Dica: faça uma certidão de nascimento em miniatura para seu filho

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
capsj Mensagens: 2372
Ter Jan 20, 2015 11:35 am
Show......por isso disse que a dica era boa, mas não exatamente como substituição, mas como complementação.

Inclusive a dica da mini-certidão é ótima se a pessoa tem o RG (e deixa guardado em casa), pois, se perder a mini certidão, não gerará tanta dor de cabeça como se perder o RG, que tem um tempo de confecção maior, custos, tempo, etc......

Tenha certeza que com a captura das digitais dele, vocês estarão bem mais seguros, pois vocês terão um cadastro em um banco de dados nacional, que vale para a vida inteira.

ps. - concordo com o Rodrigo que muitas vezes caímos em enrascada por informações erradas de funcionários públicos despreparados. Não me espantaria se realmente o RG viesse com validade, mesmo isso não existindo na legislação.

Abração

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Ter Jan 20, 2015 11:44 am
Capsj tbm achei bem legal saber disso. Jamais me atentei a esse lance da impressão digital ser tão importante. A partir de quantos anos pode ser feito o RG?? Pois minha filha esta só com 11 meses.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jan 20, 2015 11:45 am
Em alguns países o documento de identidade possui validade. Salvo engano, na Argentina ele vale por 10 anos. No Uruguai acho que também é assim, mas não tenho certeza.

Eu acho razoável esse tipo de documento ter data de validade. Talvez 10 anos seja pouco, mas imagine um senhor de 70 anos mostrando RG tirado quando ele tinha 18.

Aliás, por falar em documento de identidade, já era hora de termos um documento nacional de identidade, né?

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/02/unificacao-de-documentos-no-brasil-fica-na-promessa.html" onclick="window.open(this.href);return false;

capsj Mensagens: 2372
Ter Jan 20, 2015 11:58 am
Como gosto muito do Falando de Viagem, do Baran, Rodrigo, etc, liguei para um colega papiloscopista e vou responder com propriedade.

O RG pode ser feito com 5 meses, 10 meses, 4 ou 5 anos....isso pouco importa. A impressão digital é a mesma e NUNCA muda.

O que ocorre é que, quando a criança é muito nova, torna-se difícil o funcionário colher adequadamente as digitais. Sendo assim, se o pai estiver "em cima do funcionário" pode ficar tranquilo que mesmo colhida tão jovem, não terá problema e servirá para um cadastro correto. Rodrigo e Baran, estão liberados para tirar imediatamente.

Ele inclusive falou que é muito triste, na rotina da Policia, pais que não fazem o RG e perdem a chance de identificar seu filho desaparecido.

Ele me deu um exemplo muito interessante. Se a criança tira o RG quando criança, no estado do Paraná e é raptada. Se tentarem tirar uma segunda vez a carteira, em São Paulo ou no Rio, vai aparecer o alerta que aquele cidadão já foi identificado uma vez (e, como os pais já terão dado conta do desaparecimento, constará uma anotação de desaparecido). Com isso, torna-se bem mais fácil "encontrar" a pessoa, pois, se ela estiver viva, em algum momento alguém irá tirar um documento para ela.

Se tiverem mais dúvidas repasso a ele para responder.

Abração

aabagge1 Mensagens: 527
Ter Jan 20, 2015 12:02 pm
prezados,

penso ser importante fazer o RG. pode-se complementarmente fazer a miniatura para portar em viagens.

https://www.tjpr.jus.br/noticias/-/asset_publisher/9jZB/content/id/4681758" onclick="window.open(this.href);return false;

""Hoje, quando uma criança desaparece, a família só tem a fotografia. A partir do momento em que a criança é identificada datiloscopicamente, o Sicride pode emitir alerta para o serviço de emissão de passaporte, Polícia Federal, portos, aeroportos e fronteiras secas e, se essa criança não sair do país, um dia ela fará a carteira de identidade e nós descobriremos onde ela está. A criança com RG tem mais chances de ser localizada do que aquela que tem só a certidão de nascimento. É uma ferramenta fundamental e o judiciário paranaense está cumprindo a Constituição, que preconiza que é dever do poder público dar proteção integral à criança e ao adolescente", ressaltou a coordenadora do Projeto, Desembargadora Lídia Maejima."


"Receita usará reconhecimento facial em aeroportos a partir de 2015"

http://www.valor.com.br/brasil/3709398/receita-usara-reconhecimento-facial-em-aeroportos-partir-de-2015" onclick="window.open(this.href);return false;

abs

capsj Mensagens: 2372
Ter Jan 20, 2015 12:03 pm
Baran, tem um projeto de lei para alterar a lei que mencionei para inserir validade na identidade.

Concordo que deva ter validade. É um absurdo um documento não ter validade, considerando ainda os problemas que já relatamos.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Jan 20, 2015 12:07 pm
Até uns 10 anos atrás, minha avó, que hoje tem 85 anos, usava um RG em cuja foto ela ainda tinha cabelos pretos (naturais).

Ela ainda tem sua primeira CNH, tirada na década de 40... mas essa já perdeu a validade faz um tempinho... :)

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Fev 24, 2015 8:41 am
Certidão em miniatura testada e aprovada!

Falta agora fazer o RG do Baran Jr. Tenho que tirar uma manhã para levá-lo a uma delegacia.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 24, 2015 9:49 am
Eu não consegui tirar. No cartório do meu filho não fazem.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jan 18, 2018 6:33 pm
Meu filho já tem RG, mas precisou viajar (voo doméstico) com os avós e a certidão de nascimento foi necessária pois só nela constam os nomes dos avós.





Booking.com

Voltar para “Informações para viagens”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio