Museu da TAM: Asas de um sonho

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de São Paulo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Mar 03, 2013 8:47 pm
Museu da TAM: Asas de um sonho

Imagem

Site: http://www.museutam.com.br

Se você gosta de aviação, seja como hobbie, profissão ou simplesmente quer conhecer um pouco mais sobre a arte de voar, o Museu da TAM em São Carlos é um excelente espaço para conhecer a história da aviação, curiosidades e a ver uma vasta variedade de aviões cíveis, militares e réplicas em exposição.

O Falando de Viagem é o convidado do museu para explorar seu acervo e conta como é essa experiência. Prontos?

Tudo começa por “Um Voo Pela História”: nesta seção do museu encontra-se um pouco sobre a história da aviação no Brasil e no mundo, onde você irá encontrar vídeos, imagens, documentos e diversas maquetes. Veja algumas delas:

Imagem

Maquete do Zeppelin Hindenburg.
Imagem

Tupolev Tu-144, ou simplesmente, o “Concorde da União Soviética”.

Após essa seção, entramos em uma pequena sala onde é apresentado um vídeo de dois minutos com um pouco da história da TAM e do museu, que foi idealizado pelo irmãos Rolim Amaro (Comandante Rolim) e João Amaro. Atualmente é o maior museu de aviação mantido por uma companhia aérea no mundo, com mais de 20.000 m2 de área.

Agora chegou a hora mais divertida da visita, ver a coleção de aviões do museu. Basta andar alguns passos e você encontra uma réplica do 14-Bis.

Imagem

Você também encontra uma réplica do São Paulo, o primeiro avião construído na América do Sul.

Imagem

Esses aviões estão na história lá pela década de 1900 até 1910. Avançamos para 1920, onde encontramos Curtiss-Robin C2. Este avião foi bem popular na época e veio com a proposta de ser um “avião de passeio” e podia acomodar até três pessoas.

Imagem

Avançando um pouco mais encontramos um Constellation da Panair, assim como, uma pequena exposição com uniformes e objetos da chamada “era de ouro da aviação”.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora, passamos um pouco pela história da própria TAM, como este EMB-110 ou simplesmente o “Bandeco”.

Imagem

Também temos o Fokker-27.

Imagem

E finalmente o aposentado Fokker-100, aberto para visitação.

Imagem

Imagem

No museu também encontramos diversas aeronaves militares que foram usadas pela nossa Força Aérea e por outras, como dos Estados Unidos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Um pequeno canto guarda o chamado “Corrosion Corner”, que mostra o trabalho de restauro de algumas aeronaves que chegam ao museu.

Precisa levar as crianças? Sem problemas, o museu tem o espaço TAM Kids, que permite que seu filho brinque e se divirta.

Você também irá encontrar um espaço dedicado ao comandante Rolim Amaro, contando a suas histórias como piloto, empresário e pessoais.

Uma pequena exposição conta sobre os uniformes utilizados em diversas companhias aéreas pelo mundo, como esse da década de 70 pela TWA.

Imagem

Por fim, chegamos a uma seção dedicada aos motores, onde encontramos este “motorzinho” de um 747.

Imagem

Em duas horas é possível visitar o acervo com atenção e tirar boas fotos. Caso você fique com fome ou sede, dentro do museu existe uma pequena lanchonete com bebidas, café, lanches e salgados.

O museu conta com visitas monitoradas. Ao sair você pode passar pela loja do museu e comprar alguns souvenirs para levar.

A visita é muito interessante e permite uma imersão na arte de voar.

O museu localiza-se na Rodovia SP 138 (Eng. Thales de Lorena Peixoto Júnior) no Km 249,5 no bairro da Água Vermelha em São Carlos. Para quem está em São Paulo, são cerca de 250 quilômetros. Caso você queira (e possa) é possível pousar no aeroporto de São Carlos e realizar sua visita.

O museu funciona de quarta a domingo, das 10 às 16:00. A última visita é aceita até às 15:00. Os valores dos ingressos são os seguintes:

• R$ 25,00 para adultos.
• R$ 12,50 para professores, estudantes, crianças entre 7 até 12 anos e adultos entre 60 e 65 anos.
• Gratuito para menores de 6 anos e idosos, acima de 65 anos.

Você também pode comprar sua entrada através do site: http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=MUSEUTAM13

Recomendamos a visita!

Texto e fotos: Vinícius Corrêa.

O Falando de Viagem visitou o museu a convite da TAM.

E você, conhece o Museu da TAM? Gostou das aeronaves? Recomenda a visita? Conte para nós a sua experiência!


Imagem
ImagemImagemImagemImagem

ironfire Mensagens: 2186
Dom Mar 03, 2013 9:03 pm
Eu peguei um ódio tão grande da TAM/Multiplus que não entraria nem se fosse na faixa.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mar 03, 2013 9:09 pm
É preciso separar as coisas, ironfire. No ar a TAM é excelente.
Além disto, no museu, a história não é apenas da TAM. Acho interessante a visita.

Nishan Mensagens: 1627
Dom Mar 03, 2013 9:30 pm
Pretendo ir a este museu o quanto antes.

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Seg Mar 04, 2013 1:02 pm
Uma curiosidade, eu trabalhei na primeira fase do Museu, isso em 2006/2007, depois ele fechou para duplicação, e acabei não indo mais, e não trabalhamos mais juntos.

Primeiro é bom que se diga que o Museu sempre foi um sonho pessoal do Cmte. Rolim e do seu irmão também Cmte. João Amaro. Trabalhei com o Sr. João, uma pessoa que todos deveriam conhecer: humilde, sincero, amigo, um cara exemplar.

As aeronaves foram restauradas a custos milionários, e diga-se, todas tem condições de vôo e recebem manutenção no museu.

É o maior museu aeronautico privado do mundo! E fica dentro do centro de manutenção. No fundo do museu existia um espaço onde você poderia acompanhar o trabalho de manutenção no hangar ao lado.

Se puder ir em um dia de festa, melhor ainda, sempre haverá apresentações. Se for de avião privado, melhor ainda! No Campo de Marte tem como programar um passeio como este!


Recomendo muito!!

bizRG Mensagens: 444
Qua Mar 06, 2013 12:12 am
Gobbato,

O setor de manutenção continua lá no fundo do museu. Só achei ruim para tirar, mas, no dia estavam fazendo a manutenção de um A330, dois A320 e um Fokker-100 da Mais.


G3 - Diamante / A3 - Gold / AD - Sapphire

Imagem
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Mar 06, 2013 12:55 am
Mas eram permitidas fotos pelo menos ?
Semana passada estive na Boeing em Everett ( mais fácil dizer que era subúrbio de Seattle ) e não eram permidas fotos da linha de montagem .
O guia alegou que não era por uma questão de segredos industriais mas sim para evitar acidentes , com alguém que se concentrasse demais na foto e tropeçasse em algo . Acredite se quiser

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Qua Mar 06, 2013 2:31 am
Sim Fabio, eram permitidas, eu tenho algumas se quiser (não sei postar direito fotos aqui).

O Museu são dois hangares, e no hangar que faz vizinhança com o fundo do Museu, havia uma espécie de aquário literalmente, e vc podia ficar ali o tempo que quisesse e tirar fotos sem problema. Resta confirmar se mantiveram.

Não havia tamanho rigor na época, já cheguei a levar cliente do museu para sacar dinheiro em um caixa eletrônico dentro do hangar de manutenção, sem problemas...

PS: Meu sonho é ir à Boeing!!!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Mar 06, 2013 2:52 am
Momento descontração , com o perdão do Gabriel : Gobbato, meu sonho é a Sabrina Boing Boing :lol:





Booking.com

Voltar para “São Paulo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio