Fábrica Garoto: uma atração imperdível em Vila Velha

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Espírito Santo.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Dez 10, 2018 9:27 am
[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto1.jpg]Fábrica da Garoto em Vila Velha, no Espírito Santo

Vila Velha é uma cidade localizada no Espírito Santo, localizada ao lado de Vitória. A proximidade com a capital é tamanha que grande parte da população da região trabalha em Vitória e mora em Vila Velha, sendo que o acesso entre as cidades é realizado por diversas pontes, sendo a mais importante a 3ª Ponte, inaugurada em 1989, se atualmente a quinta maior em extensão do Brasil.

Uma das maiores atrações do estado é a Fábrica de Chocolates Garoto, localizada em Vila Velha, e que em 2019 irá completar 90 anos de existência. O nome original era fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia, cujos produtos eram vendidos por garotos nas ruas e bondes da região. Com a expansão dos negócios, surgiu a necessidade de se adotar uma marca de maior projeção, e em homenagem às suas origens optou-se pelo nome Garoto, utilizado até os dias atuais.

Leia também: 10 atrações para visitar em Vitória e Vila Velha

Em 2002, a Garoto foi adquirida pela multinacional Nestlé, que assumiu os negócios, mas manteve inalterada a tradição da Garoto de produzir produtos de alta qualidade, mas ao mesmo tempo acessíveis a toda população. Atualmente, 100% do cacau utilizado vem de fornecedores brasileiros e a meta é que em breve todo o produto tenha origem em fazendas sustentáveis. Além disso, as receitas dos chocolates, mesmo os mais tradicionais como Batom e o Talento, passam por contínuas pesquisas com o objetivo de reduzir os níveis de açúcar, sem prejuízo do sabor.

Quem planeja visitar Vitória e Vila Velha deve incluir em seu roteiro um passeio à Fábrica de Chocolates Garoto, que oferece uma ampla gama de opções de lazer para toda a família, que vão desde um tour na área industrial, passando pela loja totalmente renovada e finalizando no museu. Curiosamente, fizemos essa mesma visita há 25 anos, e nos lembramos com muito carinho daquele dia. Este retorno em 2018, além da nostalgia envolvida, nos permitiu verificar como as atrações se adaptaram aos tempos modernos.

Leia também: 10 ótimos restaurantes para comer bem em Vitória e Vila Velha

Visita à Fábrica

O denominado Chocotur acontece de segunda-feira à sexta-feira das 9:00 às 15:00, e aos sábados das 9:00 às 10:30, ao custo de 25 reais por pessoa. Nossa recomendação é realizar o agendamento com antecedência no próprio site da Garoto, pois são poucos horários e todos muito concorridos.

Eventualmente, são divulgados horários especiais para os domingos, feriados e alta temporada, sendo necessário entrar em contato direto no e-mail [email protected] para obter mais informações.

Logo no início do Chocotur somos orientados acerca das regras de segurança, pois apesar de todos os cuidados adotados, o passeio ocorre em uma área industrial em pleno funcionamento. Recebemos também vestimentas especiais para evitar qualquer contaminação entre as nossas roupas e o ambiente de produção, assim como fones de ouvido que permitem acompanhar as explicações, apesar do barulho das máquinas.

Normalmente, não é permitido tirar fotos do ambiente, tanto para preservar segredos industriais, como também evitar que os visitantes se distraiam e inadvertidamente se coloquem em situação de risco. Na nossa visita, no entanto, fomos excepcionalmente autorizados a tirar fotos com o celular, e por isso trazemos algumas imagens exclusivas de dentro da fábrica.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto2.jpg]Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto4.jpg]Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto5.jpg]Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto6.jpg]Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto7.jpg]Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES

Como pudemos observar, a produção é predominantemente mecanizada, com intervenção humana em pontos específicos, tais como controle de qualidade, manuseio dos insumos e manutenção dos equipamentos. Cada linha de produção é dedicada a diversas variações de um mesmo produto. Por exemplo, durante 2 ou 3 dias são produzidas barras do chocolate Talento Amêndoas e Passas, sendo que após esse período as máquinas são limpas e higienizadas, para dar início à fabricação do Talento Recheado Cookies e Cream, e assim sucessivamente.

O passeio em si é muito interessante, pois podemos acompanhar a produção de alguns dos deliciosos produtos da Garoto e ao final temos a oportunidade de degustar alguns chocolates, para em seguida retornar para a entrada do complexo.

Loja de Chocolates

Logo na entrada da fábrica está a famosa loja de chocolates, aberta de segunda-feira à sexta-feira das 9:00 às 17:00, e aos sábados das 9:00 às 14:00. Antecipando as celebrações dos 90 anos da Garoto em 2019, a loja passou por uma ampla reforma, que criou um ambiente moderno e aconchegante e uma vez lá dentro, todos voltamos a ser crianças, e a vontade é de trazer um pouco de tudo dentro da mala.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto10.jpg]Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto11.jpg]Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto12.jpg]Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto14.jpg]Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES[/pic]

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto16.jpg]Loja da Fábrica da Garoto em Vila Velha/ES[/pic]

Os preços não são muito menores do que aqueles praticados nos grandes varejistas, mas mesmo assim a visita vale muito a pena, pois temos acesso a embalagens exclusivas, sendo possível encontrar toda a gama de produtos da Garoto, inclusive os lançamentos mais recentes, como é o caso do Talento Dark, um chocolate diferenciado com alta concentração de cacau e que se destaca pelo sabor marcante.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto19.jpg]Talento Dark

Algo que gostamos muito foi a possibilidade de montarmos a icônica caixa de chocolates Garoto com os produtos da nossa preferência, sendo a cobrança feita de acordo como peso.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto20.jpg]A caixa de bombom perfeita

Outra coisa que gostamos muito foi da decoração, com especial destaque para a linda árvore na entrada, que simboliza a sinergia entre a Garoto e a árvore de cacau.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto22.jpg]A linda árvore na entrada

Dentro da loja está a Chocolateria, que somente abre em data ocasionais durante a alta temporada, para grupos agendados com antecedência. Trata-se de um espaço você pode produzir o seu próprio chocolate, com o acompanhamento de profissionais. Uma brincadeira muito divertida, que insere todos no delicioso mundo da Garoto. Na nossa opinião, visitar a loja é um passeio imperdível, e que deve ser incluído em todos os roteiros de viagem.

Museu

O museu funciona de segunda-feira à sexta-feira das 9:00 às 16:00 e aos sábados das 9:00 às 13:00. O ingresso custa 5 reais por pessoa. A estrutura em si é bem compacta, sendo possível conhecer tudo em menos de 30 minutos.

No ano passado foi inaugurada uma expansão, que acrescentou 2 novas salas ao museu, abordando especificamente o cacau e sua importância dentro do processo produtivo. O local ficou muito bonito e interativo, sendo possível inclusive tocar em sementes de cacau.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto24.jpg]Museu da Fábrica da Garoto

A melhor parte está no final, onde está um acervo histórico único da Garoto, com alguns dos produtos mais famosos. É uma experiência exclusiva onde podermos ver ao vivo alguns dos chocolates e balas que fizeram parte da nossa infância e que ainda hoje fazem a alegria dos nossos filhos.

Normalmente, não é permitido tirar fotos da área interna do museu, mas durante a nossa visita fomos autorizados, e por isso trazemos algumas fotos para que vocês também façam, juntos conosco, uma pequena viagem no tempo, rumo às origens da Garoto.

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto25.jpg]Museu da Fábrica da Garoto

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto26.jpg]Museu da Fábrica da Garoto

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto27.jpg]Museu da Fábrica da Garoto

[https://www.falandodeviagem.com.br/imagens20/fabricagaroto28.jpg]Museu da Fábrica da Garoto

Apesar de pequeno, achamos muito válida a experiência no museu, pois agrega cultura e conhecimento ao passeio e nos brinda com doces recordações do passado.

Como chegar

Você pode voar até Vitória com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 53 aeroportos brasileiros, sempre usando aeronaves Boeing 737. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para dar a liberdade ao turista de escolher as datas que preferir viajar.

Conclusão

Passaram-se 25 anos desde a nossa última visita ao complexo da Garoto e podemos afirmar que, como um bom vinho, toda a experiência se tornou ainda melhor e mais completa. A fábrica, com sua proposta moderna, nos insere no mundo do chocolate e mostra que com bons insumos e mão de obra qualificada é possível produzir produtos de altíssimo nível.

A loja é um verdadeiro deslumbre, sendo praticamente impossível sair de lá sem comprar nada. E o interessante é que não são apenas os deliciosos chocolates que chamam a atenção, mas também as embalagens diferenciadas e lindíssimas. O museu é a cereja do bolo, pois coroa com chave de ouro uma visita inesquecível.

Recomendamos muito esse passeio, para pessoas de todas as idades, pois é uma oportunidade única e inesquecível.

Texto e fotos: Hugo Medeiros.

E você, conhece a fábrica da Garoto? E a loja e o museu? Gostou? O que recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Dez 10, 2018 1:20 pm
Que incrível. Eu visitei essa fábrica também, mas deve ter uns 20 anos. Faz tempo, quando um tio meu morava em Vila Velha e fomos passar as férias lá. Tenho vontade de levar meu filho agora.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Dez 10, 2018 1:27 pm
O passeio é muito legal Gabriel. O Lipe vai amar, com certeza. Também fiquei com vontade de levar o Davi.

Avatar do usuário
VitorFonte Mensagens: 2942
Seg Dez 10, 2018 10:49 pm
Fui uma vez uns 15 anos atrás também. Passeio muito agradável. Deu vontade de retornar!

http://fdv.im/VitorFonte" onclick="window.open(this.href);return false;
Adriana Mensagens: 2231
Ter Dez 11, 2018 9:43 am
Eu visitei a fábrica há uns 20 anos atrás e foi muito legal, imagino que agora deve estar ainda mais interessante.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Dez 17, 2018 9:16 pm
Fui quando era pequena e amei - tenho lembranças maravilhosas. Recentemente só fui na loja da Garoto.





Booking.com

Voltar para “Espírito Santo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio