O que fazer no Rio de Janeiro em dias de chuva?

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Seg Jan 21, 2019 1:13 pm
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/RioChuva.jpg]Mesmo com chuva, continua lindo. FOTO: Marcos de Paula / Agência O Globo

Já dizia Adriana Calcanhotto: cariocas não gostam de dias nublados. O apelido carinhoso de Cidade Maravilhosa se deu pelas belezas naturais do Rio de Janeiro. As lindas praias, cachoeiras e montanhas tornam a silhueta da cidade uma das mais incríveis do mundo. O sol é forte e presente durante o ano todo no Rio, proporcionando o tempo perfeito para aproveitar os tantos programas que envolvem natureza e ar livre. Porém, mesmo que haja pesquisa e planejamento antes da viagem, clima é algo que não se pode controlar. Se o tempo fechar durante a sua estadia no Rio, todos estes passeios típicos cariocas irão literalmente por água abaixo. Para impedir que você perca o seu dia, o Falando de Viagem selecionou cinco ideias do que fazer quando a chuva tomar conta da cidade.

Leia também: 50 programas que você precisa fazer no Rio de Janeiro pelo menos uma vez na vida

Confira:

Visitar museus

O Rio tem incontáveis museus incríveis de diferentes temáticas e que devem ser explorados. Apesar de estarem espalhados por toda a cidade, é claro que o local com maior concentração de arte é o Centro. Só no bairro, a lista é imensa: CCBB, Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Memorial dos Pretos Novos, Museu Histórico Nacional, Casa França-Brasil, Museu Nacional de Belas Artes e muito mais. Todos eles são prédios (muitos deles icônicos) fechados e programas perfeitos para dias chuvosos. É impossível conhecer todos em um dia só, então recomendamos que você pesquise um a um para ver quais encaixam mais em seus interesses pessoais. Além das exposições, muitos deles também têm cafés e restaurantes legais para tornar o programa ainda mais completo. Se você decidir visitar mais de um museu em um só dia, será preciso se locomover pelo bairro, mas a chuva não será necessariamente um problema tão grande, já que o Centro não é lá tão seguro de se andar por aí, principalmente em finais de semana, quando as ruas ficam totalmente desertas. Por isso, esta questão é facilmente solucionada pela quantidade de opções de transporte na região - ônibus, metrô, VLT, táxi e aplicativos de carona. Inclusive, mesmo em dias de sol, recomendamos que você não caminhe por lá sem rumo, principalmente se você não for carioca e desconhecer as manhas da cidade. O objetivo não é assustar você, mas sim te informar da melhor forma. Não deixe de conhecer pelo menos um destes imperdíveis museus do Rio. Fora do Centro, também há muitos museus espalhados pela cidade e que são tão incríveis quanto. Alguns deles são: Museu de Arte Moderna e Oi Futuro, no Flamengo; Fundação Eva Klabin, na Lagoa; Instituto Moreira Salles, na Gávea e Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

Bater perna em shoppings

É claro que em dias solares, os visitantes não vão desperdiçar os belos visuais da Cidade Maravilhosa indo em shoppings. Porém, em dias chuvosos, eles vêm como uma ótima opção de passeio, já que você não estará perdendo nada do lado de fora. O Rio tem shoppings muito bons, que oferecem não só lojas, mas também ótimos restaurantes e cinema. Na Zona Sul carioca, o Shopping Leblon, Rio Design Leblon e o Fashion Mall misturam o acessível com o luxuoso. O Rio Sul é o mais popular e lotado deles. Já o Shopping da Gávea é menor, aconchegante e se destaca pelas disputadas peças de teatro, tanto infantis como adultas. Na Zona Oeste, os principais para os turistas ficam na Barra da Tijuca, que é um bairro lotado de shoppings. O trio Barra Shopping, New York City Center e Village Mall é imbatível - os dois primeiros são mais populares e o último é totalmente voltado para o luxo, com muitas lojas de grife e restaurantes renomados. O mais legal é que os três são interligados (um deles via ônibus), então você pode explorar todos de uma só vez. Se o seu objetivo não é ver lojas e sim aproveitar uma boa gastronomia, conheça o Vogue Square, um complexo em que os restaurantes são os protagonistas. O Downtown também é um clássico do bairro, mas por se tratar de um shopping aberto, não é uma boa opção para dias chuvosos.

Leia também: Compras no Rio de Janeiro | Os 10 melhores shoppings cariocas

Fazer o Tour pelo Maracanã

O Maracanã não é uma sensação apenas da Cidade Maravilhosa, mas do país inteiro. Para ir no estádio de futebol mais famoso do Brasil, você não precisa aguardar um jogo emblemático ou um show disputado, porque é possível conhecê-lo via o tour. Trata-se de uma visita não apenas pelo icônico gramado e arquibancadas cheias de memórias, mas pelo interior do estádio: vestiários, sala de aquecimento dos jogadores e de coletiva de imprensa onde os maiores jogadores da história do futebol brasileiro passaram. Além do estádio em si, os visitantes também poderão apreciar itens relacionados aos mestres do futebol Pelé, Garrincha e Zico. Uma das novidades do tour é as peças cedidas por Zico, o maior artilheiro da história do Maracanã, com 333 gols. O 'Galinho de Quintino' doou itens de seu acervo pessoal, como a camisa do Flamengo de 1979, a faixa de campeão mundial pelo Fla em 1981, a bola do último jogo da carreira e uma chuteira. O tour pelo Maraca dura em média 40 minutos e pode ser guiado ou não. Você pode clicar os ingressos clicando aqui.

