rocha pode proporcionar muita ação e aventuras radicais para quem souber procurar.

1. ACESSIBILIDADE: 9.
2. RECURSOS NATURAIS: 8.
3. TEMPO DE DURAÇÃO E EXTENSÃO: 6.
4. ESFORÇO FÍSICO (DIFICULDADE): 3.

De fácil acesso, está localizada na Barrinha, no Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. É uma trilha considerada difícil, pois possui trechos de escalaminhada e até uma pequena escalada que dá para se fazer sem equipamento (não aconselhado). É sempre bom fazê-la com auxílio de um guia local e demora cerca de 3 horas com um grupo médio de pessoas.

Além da paisagem monumental, você pode curtir a praia da Barra depois que tudo terminar, se restar alguma disposição depois da subida, pois é uma trilha exaustiva e intensa.

2) Praias Selvagens

Lugar totalmente excepcional! Ainda existem praias selvagens no Rio de Janeiro e elas ficam na Restinga da Marambaia, em Barra de Guaratiba. Praias quase sem toque do homem, que trazem muita calma aos visitantes e abriga muito do que restou da nossa querida Mata Atlântica. Dá até tempo de curtir com um pouco mais de adrenalina, pulando pelas pedras. No final tem o famoso pôr do sol, que pode ser visto de qualquer laje do morro. Existem variados restaurantes para todos os gostos, que é a melhor pedida depois da canseira da trilha, com uma vista magnífica.

1. ACESSIBILIDADE: 6.
2. RECURSOS NATURAIS: 9.
3. TEMPO DE DURAÇÃO E EXTENSÃO: 6.
4. ESFORÇO FÍSICO (DIFICULDADE): 6.

Existem alguns meios de chegar e o mais simples é obviamente ir de carro, como faz a maioria. Há possibilidade também de ir de ônibus, mas não é tão fácil, sendo necessárias algumas escalas.

Ela é considerada por muitos como uma trilha exaustiva, visto que você visita quase todas as praias de uma vez só. Existem também trilhas que só vão a uma praia por vez, facilitando um pouco o trajeto. A duração média da trilha grande é de duas a três horas e das trilhas de uma praia ficam na média de uma hora e meia cada, não exigindo um condicionamento físico muito bom dos visitantes.

3) Camorim

O Açude do Camorim era antigamente responsável por abastecer a água de todo o Rio de Janeiro, mas hoje com a alta demanda só consegue abastecer os bairros no entorno. Ele esbanja a beleza e a diversidade de sua fauna e flora silvestre mesmo se encontrando no meio do perímetro urbano, fazendo jus ao título de maior floresta urbana do mundo.

Localizado dentro do maciço da Pedra Branca, possui uma central do INEA na entrada do parque, que controla tudo inclusive o tratamento das águas. Chega a ser assustador o tamanho desse "lago" perdido no meio das montanhas.

1. ACESSIBILIDADE: 3.
2. RECURSOS NATURAIS: 10.
3. TEMPO DE DURAÇÃO E EXTENSÃO: 9.
4. ESFORÇO FÍSICO (DIFICULDADE): 9.

O Açude do Camorim perdeu muitos pontos no quesito acessibilidade, pois não possui uma entrada fácil de achar e é praticamente inviável sem carro. Por outro lado, ganhou todos os pontos possíveis no que diz respeito a recursos naturais. Esse sim é um lugar incrível e exuberante, que não pode ficar fora do seu roteiro.

Trilha bem tranquila de se fazer. Ela possui um aclive por volta de 640 metros com uma subida não tão íngreme, deixando a experiência muito mais prazerosa. Dura cerca de uma hora e meia com um ritmo lento.

4) Morro Dois Irmãos

Um dos famosos cartões-postais do Rio de Janeiro não podia ficar fora dessa lista. O Morro Dois Irmãos está localizado no Vidigal, uma favela já muito conhecida na mídia. Ela possui o que muitos acreditam ser a melhor vista da cidade. No topo temos uma visão 360 graus, podendo assim, ver toda a Zona Sul, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas e muito mais.

1. ACESSIBILIDADE: 9.
2. RECURSOS NATURAIS: 8.
3. TEMPO DE DURAÇÃO E EXTENSÃO: 8.
4. ESFORÇO FÍSICO (DIFICULDADE): 8.

Fácil de chegar, com acesso pela Avenida Niemeyer. O mais aconselhável é ir de ônibus, vindo da Barra da Tijuca ou da Zona Sul. No pé do Vidigal é só pegar uma moto táxi ou uma van.

Depois de curtir uma trilha com visual alucinante você pode curtir também uma praia com os amigos na praia do Leblon ou de Ipanema, que ficam próximas. Por isso, ela ganha uns pontinhos de recursos naturais.

Falando na trilha, ela em si é tranquila, não exigindo muito dos seus visitantes. Leva em média uma hora e meia do início ao fim e possui um aclive razoável.

5) Morro da Urca

Depois de toda essa protelação eis aqui o primeiro lugar. O que gerou a escolha do Morro da Urca como primeiro lugar foi o seu custo-benefício.

Um dos mais famosos pontos turísticos do Rio de Janeiro tem beleza de sobra, na mesma proporção que tem de Carnaval. Ela é bastante procurada pelos turistas por boas razões. É uma trilha fácil e hoje totalmente reformada para maior conforto dos visitantes. É um passeio muito interessante, pois depois de fazer a trilha na mata você pode descer tudo o que subiu de bondinho. Não é o máximo?

Para os aventureiros de plantão o Morro da Urca possui três vias para fazer rapel, de 30, 40 e 60 metros. Você pode até fazer novas amizades no trajeto, mas não se deixe enganar pelo jeitinho fofo desses micos. Eles são ladrõezinhos assíduos e muito famintos.

1. ACESSIBILIDADE: 10.
2. RECURSOS NATURAIS: 8.
3. TEMPO DE DURAÇÃO E EXTENSÃO: 9.
4. ESFORÇO FÍSICO (DIFICULDADE):10.

O acesso à trilha é muito fácil, visto que existe uma demanda turística muito grande para a praia da Urca no bondinho. Em termos de recursos temos uma linda e exuberante montanha e trilha, além é claro, de uma praia bem gostosa para relaxar após a trilha. É uma trilha pequena, não exigindo muito dos visitantes. Dura cerca de uma hora de subida em um ritmo leve.

É muito importante que em todas as trilhas você:
- Tenha o auxílio de um guia local;
- Se hidrate bastante (em média 1,5 litro por pessoa);
- Tenha checado o clima antes da trilha;
- Tenha um calçado e roupas adequadas;
- Se alongue antes do exercício;
- Curta a experiência e o contato com a natureza ao máximo.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa aventura!

Texto: Arthur Britto.

E você, conhece o Rio de Janeiro? Fez alguma trilha? Qual foi? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jun 17, 2016 7:56 am
Boas dicas! Lá de cima entendemos o apelido Cidade Maravilhosa facilmente.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jun 17, 2016 11:42 am
A trilha do Morro da Urca é muito legal. Fácil de subir e depois ainda se desce de bondinho. :)

Essa do Camorim eu não conhecia.

Só uma observação: a sigla correta é INEA (http://www.inea.rj.gov.br" onclick="window.open(this.href);return false;).

Ajudante Mensagens: 18088
Sex Jun 17, 2016 11:57 am
Olá baran,

Fizemos a correção, obrigada pelo aviso :)

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jun 17, 2016 4:19 pm
Muito legais! Adoro trilhas!
Ainda não fiz para as praias selvagens! Estou louca para fazer!
O Rio é mesmo muito lindo!

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Sex Jun 17, 2016 7:43 pm
A trilha do dois irmãos é um clássico, tem uma excelente vista!
Mas gostei mesmo é dessa Camorim, nunca tinha ouvido falar. Se bobear, semana que vem dou um pulo lá!
O lago é realmente gigantesco.

catelli Mensagens: 144
Seg Jun 20, 2016 3:44 pm
Acho que destas 5, a única que fiz foi a de Guaratiba e isso foi há muito tempo!

Sugestão: trilhas em Niterói com vista para o Rio de Janeiro (ou não). Tem coisa boa do outro lado da poça.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Seg Jun 20, 2016 3:49 pm
Tipo a vista pro Rio? :lol: hahahah

Brincadeira, algumas como a Pedra do Elefante valem a pena! hahahah

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Jul 09, 2016 4:49 pm
A mais rápida-linda trilha do Rio de Janeiro: https://app.falandodeviagem.com.br/users/AlexandreBrautigam/posts/a-mais-rapida-linda-trilha-do-rio-de-janeiro" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Jul 10, 2016 12:14 am
Fiz a trilha do Dois Irmaos mes passado, sob chuva, e coloquei a lingua para fora :lol:





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio