Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
 
 Título: 10 atrações para visitar em Vitória e Vila Velha
Mensagem não lidaEnviado: Qui Abr 26, 2018 9:20 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 17656
Administrador
10 atrações para visitar em Vitória e Vila Velha

Imagem

Vitória é a capital capixaba e uma cidade que vem crescendo e atraindo cada vez mais turistas que desejam desbravar as belezas da terceira capital mais antiga do país. Não há como falar de Vitória e não falar da sua vizinha Vila Velha. Não há como conhecer Vitória e não conhecer Vila Velha. Juntas, formam a dobradinha mais famosa do Espírito Santo. Apenas as pontes e 3,3 quilômetros separam as cidades, que são indissociáveis. É comum, inclusive, as pessoas morarem em uma cidade e trabalharem na outra. Ou irem apenas almoçar, jantar, passear ou simplesmente irem ao cinema no outro lado da ponte.

Para facilitar a vida dos moradores e turistas, Vitória é uma das mais novas rotas da Avianca Brasil, com duas frequências diárias para o destino saindo e retornando do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Uma ótima opção que conecta a capital capixaba com São Paulo e muitas outras conexões. Isso sem falar no conforto da aeronave A320 e na qualidade do serviço de bordo da companhia aérea.

Leia também:
- Avianca Brasil estreia operações em Vitória com dois voos diários
- Novo Aeroporto de Vitória: o que mudou?

Quer saber o que fazer em Vitória e Vila Velha? Nós vamos lhe ajudar!

Vitória

- Praia de Camburi

Como toda capital litorânea, pegar praia é a primeira coisa que vem à cabeça, certo? Em Vitória, não espere por uma orla com praias maravilhosas. Ainda assim, vale a pena conhecê-las, pois o passeio é muito agradável. Camburi é a mais extensa, com 6 quilômetros, e a mais famosa e movimentada de Vitória. Você poderá fazer exercícios no calçadão, que é bem largo e ideal para quem deseja praticar esportes como corrida, pedalar, skate, patins. Existe uma boa infraestrutura de quiosques também. A faixa de área é extensa e o mar é bem calmo, mas não muito atraente para mergulho. Você certamente não verá muitas pessoas aproveitando um dia de praia por lá.

Aproveite para esticar o programa e conhecer também a Praia do Canto, Curva da Jurema, Ilha do Frade e Ilha do Boi, que possui duas pequenas praias que são bem atraentes e costumam lotar nos finais de semana. Vale a pena a visita!

- Cidade Alta (centro histórico)

Vitória é uma cidade muito antiga, fundada na época colonial, no ano de 1551. Seu centro histórico é mais antigo que o de Ouro Preto e o de São Paulo, por exemplo. Ou seja, dá para imaginar que história para contar não falta por lá, né? A prefeitura da cidade preza muito pela divulgação dos seus monumentos históricos e culturais, oferecendo o serviço de passeios guiados em alguns dos monumentos da região central.

Uma visita imperdível é na bela Catedral Metropolitana de Vitória, construída em 50 anos, entre os anos 1920 e 1970 em estilo neogótico. Linda e imponente por fora e, como destaque interno estão, os belos vitrais nas paredes.

- Curtir o agito dos bares do Triângulo das Bermudas

No bairro da Praia do Canto está localizado o famoso complexo gastronômico de bares e restaurantes conhecido como Triângulo das Bermudas. Lugar bem descontraído, frequentado por muitos jovens e pessoas descoladas que desejam ficar ali tomando uma cerveja, drink, comendo petiscos e batendo papo. São várias opções de estabelecimentos, para todos os gostos e bolsos. Lá fica inclusive o famoso restaurante Pirão, que serve uma moqueca capixaba muito boa. Ir à noite para o local é um típico programa de jovens capixabas.

- Paneleiras em Goibaeira

Dizem por aí que não existe moqueca capixaba que não seja feita nas panelas de barro. Se for feita de outra forma, não é moqueca, é peixada. Ou seja, uma vez apresentado à moqueca, é hora de conhecer a produção da sua principal matéria-prima.

O famoso bairro das Goiabeiras virou atração turística na capital capixaba. Na Associação das Paneleiras, pode-se conhecer todo o processo de confecção do tradicional utensílio, que é a maior manifestação do artesanato capixaba. Há mais de 400 anos a tradição é passada na família, de mãe para filha, e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Vale a pena comprar uma peça. Uma recordação útil, saborosa e tradicional de Vitória.

Vila Velha

- Convento da Penha

É o ponto turístico mais famoso de todo o Espírito Santo pela sua importância histórico-cultural e belezas dos arredores, e é onde se tem uma das vistas mais bonitas de Vitória e Vila Velha. Ele foi fundado no ano de 1558 e ainda preserva as características arquitetônicas do período colonial do Brasil. É um lugar de oração, agradecimentos dos capixabas e também dos turistas que, independente da religião, sempre visitam o convento. Ele está localizado no alto de um morro, no bairro da Prainha, pertinho do mar e cercado pela mata atlântica preservada.

- Farol Santa Luzia e Praia Secreta

Você não precisa de muito tempo para visitar o Farol Santa Luzia, mas a linda vista pode lhe render suspiros, momentos de contemplação e belas fotos. A vista privilegiada é para Baía de Vitória, com sua imensidão de mar. O farol é uma torre com 12 metros de altura, feita de placas metálicas trazidas da Escócia em 1870. A construção foi inaugurada em 1871, na Ponta de Santa Luzia, entrada principal do canal de acesso a Vitória.

Do ladinho do farol está a Praia Secreta, uma pequena praia que foi descoberta recentemente, e onde fizeram literalmente uma porta que dá acesso ao paraíso. Apesar de pequena, a praia é belíssima e vale a visita.

- Morro do Moreno

Essa dica é para os aventureiros e amantes da natureza. Arriscamos dizer que Morro do Moreno possui a vista mais bonita do Espírito Santo: 360 graus onde é possível observar Vila Velha, Vitória e da imensidão do mar.

O morro possui 184 metros e uma localização estratégica. Antigamente era usado como posto de observação e assegurava a defesa dos imigrantes durante o período de colonização do Espírito Santo. Posteriormente, foi usado para sinalização de navios na entrada da Baía de Vitória, e atualmente muitas pessoas fazem trilhas para observar a linda vista, saltam de parapente e asa-delta, e fazem escaladas. É possível subir a pé ou em um veículo com tração 4x4.

- Praia da Costa

Considerada a melhor praia de Vila Velha, a Praia da Costa é a que mais recebe turistas no Espírito Santo, além de ser também a queridinha dos moradores e capixabas no geral. O seu principal atrativo é sua boa infraestrutura com uma orla com vários bares, restaurantes, quiosques, barracas para aluguel de guarda-sol e cadeiras de praia e muitos vendedores ambulantes. A faixa de areia é extensa e o mar é mais convidativo que nas demais praias de Vitória, por exemplo.

- Fábrica da Garoto

A marca Garoto é uma das mais famosas e tradicionais do Brasil quando o assunto é chocolate. E a fábrica deles fica em Vila Velha, onde os turistas podem fazer uma visita guiada e conhecer todas as etapas de produção, desde o início, até a embalagem final, com direito a degustações! Além disso, há um museu no local, contando a história do chocolate e da empresa e uma linda lojinha onde é possível comprar doces, chocolates e artigos da marca - a visita na loja não precisa ser agendada.

O Chocotour, como é chamado o passeio, ocorre de segunda à sexta das 9h às 15h, sempre com agendamento antecipado pelo site. Só lembrando que é preciso ficar atento as regras que precisam ser seguidas para manter a segurança e higiene da fábrica.

E por fim, mas não menos importante, nossa última dica é algo que temos de sobra nas duas cidades:

- Deliciar-se com a incrível gastronomia capixaba

A gastronomia capixaba é muito rica, saborosa e acaba sendo um dos grandes atrativos turísticos de uma viagem pelo Espírito Santo. Afinal de contas, quem nunca ouviu falar da famosa moqueca capixaba, torta capixaba e em outros deliciosos pratos feitos nas tradicionais panelas de barro e com temperos marcantes? Peixes e frutos do mar são o forte da região e vale a pena escolher um bom lugar para delicia-se com as maravilhosas e tradicionais receitas.

Leia também: 10 ótimos restaurantes para comer bem em Vitória e Vila Velha.

Boa viagem!

Texto: Juliana Magalhães.
Foto: divulgação.

O Falando de Viagem viajou para Vitória a convite da Avianca Brasil, com apoio da Secretaria de Turismo do Espírito Santo.

E você, conhece Vitória? E Vila Velha? O que fez por lá? Tem outras dicas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Confira também as matérias do FDV no Portal R7: https://fdv.im/FDVPortalR7



 Título: Re: 10 atrações para visitar em Vitória e Vila Velha
Mensagem não lidaEnviado: Qui Abr 26, 2018 12:34 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 11178
No photos????
Snif...


 Título: Re: 10 atrações para visitar em Vitória e Vila Velha
Mensagem não lidaEnviado: Sex Abr 27, 2018 9:27 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 34353
Lembro da Fábrica da Garoto de quando era criança. Muito legal!

_________________
http://fdv.im/GabrielDias


 Título: Re: 10 atrações para visitar em Vitória e Vila Velha
Mensagem não lidaEnviado: Sex Abr 27, 2018 9:27 am 
Mensagens: 409
Única vez que estive lá (a long time ago), fiquei hospedado em Vila Velha, bem próximo à Praia da Costa.


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
10 ótimos restaurantes para comer bem em Vitória e Vila Velha

em Espírito Santo

Última mensagem Ter Abr 24, 2018 10:56 am JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

1

Novo Aeroporto de Vitória: o que mudou?

em Aeroportos

Última mensagem Qui Mai 17, 2018 9:29 am emmanuelkalispera Ver última mensagem

 

9

Avianca Brasil estreia operações em Vitória com dois voos diários

em Notícias

Última mensagem Ter Abr 17, 2018 6:04 pm Ajudante Ver última mensagem

 

4

Avianca Brasil anuncia vendas de voos entre Guarulhos (SP) e Vitória (ES)

em Notícias

Última mensagem Dom Mai 06, 2018 6:12 pm Ajudante Ver última mensagem

 

2

Sheraton Vitória Hotel | Ótima opção de hospedagem na capital do Espírito Santo

em Espírito Santo

Última mensagem Qui Mai 03, 2018 3:06 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

1

 



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante