10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez no Rio de Janeiro

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Ter Jun 30, 2020 9:20 am
Imagem

O Rio de Janeiro é o principal cartão-postal do Brasil e não é à toa seu apelido de Cidade Maravilhosa. Se o quesito for beleza, está entre as maiores do mundo e uma vez lá é fácil entender o motivo. Cenário de diversas obras de todo tipo de arte, é o lugar que cria o imaginário sobre o país mundo afora. Tanto gringos como brasileiros de outros estados precisam visitar o Rio de Janeiro ao menos uma vez pois atrações não lhe faltam para agradar todos os perfis de visitantes, seja você amante da natureza ou cosmopolita.

Será sua primeira vez na cidade? Então vamos lhe ajudar com 10 programas imperdíveis, ainda que essa lista pudesse ser facilmente de 20 ou até 30 atrações.

1- Cristo Redentor

O maior símbolo da Cidade Maravilhosa e uma das sete maravilhas do mundo certamente não pode ficar de fora da sua primeira visita ao Rio de Janeiro. O Cristo Redentor recebe de braços abertos turistas e abençoa os cariocas com beleza imponente que vai além da escultura que retrata Jesus Cristo.

Está localizado no Alto da Boa Vista, no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Para chegar até é possível ir de carro ou através do trem do corcovado. Sem nenhuma dúvida é a visão mais privilegiada que você pode ter da cidade e um programa imperdível.

Leia também: Cristo Redentor | A maravilha do Rio de Janeiro para o mundo.

2- Pão de Açúcar

Um dos mais famosos cartões-postais da cidade, o Pão de Açúcar tem uma vista de 360° da cidade, contemplando diversas praias e até a vizinha Niterói. O passeio começa pelo bondinho, o teleférico que te leva até o alto do morro. Lá no alto, além de você poder admirar a bela vista, existem lojas e opções de alimentação. Muitas vezes o Morro da Urca é palco de festas e shows também. Mais um passeio imperdível.

3- Praias: do Leme ao Pontal

São dezenas de belas praias na Cidade Maravilhosa, cada uma com suas peculiaridades e atrativos. Visitar o Rio de Janeiro e não ir à praia é como ir a Paris e não ver a Torre Eiffel. Copacabana é internacionalmente conhecida e palco de um nos maiores réveillons do mundo, mas para os cariocas certamente não é a mais atraente. Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e as mais distantes como Joatinga, Grumari, Prainha, Reserva e as praias selvagens são deslumbrantes. Escolha pelo menos duas dessa lista para conhecer. Uma outra dica é alugar uma bicicleta e fazer um passeio pela orla, aproveitando a paisagem.

Leia também: As 10 melhores praias do Rio de Janeiro.

4- Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã tornou-se o cartão-postal do Porto Maravilha por sua arquitetura bonita e futurística. O museu trouxe ao Rio de Janeiro o conceito de museu experiencial, inédito na cidade e ainda pouco explorado no Brasil. O conteúdo e exposições são apresentados de forma interativa e conduzidos por uma narrativa, levando seus visitantes a refletirem sobre o futuro do planeta. Além de passar conhecimentos e dados sobre a Terra, a pauta de sustentabilidade também é protagonista.

Você ainda pode aproveitar que estará na região do Porto Maravilha e fazer outros passeios, como conhecer o AquaRio, andar na roda-gigante RioStar, e conhecer os murais de grafite de vários artistas como o Mural Etnias, do Eduardo Kobra, o mais famoso e bonito (e o maior do mundo!).

Leia também: Museu do Amanhã | O novo ícone do Rio de Janeiro.

5- Pôr do sol no Arpoador

Tanto para turistas, quanto para moradores da cidade, assistir ao pôr do sol no Arpoador é um excelente programa para o final do dia. Você pode assisti-lo da areia da praia, de um quiosque ou lá em cima das Pedras do Arpoador. De qualquer lugar que você escolha a vista será excelente e você certamente irá gostar. Você terá uma linda vista de Ipanema e Leblon, além do Morro Dois Irmãos. Aproveite e dê um passeio pelas pedras, pois o caminho é de fácil acesso de lá a vista é linda. Prepare-se para aplaudir o espetáculo, pois isso sempre acontece por lá.

Leia também: Onde se hospedar no Rio | Hotel Arpoador.

6- Trilhas

O Rio de Janeiro está cercado de belezas naturais: praias, morros, lagoas, floresta, cachoeiras e muito mais. Diante desse cenário obviamente boas opções de trilhas não faltam - para todos os tipos de perfis. Ou seja, você não precisa ser um esportista para fazer uma trilha no Rio de Janeiro - ainda que existam boas opções para os aventureiros. Você pode fazer uma trilha na Floresta da Tijuca no Horto para chegar até uma das várias cachoeiras. Subir na Pedra Bonita por trilha até a rampa de asa-delta (e quem sabe você não se anima para saltar!), tem trilha no Morro da Urca, Pedra da Gávea (nível avançado), Pedra do Telégrafo, Penhasco Dois Irmãos, Mirante do Dona Marta, Pista Claudio Coutinho e muitas outras trilhas. Acorde cedo um dia e aproveite esse programa!

7- Lagoa Rodrigo de Freitas

Dê uma volta completa na lagoa. A pé, de bike ou patins, o passeio será maravilhoso de qualquer jeito! Um programa para família, para namorar, andar de pedalinho ou para praticar exercícios, seja ele na ciclovia ou na água. Você inclusive pode alugar uma bicicleta por lá mesmo, individual, de crianças ou família. Existem também quiosques com restaurantes e um clima bem descontraído. Com certeza uma parada obrigatória, a qualquer hora do dia, para quem está na cidade!

8- Mureta da Urca

Nada mais carioca do que esse programa. Curtir um fim de tarde com pôr do sol na Mureta da Urca, tomando um chopp gelado e comendo um pastel. Programa descontraído, daqueles que você pode ir com qualquer roupa, para bater papo furado e curtir o visual.

9- Parque Lage + Jardim Botânico

O Jardim Botânico e o Parque Lage são dois parques que tem a flora brasileira como principal atração, ambos localizados no bairro Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. As propostas dos parques podem parecer similares, mas cada um tem sua especificidade que os diferencia.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Parque Lage fica aos pés do Corcovado, rodeado pela Mata Atlântica, e tem um palacete que abriga a Escola de Artes Visuais. Seu extenso gramado com piscina (apenas para fotos) é um cenário sempre procurado para piquenique ou café da manhã em um programa bem disputado nos finais de semana (é preciso chegar cedo). O Jardim Botânico é um parque e instituto de pesquisa fundado em 1808, o mesmo ano da chegada da corte portuguesa no Brasil. O parque natural é referência e um dos maiores da América Latina. São cerca de 6.500 espécies da flora brasileira a serem observadas na área de 54 hectares. É uma área enorme e impossível de conhecer tudo em um só dia. Também há dois pequenos museus lá dentro. As principais atrações são as palmeiras da entrada e o chafariz central.

Nossa dica aqui é acordar cedo, tomar café da manhã no Parque Lage e depois seguir para o Jardim Botânico.

Leia também: Jardim Botânico x Parque Lage | Qual o melhor para conhecer?

10- Vista Chinesa

Localizada na Floresta da Tijuca, mais precisamente no Parque Nacional da Tijuca, a Vista Chinesa atrai turistas e cariocas o ano todo, sendo um dos pontos turísticos mais visitados do Rio. Difícil é não se encantar pela vista panorâmica: Pão de Açúcar, Lagoa, praias e o imponente Cristo Redentor. Para onde quer que você olhe, a vista é incrível! Seja para os amantes da natureza e de uma bela paisagem ou dos esportistas de plantão, que chegam até lá correndo, de bicicleta, skate ou através de trilhas. O mirante é um ótimo passeio.

Excelentes opções não faltam na Cidade Maravilhosa, que está sempre encantando seus visitantes. Além dessas, existem diversas outras atrações que também podem ser interessantes em uma primeira visita ao Rio, dependendo do que você gosta, como curtir a boemia da Lapa, ir à uma roda de samba, conhece Santa Teresa, andar na roda-gigante, ir ao Maracanã, AquaRio e aproveitar a gastronomia da cidade.

Planeje sua viagem para o Rio de Janeiro

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Matérias do FDV sobre o Rio de Janeiro

- 50 programas que você precisa fazer no Rio de Janeiro pelo menos uma vez na vida
- Roteiro de 1 dia no Rio de Janeiro
- 10 mitos sobre o Rio de Janeiro
- 20 passeios gratuitos e imperdíveis ao ar livre e junto à natureza no Rio de Janeiro
- 10 programas bem cariocas para você fazer na Cidade Maravilhosa
- O que fazer com crianças no Rio de Janeiro: 5 atrações no Porto Maravilha
- Compras no Rio de Janeiro: os 10 melhores shoppings cariocas
- 5 passeios não óbvios para fazer no Rio de Janeiro
- O que fazer no Rio de Janeiro em dias de chuva?
-5 locais para passear com as crianças no Rio de Janeiro
- AquaRio | O maior aquário da América do Sul está localizado no Rio de Janeiro
- Rio Star, a maior roda-gigante da América Latina
- Museu de Arte do Rio | Um belo passeio cultural na Cidade Maravilhosa

Boa viagem!

Texto: Juliana Magalhães.
Foto: Gabriel Dias.

E você, conhece o Rio de Janeiro? Fez todos esses programas na primeira vez? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Jun 30, 2020 12:46 pm
Nossa essa é uma dúvida que sempre tenho: o que aconselhar para as pessoas fazerem no Rio. Não é pq é minha cidade e a amo de paixão, mas realmente são muitas atrações, principalmente para quem gosta de natureza, praia e programas ao ar livre!

O importante também é dar sorte com o tempo!

manucaldas Mensagens: 1403
Ter Jun 30, 2020 2:54 pm
Eu recomendaria outros museus além do Amanhã, que acho fraco. O CCBB e o MAR são meus favoritos.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Set 15, 2020 4:15 pm
10 coisas para NÃO fazer no Rio de Janeiro https://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?t=19536" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio