Museu da TAM encerra suas atividades

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JLito Mensagens: 790
Seg Fev 01, 2016 12:25 pm
A informação foi desmentida no twitter da TAM.

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mafiotecano Mensagens: 778
Seg Fev 01, 2016 1:05 pm
Já confirmaram:
O Museu TAM, localizado na cidade de São Carlos, estará com as suas atividades suspensas temporariamente. Esta decisão está atrelada ao acirramento dos desafios econômicos do país, provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando numa desaceleração do setor aéreo. Este cenário demonstrou a necessidade de um estudo interno de viabilidade econômica do Museu, que deverá ocorrer ao longo deste ano.

Durante este período de análise, as atividades do museu estarão suspensas.

A TAM ressalta ainda, que tentou de todas as formas buscar alternativas para manter o espaço em funcionamento, mas infelizmente diante de um cenário econômico desafiador, não foi possível.
É uma pena, mas também nunca facilitaram para quem quisesse visitar o museu (pacotes rodoviários, etc) e nunca fizeram uma divulgação legal do mesmo.

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
Ajudante Mensagens: 18088
Ter Fev 02, 2016 1:59 pm
Carta do presidente do Museu TAM - Asas de um Sonho, João Francisco Amaro
Meus amigos:

O nosso sonho foi interrompido, mas não acabou! Trata-se de uma pausa para elaboração de um projeto mais amplo, de modernização, adaptação a novas tecnologias, abertura a parcerias e o ressurgimento em um novo local.

O museu TAM – ASAS DE UM SONHO, Estrela da América Latina, como disse o amigo José Pardo, diretor do Museu Fenix da Colômbia, permanecerá em nossas lembranças, na época do seu funcionamento em São Carlos. Mas, agora, faremos com que ele renasça unicamente como o museu Asas de um Sonho, contando com o apoio da TAM e o patrocínio de outras companhias do setor aéreo e empresas dos mais variados segmentos.

O recesso do museu já estava anteriormente previsto, tendo em vista os nossos planos de mudança estrutural. Quis o destino que uma conjuntura de receita em queda e custos em alta em todo o setor aéreo precipitasse a suspensão das atividades do museu e a discussão estratégica sobre sua modernização e sua mudança de local.

Este período de materialização do nosso sonho foi e será para sempre uma grata experiência e uma doce lembrança para todos nós. Vi muitas vezes no seu interior velhos pilotos chorando de emoção e animados casais dançando as alegres músicas que ali eram tocadas, herança honrosa que tive, quando crescia ouvindo meu pai tocá-las em seu acordeon.

E o que dizer das crianças, estudantes, amantes da aviação, curiosos e pessoas comuns, que, ao primeiro contato com o museu, ficavam estarrecidas ante a tamanha surpresa em encontrar ali, ao toque de suas mãos, o mundo mágico da aviação em tão valioso e impecável acervo, restaurado nos seus mínimos detalhes por verdadeiros artesãos, um misto de relojoeiros, mecânicos, pintores, marceneiros e ferreiros, que conosco compartilhavam inúmeras alegrias, e que por ora se interrompem.

Nunca, jamais registramos nenhuma manifestação sequer de contrariedade ou desacordo com o acervo ou a sua própria museografia. Ao contrário, foram milhares de manifestações de elogios, e centenas delas oriundas do exterior. Às vezes, no silêncio do museu, não acreditava que pudemos montar tão significativo instituto de preservação.

Já há tempo, contudo, achava que seria necessária a repaginação de todo o projeto, incluindo a parte arquitetônica, uma atualização tecnológica que permitiria instalar modernos simuladores de voo, a maior integração com a internet tendo em vista a importância da democratização do museu através da rede e uma definição das fontes de custeio.

Em um ambiente de recessão nossa companhia aérea não podia manter o patrocínio nos mesmos termos anteriores. E nem poderia ser de outro modo, porque tirar dinheiro do seu caixa para subsidiar o museu seria mesmo uma afronta aos seus credores e/ou acionistas!

O museu é o décimo do país em importância segundo o TripAdvisor, e todos nós sabemos que a maioria esmagadora dos mais importantes museus do mundo somente sobrevive através de doações, sejam particulares, de empresas ou do governo. Nós tivemos, sim, auxílio do Governo Federal através destes programas de fomento à cultura para a sua montagem inicial, para sua subsistência e por ele agradecemos. Contudo, tempos depois nós não conseguimos mais captar estes recursos de renúncia fiscal do governo federal, mais conhecido como Lei Rouanet.

A exemplo do meu irmão, que já não está mais entre nós há quase 15 anos, nunca suportei ver uma aeronave abandonada e para mim, que desde o início dos anos 90 corro atrás delas para devolver-lhe a sua dignidade e exibi-las no museu, suportar este momento de paralisação é extremamente difícil.

No entanto, o nosso museu renascerá mais forte, com uma nova localização e totalmente modernizado. "Infelizmente, a nossa cidade ficou pequena para o museu", como disse o amigo e prefeito de São Carlos, Paulo Otomano.

A sua transferência é um grande desafio, um trabalho enorme e dispendioso, uma operação de logística gigantesca prevista para até cinco anos. Nesse ínterim, o museu ficará fechado com suas aeronaves protegidas, e seus motores inibidos no mesmo local onde se encontram.

Juntos com nossos inúmeros mecenas que com suas ações aumentaram significativamente o nosso acervo (aeronaves, planadores, uma quantidade enorme de documentos, manuais de aeronaves, revistas e objetos e que ainda não estão expostos) reafirmamos a nossa confiança no sucesso do projeto.

Agradecemos aos amigos que participaram das atividades do museu; a todos aqueles que nos honraram com suas manifestações de carinho e especialmente aos nossos colaboradores que ao longo do tempo se transformaram em uma grande família. Tenho certeza que brevemente estaremos convocando-os a retornarem às suas antigas funções.

Com a força dos mesmos amigos que nos ajudaram a montar o museu há mais de 10 anos e com outros que se juntarão a este grupo, reabriremos o museu na grande São Paulo, que é a cidade da sua verdadeira vocação.

São Paulo, 2 de fevereiro de 2016

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zardox Mensagens: 11619
Ter Fev 02, 2016 2:30 pm
Podiam ver com o pessoal da Prefeitura daqui do Rio de Janeiro se não querem fazer uma união com o Museu Aeroespacial, que fica aqui no Campos dos Afonsos...
A região aqui é IMENSA.. tem área para todos os lados.. muitos quartéis da Aeronáutica/Exército...
E a prefeitura daqui ia amar fazer mais uma obra.. como eles gostam de fazer obra.. ficam muito felizes (ah, os empreiteiros tb)...
A coisa parece brincadeira mas é séria.. já que o Campo da Marte e a Prefeitura aí estão brigando por espaço, manda pra cá..

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zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 03, 2016 8:09 am
Lá nos EUA a coisa é diferente...
Pegaram o primeiro avião 727 que foi construído e fizeram a reconstrução dele...agora ele vai para um museu:

http://www.usatoday.com/story/travel/flights/todayinthesky/2016/03/02/worlds-first-727-makes-final-flight-after-25-year-restoration/81244946/" onclick="window.open(this.href);return false;

Povo que se orgulha do seu passado, constrói a ponte para o futuro...

Nunca me esqueço o dia em que fui ao Centro Espacial Kennedy... desde criança eu sonhava em ver as naves aeroespaciais de perto... na década de 60/70, eu recebia muito, mas muito material de divulgação da NASA...era minha diversão, chegar do colégio e ir direto na caixa de correio ver se tinha carta para mim..
O passeio no Centro Espacial foi maravilhoso... mas depois, me deu uma baita tristeza, quando eu vi que o meu país, o Brasil, nunca vai chegar onde eles chegaram na década de 60...
Talvez se privatizassem o programa espacial brasileiro e dessem para os Fogos Caramuru tomarem conta, o país daria menos vexames....

Zahlouth Mensagens: 1667
Sex Mar 04, 2016 10:51 am
Tudo com dinheiro da iniciativa privada.
No Brasil, o lucro das empresas é privado, só beneficia seus donos, já nos prejuízos são socializados, todos pagam.
Quero no ver no Brasil uma empresa privada de grande porte estar mal financeiramente e seus donos também. As pessoas jurídicas reclamam, mas as pessoas físicas donas das PJs sempre ficam bem.

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zardox Mensagens: 11619
Sex Mar 04, 2016 11:03 am
Zahlouth...
Você leu que os caras demoraram 25 anos para recuperar esta aeronave ??? Impressionante... um projeto destes durar 25 anos e eles não desistirem....
Com relação a empresas explodirem e o PF não ir tb.. não é a toa que nós somos o maior produtor de suco de laranja...
Como tem "laranja" por aqui...na hora que a coisa vai estourar, são eles que são espremidos.. mas, como não tem "suco" (patrimônio), fica tudo na mesma..
Este procedimento tem o pomposo nome de "blindagem patrimonial".. e tem muito escritório por aí, faturando horrores ensinando com fazer...





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