AquaRio | O maior aquário da América do Sul está localizado no Rio de Janeiro

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Dez 20, 2016 8:51 am
Imagem

Visão geral

O Rio de Janeiro mudou muito com a Copa do Mundo e a Rio 2016. Uma das novidades da cidade é o AquaRio, o maior aquário da América do Sul, inaugurado em novembro de 2016. Nos 26 mil metros quadrados de área construída e cinco andares – concebido pelo biólogo marinho Marcelo Szpilman – o visitante é apresentado a um circuito com 28 tanques, onde pode conhecer um pouco mais sobre os peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico. Ao todo, são 4,5 milhões de litros de água salgada cerca de 3 mil animais de 350 espécies diferentes. Na entrada, há uma ossada de uma baleia Jubarte, — de 13 metros de comprimento e 37 toneladas — suspensa no lobby. Logo no início do passeio, o visitante tem contato com moreias, peixes-leão, peixes-pedra e raias elétricas; que recepcionam o público no tanque destinado aos seres marinhos considerados perigosos.

Ainda há muitas atrações a serem inauguradas, então a tendência é que o aquário se torne mais interessante em 2017. Ao entrar, todos os visitantes fazem o mesmo percurso, como é comum em aquários do mundo todo, então não há como se perder e todos verão tudo.

Você também pode:
- Visitar aos bastidores: conheça o funcionamento de um aquário;
- Dormir no aquário: dentro do túnel do Tanque Oceânico, crianças a partir de 6 anos (acompanhadas do responsável) poderão passar uma noite no AquaRio e experimentar a sensação de estar no fundo do mar. Será oferecido lanche e café da manhã, além de colchões, cobertas e travesseiros;
- Mergulhar no Tanque Oceânico: o visitante interessado poderá mergulhar no maior tanque do aquário.

A maior atração é o grande tanque Oceânico, com 3,5 milhões de litros de água e sete metros de profundidade que desemboca em um túnel de acrílico onde moram raias, peixes e até tubarões, como a Margarida, da espécie Mangona (Carcharias taurus) e a Sharon, da espécie Lambaru (Ginglymostoma cirratum), que impressionam pelo seu porte. Entretanto é notável que poderia ser mais interessante, se tivesse mais peixes. Apesar de bonito, não impressiona quem conhece aquários mundo afora.

Outra atração interessante é o tanque de toque, mas durante a nossa visita, em um dia de semana de baixo movimento, a espera era de 30 minutos na fila. Esse espaço é comum em praticamente todos os aquários do mundo, sempre sem filas, então ter que esperar acaba desanimando muitos visitantes.

Na área externa, bem em frente à entrada principal, as pinturas impressionam pela beleza:

Imagem

Imagem

Fotos

Separamos também algumas fotos do nosso passeio pelo aquário, que durou em torno de duas horas, sendo tempo mais do que suficiente para conhecer tudo sem pressa. Para os mais apressados, dá para fazer o passeio em uma hora, também sem correria.

As espécies presentes no aquário são: Linguado-preto (Paralichthys brasiliensis), Moréia-verde (Gymnothorax funebris), Salema (Anisotremus virginicus), Cavalo-marinho (Hippocampus erectus e/ou reidi), Maria da toca (Gobiidae), Xerelete (Caranx crysos), Tubarão-bambu (Chiloscyllium punctatum), Palhaço ocellaris (Amphiprion ocellaris), Galha-branca-de-recife (Triaenodon obesus), Galha-preta-de-recife (Carcharhinus melanopterus), Garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus), Sargento (Abudefduf saxatilis), Borboleta-listrado (Chaetodon striatus), Blue Tang (Paracanthurus hepatus), Pampo-verdadeiro (Trachinotus carolinus), Bonito-pintado (Euthynnus alleteratus), Enxada (Chaetodipterus faber), Jaguariça (Holocentrus adscensionis), Lambaru (Ginglymostoma cirratum), Mangona (Carcharias taurus), Olhete (Seriola fasciata), Raia-prego-lixa (Dasyatis centroura), Xerelete (Caranx crysos) e Bijupirá (Rachycentron canadum), entre outros.

Veja as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Clique aqui para ver todas as 133 fotos que tiramos durante a visita ao aquário.

Museu do Surf by Rico

Surfista há mais de 50 anos, Rico de Souza guardou ao longo de sua trajetória fotos e pranchas históricas que mostram o desenvolvimento do surf no Brasil e no mundo. O passeio pelo espaço é natural, pois é o caminho obrigatório até a saída, então vale a pena reservar alguns minutos para ver as belas pranchas que ficam expostas.

Imagem

Preços

Os preços cobrados são uma grande decepção, pois é realmente caro. Fizemos os cálculos e uma família com dois adultos e duas crianças gastam com as entradas, alimentação e estacionamento (se usar um transporte privativo o valor aumenta) facilmente R$ 400,00. O parcelamento não é oferecido.

Os valores cobrados são:
- Individual: R$ 120,00;
- Promo Mercosul: R$ 100,00;
- Promo Brasil: R$ 90,00;
- Promo Rio: R$ 60,00;
- Promo Santander: R$ 84,00;
- Crianças e adolescentes de 3 até 17 anos, estudantes de 18 até 24 anos, sênior acima de 65 anos e portadores de necessidades especiais: R$ 60,00;
- Crianças menores de 3 anos têm entrada gratuita.

Na inauguração os ingressos logo se esgotaram, mas tudo já se normalizou, então é possível comprar até no mesmo dia. A nossa recomendação é comprar com antecedência (com data e hora marcada) on-line, para assim garantir seus ingressos, principalmente durante o verão e feriados.

Alimentação

No lobby, aberto a qualquer pessoa (com ingresso ou não) há apenas uma opção de alimentação rápida, o cachorro-quente Geneal. Isso, inclusive, foi uma piora considerável, pois no passado havia mais opções no local.

Compras

Ao final do circuito você obrigatoriamente passará pela loja de souvenires de 420 metros quadrados, que tem o formato de baleia e oferece artigos como camisetas, canecas, bonés, lápis, canetas e pelúcias especialmente desenvolvidos para o Aquário Marinho do Rio.

Imagem

Imagem

Como chegar

A melhor forma de chegar ao AquaRio é através de transportes públicos. Entre as opções estão o VLT (embarque na linha 1 no sentido Rodoviária / Praia Formosa e salte na estação Utopia AquaRio) e Metrô (salte na estação Uruguaiana e caminhe pela Avenida Rio Branco até a Praça Mauá e siga pela Orla Conde até o aquário).

Você pode ir de carro, mas o estacionamento é realmente caro, custando R$ 38,00 para até 4 horas e mais R$ 10,00 por meia-hora adicional. Uma alternativa cômoda é ir de Uber, 99 ou Cabify, principalmente se você deseja explorar toda a região.

Se você busca um hotel próximo, a nossa dica é o Intercity Rio de Janeiro Porto Maravilha. Todos os quartos 225 quartos do hotel 4 estrelas são iguais, variando apenas o tipo de cama, que pode ser duas de solteiro ou uma de casal. O Wi-Fi é gratuito e o estacionamento custa R$ 45,00 por dia. As diárias variam dependendo da época do ano, mas é possível encontrar tarifas a partir de R$ 200,00.

Conclusão

O AquaRio impressiona quem não conhece aquários pelo mundo, mas acaba decepcionando um pouco quem tem experiência no assunto. Se o preço fosse mais acessível nós daríamos nota 10, apesar de acharmos que ele precisa de mais peixes (principalmente grandes, como tubarões). Sem dúvida é um marco para o Rio de Janeiro, mas paga-se caro para ter a experiência.

O ideal é mesclar o aquário com a visita ao Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (ambos custam R$ 20,00, que é um preço que consideramos bem acessível) e ao mural gigante de Eduardo Kobra.

Vale a pena a visita? Vale, principalmente com as crianças, mas se você esteve recentemente em outros aquários não consideramos tão válido.

Boa diversão!

Texto e fotos: Gabriel Dias.

E você, conhece o AquaRio? Gostou do passeio? Achou os preços justos? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Dez 20, 2016 8:52 am
*** AVALIE A ATRAÇÃO E VEJA MAIS FOTOS ***

AquaRio: https://app.falandodeviagem.com.br/atracoes/brasil/aquario

Participe, acumule pontos em nosso ranking e ajude usuários do mundo inteiro!

*** AVALIE A ATRAÇÃO E VEJA MAIS FOTOS ***

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Ter Dez 20, 2016 10:16 am
Parece ser muito legal!

Já tentei ir duas vezes, sempre deixando pra comprar o ingresso no dia, e estava esgotado. Vamos ver se me programo melhor pra próxima vez hahahah

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 20, 2016 10:20 am
É legal, mas o preço não condiz (pelo menos ainda) com o que é oferecido. Quem não conhece aquários pelo mundo fica boquiaberto. Recentemente fui no de Orlando e achei bem superior.

Avatar do usuário
ralacerda Mensagens: 875
Ter Dez 20, 2016 10:22 am
Estive lá mês passado. É uma ótima opção para o Rio de Janeiro mas achei que o preço está extremamente salgado. Concordo inteiramente com a avaliação do Gabriel.

---

Rodrigo Lacerda
Ipatinga - MG
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Dez 20, 2016 10:36 am
Pretendo visitar em breve. Meu filho vai gostar de conhecer o Nemo pessoalmente. :)

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Dez 20, 2016 12:45 pm
Gabriel...
O preço é justamente um dos motivos porque eu não fui...
Eu posso perfeitamente pagar o valor que eles cobram, mas achei que o preço é descolado de nossa realidade social....
Então, eu não vou colaborar com a prática, por mais que eu esteja com vontade de levar o Zardoxzinho...
Vou esperar mais um ano... se o preço não abaixar, vou acabar levando meu filho, mas acho que devemos tentar forçar a baixa dos preços...
Outra coisa que eu acho o preço irreal é o Bondinho do Pão de Açucar.. acho o local lindo.. quando era jovem já fui mais de 30 vezes... muitas das quais para ver consertos ao ar livre, mas, de uns anos para cá os caras perderam a mão na bilheteria....
Só que ali nem adianta boicotar para esperar o preço cair... porque tem gente do mundo todo que paga qq valor..
Como eu já conheço, C&A para o local...
Me alegra mais o coração pegar a grana e doar para alguém necessitado...acho o preço extorsivo...pagar R$ 76,00 ou R$ 38,00 (meia, é muito... )...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Dez 20, 2016 12:49 pm
zardox,

Quem escala o morro do Pão de Açúcar pode descer de graça de bondinho. Já fiz e recomendo. :)

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Dez 20, 2016 12:50 pm
Mas, tem que pagar R$ 20,00 (inteira) ou R$ 10,00 (meia) para poder subir.... :)

Mas.. de qq forma, a dica é válida...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 20, 2016 12:52 pm
Aquário de Lisboa: 14 euros.
Aquário de Mônaco: entre 11 e 16 euros (depende do mês).
Aquário de Orlando: 20 dólares.

São valores que qualquer pessoa pode pagar. Aqui, além do ingresso ser bem mais caro, ainda tem os adicionais, como o valor do estacionamento, que é caríssimo. Para comer não é tão caro, mas são opções bem básicas.





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio