A fábrica de chocolates Garoto e o Convento da Penha são as atrações mais conhecidas de Vila Velha, no Espírito Santo. Ambas atrações podem ser conhecidas em um único dia, pois estão próximas entre si e não exigem muito tempo. Durante uma manhã é possível visitar a fábrica e conhecer a loja e o museu da Garoto. Depois, você almoça em um restaurante e continua o passeio após o almoço até o convento, que está apenas a 15 minutos de carro da fábrica.
Localizado em um penhasco a 154 metros de altura e cercado por resquícios da mata atlântica, o Convento da Penha foi inaugurado no século XVII e se destaca na paisagem da região como uma das mais belas construções. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e restaurado em 2011, tem acesso gratuito e em dias de menor movimento, como durante a semana, é possível deixar o carro no estacionamento interno do próprio complexo.
Aos finais de semana e feriados a entrada de veículos particulares é proibida, sendo necessário encarar uma íngreme subida a pé, ou então utilizar um serviço de van que leva até a área superior e depois retorna, ao custo de R$ 4,50 por pessoa para todo o percurso.
Vale destacar que a subida é exaustiva, sendo necessário um bom preparo físico, principalmente nos dias mais quentes. Por isso, a recomendação é contratar o transporte, ou realizar a visita durante a semana, pois o acesso é mais fácil e o local estará tranquilo, permitindo curtir melhor o passeio.
Após chegar ao estacionamento ainda é necessário enfrentar uma escadaria com mais de 100 degraus, mas não se assuste, pois com um pouco de calma esse desafio pode ser superado tanto por crianças como por adultos e idosos, já que existem algumas rampas e pontos de descanso pelo caminho.
Sugerimos apenas cuidado redobrado nos dias de chuva, pois as pedras podem se tornar escorregadias, sendo essencial um bom calçado com solado de borracha para minimizar riscos. Infelizmente, não há nenhum elevador que permita o acesso por pessoas com dificuldade de locomoção, mas mesmo assim a visita é válida, pois do estacionamento já é possível ter uma linda vista de Vitória e Vila Velha.
Na parte superior encontramos o convento em si, que é bonito, com alguns quadros imponentes, mas que não chega a deslumbrar. Se fosse somente pelo edifício, a visita não seria tão fascinante, mas lá do alto temos a oportunidade de nos deslumbrar com a linda paisagem, principalmente da 3º Ponte que liga Vitória e Vila Velha.
Não existe nenhuma lanchonete no local, por isso é essencial levar sua própria água e lanche. Com 20 ou 30 minutos é possível conhecer todas as áreas do convento e visitar os mirantes, sendo que o regresso pela escadaria é muito fácil e rápido.
Você pode voar até Vitória com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 53 aeroportos brasileiros, sempre usando aeronaves Boeing 737. Além de todas as opções de rotas nacionais que GOL oferece, a frequência dos voos também é muito boa, o que é algo essencial para dar a liberdade ao turista de escolher as datas que prefere viajar.
Conclusão
Visitar a fábrica da Garoto e o Convento da Penha em um único dia é uma ótima forma e otimizar o tempo e conhecer duas das mais famosas atrações do Espírito Santo. Vale lembrar que a Garoto fecha aos domingos e possui horário reduzido aos sábados, o que reforça a recomendação de que as visitas sejam realizadas durante a semana, mas não sendo possível, uma boa estratégia é ir à Fábrica da Garoto no sábado de manhã e à tarde ao convento, pois mesmo com um fluxo maior de visitantes, será possível concluir a visita de ambas as atrações no mesmo dia.