Leia também: Tour Maracanã | Um passeio pelo maior estádio do mundo

Aproveitar o Complexo Lagoon

Na icônica Lagoa Rodrigo de Freitas, o Lagoon se destaca como um dos principais complexos de lazer da cidade. Lá, você encontra cinema - a principal atração -, restaurantes, food trucks e espaço para festas, tudo isso com uma vista de tirar o fôlego. O mais legal do Lagoon é que, por não ser um shopping, o espaço mescla áreas abertas e fechadas, o que torna o ambiente muito mais agradável e tudo a ver com o Rio, pela integração da natureza e da paisagem na composição do complexo. Apesar de ninguém querer ficar nas áreas abertas em dias de chuva, elas servem exatamente para dar este frescor para quem se recusa a ficar entre quatro paredes em uma cidade tão maravilhosa quanto o Rio. Seja o programa ir no cinema, comer em um restaurante legal ou ambos, no Lagoon, tudo sempre terá a bela Lagoa Rodrigo de Freitas de fundo para tornar o passeio muito mais interessante.

Se divertir em família

Há várias opções pela cidade de atividades indoor divertidas para toda a família, como boliche, patinação no gelo, o parque de diversões HotZone e o jogo Escape 60. Os três primeiros ficam localizados na Zona Oeste da cidade - isso mesmo, não existem esses passeios na Zona Sul carioca. Apesar de existir uma variação de lugares que oferecem estas atividades, vale ressaltar um local que une dois dos três, o Barra Shopping. O principal shopping da região é enorme e tem uma vasta variedade de lojas, restaurantes e também de opções de lazer. O boliche de lá é o mais famoso da cidade e a HotZone do shopping é a única unidade do parque em toda a cidade. Para quem não conhece, a HotZone é um parque de diversões indoor com atrações para todas as idades, desde as mais radicais até as mais lúdicas para os menores. Já a patinação no gelo mais famosa está no Barra Garden, um shopping pequeno e não muito atraente, mas que recebe muitos visitantes que querem só patinar. O Escape 60 possui algumas unidades espalhadas pela Cidade Maravilhosa - três na Barra da Tijuca (sim, o bairro é o núcleo deste tipo de passeio) e uma no coração do Rio, em Copacabana. Para quem ainda não conhece o conceito do Escape 60, trata-se de um jogo de raciocínio e trabalho em grupo. Os participantes são trancados em uma sala temática, com contexto e história próprios, e precisam desvendar o mistério proposto pela narrativa em 60 minutos para vencer. Para participar do jogo, é necessário estar em um grupo de, no mínimo, 2 pessoas e, no máximo, oito.

Leia também: HotZone | Onde a diversão é 100% garantida para as crianças no BarraShopping

Experimentar as novas salas de cinema

Cinema é legal sempre, mas fica ainda mais legal se você assistir ao filme que deseja em uma sala tecnológica, né? A Kinoplex, por exemplo, oferece várias opções interessantes. Tem a sala 3D (com óculos bem confortáveis), IMAX (a realidade é impressionante), KinoEvolution (você se sente dentro do filme) ou Platinum (para receber tratamento VIP).

Uma cineminha, com aquela pipoca gostosa que você não consegue fazer igual em casa, vale também em dias de sol, afinal, nada melhor do que curtir a praia de dia e o cinema à noite.

Leia também: 5 passeios não óbvios para fazer no Rio de Janeiro

Mesmo em uma cidade tão solar quanto o Rio, é impossível prevenir que a chuva domine alguns dias. O lado positivo é que não faltam opções para garantir a diversão mesmo com o tempo feio. Com estas dicas, driblar as nuvens será uma missão um pouco mais fácil. Aproveite o clima chuvoso para apreciar arte, degustar os sabores cariocas, ver um bom filme, fazer comprinhas... e torcer para o sol voltar no dia seguinte!

Planeje sua viagem para o Rio de Janeiro

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

E você, o que faz quando chove no Rio de Janeiro? Faltou algum passeio na nossa lista? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jan 21, 2019 2:02 pm
Odeio o Rio com chuva! hheheh fico sem saber o que fazer! Essas opções são boas mas anda como praia e programas ao ar livre.

manucaldas Mensagens: 1403
Seg Jan 21, 2019 2:18 pm
Se nós cariocas já ficamos perdidos quando chove no Rio, imagina os turistas! Ter essas opções em mente quando o tempo começa a fechar é uma mão na roda.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 12, 2019 3:10 pm
Rio não combina com chuva, mas de vez em quando é bom para espantar o calor. Geralmente, eu vou para os shoppings e combino restaurante, cinema e parquinho para o meu filho.





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio