Benedito Calixto: um verdadeiro museu ao ar livre em São Paulo

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de São Paulo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jul 09, 2016 9:52 am
Benedito Calixto: um verdadeiro museu ao ar livre em São Paulo

Imagem

Quanta história já passou pela Benedito Calixto! Desde 1987, a feira de arte, cultura e lazer que acontece aos sábados atrai um público bem heterogêneo para esta praça, no coração de Pinheiros.

Por lá estão os curiosos ou quem a visita apenas para compras, afinal, são itens para todos os gostos e bolsos. Quer um jogo de talheres de prata da década de 40 que reluz? Você encontra. Um castiçal antigo e imponente? Você encontra. Encontra brinquedos antigos, óculos, joias, relógios, móveis, prataria, ouro, lustres, roupas estilo brechó e novas, artesanato e muito mais! São tantos itens, mas tantos, que a feira já comporta mais de 300 expositores.

“As mulheres ricas adoram comprar o que brilha”, conta Renata Monte, que está na Benedito há oito anos. Para ela, o ideal seria se todos pudessem levar também na sacola uma bela dose de conhecimento e cultura. Na barraca da Renata estão desde máquinas fotográficas das mais diversas tecnologias e idades até um anjo de uma capela que era parte de uma fazenda em São José do Rio Preto. “Isso não é sobre religião, é sobre arte”. O anjo é um dos itens mais caros que ela tem disponível: R$550,00.

Na vizinha, fica um casal chileno. Mirela Meyer veio de Santiago para o Brasil acompanhar o marido e o forte deles é a venda de pratos antigos. Hector Virela era um colecionador e resolveu transformar o hobby em profissão. “Temos pratos dos séculos 18 e 19 que são avaliados pelo tempo e história”, explica.

Para quem quer ir além da decoração, vale um papo com as pessoas que há anos ganham a vida na praça. Assim como o chileno Hector, tem tanta gente que gosta de compartilhar conhecimentos sobre o passado! Na Benedito Calixto, muitos pais colocam os filhos em contato com a história além dos livros. A feira conta com expositores que vendem, por exemplo, artigos das guerras mundiais, como capacetes e uniforme usados pelos combatentes.

Veja fotos de alguns dos achamos que encontramos por lá:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E se durante esta viagem ao passado der fome, em volta estão restaurantes bacanas típicos ou contemporâneos. Para refeições rápidas, há deliciosas barracas de comida: pastéis premiados pela crítica gastronômica, acarajés e até cardápio vegano.

O passeio é recomendado para moradores e turistas.

Boas compras!

Texto e fotos: Daniela Scatolin.

E você, conhece a Benedito Calixto? Fez compras? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Adriana Mensagens: 2231
Seg Jul 11, 2016 6:13 am
Por incrível que pareça, já estive tantas vezes em São Paulo e nunca fui.
Quem sabe consigo encaixar um dia.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Jul 12, 2016 11:35 am
Esse passeio lembra muito o que fazemos em Buenos Aires para ir à feirinha de San Telmo. Adoro feirinhas assim. Próxima vez que for a SP quem sabe eu consiga ir.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Dom Jul 24, 2016 6:50 pm
Que legal! Não conhecia esse lugar! Como pode?
Adoro feirinhas como essa e sou capaz de ficar horas em um lugar desses (mas sem meu marido! Pq ele odeia! rs).

Muito boa essa dica! Certamente irei em na minha próxima ida à SP!





Booking.com

Voltar para “São Paulo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio