10 mitos sobre o Rio de Janeiro

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Mai 17, 2020 9:01 am
Imagem

A Cidade Maravilhosa é o principal cartão-postal do Brasil. Cenário de diversas obras de todo tipo de arte, é o lugar que cria o imaginário sobre o país mundo afora. Tanto gringos como brasileiros de outros estados precisam visitar o Rio de Janeiro ao menos uma vez. E com tanta informação sobre a terra dos cariocas, algumas inverdades acabam com grandes proporções. Como a sede do Falando de Viagem fica no Rio, assumimos como missão destrinchar 10 mitos sobre a cidade.

Leia também: 50 programas que você precisa fazer no Rio de Janeiro pelo menos uma vez na vida

1) Copacabana é o melhor bairro

Jamais vamos negar que Copacabana carrega um simbolismo gigantesco não só no Rio, mas no Brasil e até no mundo. Entretanto, não é verdade que o bairro manteve seu título de realeza máxima na cidade quando o assunto é passeio. Copacabana é hiperlotada tanto de locais como de gringos. Os estabelecimentos, como lojas e restaurantes, são mais simples, porém caros, no melhor estilo 'pega turista'. É claro que há exceções, mas fato é que no vizinho Ipanema encontra-se uma versão mais sofisticada e agradável do Rio, por exemplo.

2) A cidade é violenta

Este tópico é um grande porém. É claro que o Rio é violento. O Brasil é violento. Porém, a cidade sequer é citada no ranking dos 100 municípios mais violentos do Brasil. A grande questão é: infelizmente, a violência está presente na rotina dos cariocas assim como acontece em qualquer outra metrópole brasileira. Naturalmente é recomendado que você fique atento aos seus pertences e preste uma atenção extra em áreas de risco. Mas não se trata de um fator extraordinário e muito menos que deve te impedir de visitar o Rio.

Leia também: O que fazer com crianças no Rio de Janeiro: 5 atrações no Porto Maravilha

3) Cariocas são marrentos

Ao viajar para qualquer lugar do mundo, seja um país com cultura totalmente oposta à sua ou até mesmo para outra cidade no seu estado, deve-se ter como princípio o respeito à cultura local. O jeitinho carioca pode ser visto como malandragem ou marra por turistas. Pode ser um comportamento diferente do seu, mas não significa que seja pior. Turistas sempre devem ter cuidado com juízo de valor à cultura local.

4) Nunca faz frio

Este tópico é um outro porém. O "inverno carioca" deve ser referido entre aspas. É verdade que a Cidade Maravilhosa não enfrenta temperaturas de um dígito como o Sul do país e até São Paulo. Mas com as mudanças climáticas, o inverno do Rio chega a registrar uns 16, 17 graus. Vale lembrar que a brisa do mar intensifica a sensação de frio. Então, é verdade que não há inverno rigoroso no Rio, mas também não espere poder pegar praia o ano todo.

5) Não há nada para fazer quando chove

Já dizia Adriana Calcanhotto: cariocas não gostam de dias nublados. Também é fato que grande parte dos principais passeios do Rio sejam ao ar livre, mas há sim o que fazer em dias chuvosos, mesmo que este não seja o cenário ideal em viagem alguma. Alguns bons exemplos são: visitar os diversos museus localizados principalmente no Centro, fazer o tour no Maracanã, degustar restaurantes e bater perna em shoppings. Inclusive, outro mito é que cariocas não gostam de shoppings. A verdade é que eles vivem cheios, faça sol ou chuva!

Leia também: O que fazer no Rio de Janeiro em dias de chuva?

6) Você precisa se hospedar na Zona Sul

Copacabana, Ipanema, Leblon e Botafogo são os principais bairros para se hospedar na cidade, e, consequentemente, os mais caros também. Mas é importante que você saiba que esta não é uma regra. Você pode curtir a cidade por outros ângulos. Hotéis no Centro e na Barra da Tijuca costumam oferecer diárias mais baratas. No primeiro caso, você estará perto dos museus. No segundo, das praias e shoppings. São pontos alternativos, mas que funcionam muito bem, e você pode usar o metrô para se locomover rapidamente e de forma barata.

7) A gastronomia deixa a desejar

É fato que o título de melhores serviços do Brasil vai para São Paulo, e a gastronomia é um fator decisivo para tal fama. O leque de opções e o nível do que é oferecido em terras paulistanas é realmente superior. Entretanto, isso não significa que a gastronomia carioca deixe a desejar. O Rio possui uma infinidade de excelentes restaurantes para deixar a sua visita mais saborosa. Infelizmente, é fato que o custo é alto, mas consideramos o investimento gastronômico uma das partes mais importantes de qualquer viagem.

Leia também: Guia gastronômico do Rio de Janeiro | Os melhores restaurantes bairro a bairro

8) Só fanáticos por futebol devem visitar o Maracanã

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é o mais famoso do país e já sediou partidas de futebol icônicas, tanto de disputas locais como mundiais. Porém, não esqueça que o Maracanã também é frequentemente palco de turnês de alguns dos maiores artistas do mundo e, hoje, é alugado até para festas. Ou seja, se você deseja conhecer o Maracanã, mas não quer ir a um jogo clássico de domingo, existem outras formas. O próprio Tour no Maracanã, mencionado anteriormente, também é uma ótima opção.

9) Dress code não é exigido

Essa é outra questão cultural e novamente vamos bater na tecla de que não cabe julgar. É verdade que cariocas têm um estilo mais despojado e a famosa ideia de ir de chinelo para (quase) qualquer lugar é sim bem aceita. Apesar de ser uma metrópole hiperfuncional, o clima praiano domina. E este estilo mais tropical não deve ser julgado como desarrumado ou pior de qualquer maneira. Alguns lugares, como restaurantes mais refinados e casas noturnas, exigem sim um dress code.

10) A praia de Ipanema é paradisíaca

As praias mais famosas da cidade são as da Zona Sul - Copacabana, Ipanema e Leblon. Principalmente a de Ipanema, que é um hub de tribos, o point para quem quer ver e ser visto. Porém, quando o assunto é natureza deslumbrante, quanto mais afastado deste burburinho, mais paradisíacas são as águas e mais vazias ficam as areias. É o caso de Grumari, bairro localizado depois da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Não é um passeio tão acessível para quem está hospedado na Zona Sul, mas é exatamente isso que torna estas praias tão exclusivas.

Leia também: 5 passeios não óbvios para fazer no Rio de Janeiro

Planeje sua viagem pelo Rio de Janeiro

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!

E você, conhece o Rio de Janeiro? Concorda com os mitos ou tem opinião diferente? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

JPSAL Mensagens: 778
Seg Mai 18, 2020 11:10 pm
Infelizmente o Rio de Janeiro piorou muito de 2015 para cá, muito triste. Torcendo pela recuperação do que com certeza é o lugar mais bonito do mundo.

Adriana Mensagens: 2231
Ter Mai 19, 2020 6:19 am
Já fui algumas vezes para o Rio, mas realmente faz muitos anos que não retorno. Achei bem interessantes os mitos. Alguns eu conhecia, outros não.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mai 19, 2020 3:31 pm
Concordo plenamente com todos, principalmente o 3 - cariocas definitivamente não são marrentos. Todo turista deveria ler essa matéria antes de visitar o Rio! hehe

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Sex Jun 12, 2020 10:21 am
Cariocas não gostam de dias nublados... ;)





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio