Viagem tranquila é para viajante, não turista - Parte I

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
Celso Mensagens: 163
Ter Out 05, 2010 12:08 am
Viagem tranquila é para viajante, não turista - Parte I

Todos nós fazemos planos e mais planos para uma viagem internacional. Achamos que tudo será maravilhoso, entretanto quase nunca o brasileiro está preparado para a tormenta.

Vamos ver como prever e nos preparar das tragédias mais comuns.

1) Crie mais um e-mail em outro provedor gratuito (gmail, hotmail, ou yahoo, por exemplo), sendo ideal, se tiver possibilidade, de utilizar ao menos um provedor que não utilize os backbones da Embratel. Com isso durante, toda sua viagem você ficará acessível. Mesmo se um dos seus provedores sair do ar os documentos continuam acessíveis no outro e-mail. Assim, mesmo lá na Polinésia Francesa, você poderá enviar uma mensagem urgente. Caso não queira ser incomodado é só não abrir o seu e-mail.

2) Escaneie os passaportes (inclusive todos os visto válidos), somente a frente de seus cartões de crédito, frente e verso da sua cédula de identidade. Mande de um dos seus e-mails para o outro, mantendo assim cópia em ambos.

3) Todos os documentos enviados entre os e-mails devem ser retirados da caixa de entrada e colocado na pasta de rascunho.

4) Todas as reservas (carro, hotel, shows e etc.), documentos de viagem (bilhetes inclusive), roteiros, endereços eletrônicos de consulados, dados para ligações de emergência no destino, centrais de ajuda ao turista, número da central do seus cartões de crédito no destino (exemplo Visagateway), cartão do seguro de saúde com seus números de telefone em caso de emergência, devem ser enviados de um e-mail para o outro e realizado o passo 3. Imprima uma cópia de todas as reservas e leve na sua bagagem de mão.

4.1) Escolha o melhor assento e marque-o com antecedência. Conheça o SeatGuru.

4.2) A compra de moeda estrangeira deve respeitar a exigência de cada país, sendo inclusive critério de admissão em alguns casos. Ou seja, leve SEMPRE em espécie, o mínimo solicitado e compatível com o tempo de viagem, independente de você gastar nos cartões de crédito. Acesse tal informação no site da embaixada do país no Brasil. Leve sempre um pouco de trocado e muito miúdo, pois depois de aterrizar e no imenso terminal lhe der vontade de tomar um refrigerante e não tiver nota que a máquina aceite, poderá ter que andar 40 minutos como no LAX até ir a um terminal com lojas que façam troco. Evite levar notas de US$100 ou €100, pois são muito visadas e em muitos locais não conseguirá trocá-las.

Isto feito vamos lá!

5) No dia da viagem vá com imensa antecedência ao aeroporto, sabendo previamente qual o tempo médio naquele dia e horário entre onde você está e o aeroporto. Cuidado, pois alguns aeroportos são muito distante. Exemplo: quem pousa em Milão – Linate está no centro, mas Malpensa é longe (e bota longe nisso). Na cidade do México, dependendo do dia, horário, condições clímáticas, 5 horas pode ser o tempo de deslocamento entre downtown e o aeroporto. Bem, se no local há neve ou risco de nevar, enchentes no trajeto, aumente em muito o tempo de reserva. Grosseiramente uso a seguinte regra: tempo de deslocamento X 2 + antecedência exigida no check-in. Ou seja, se a empresa exige chegar com antecedência de 3 horas e meu deslocamento é de 2 horas do local até o aeroporto, saio de casa com 7 horas antes da decolagem. Nunca perdi um voo, mas já cheguei bem no limite do check-in e não foi uma vez só.

6) Cerfique-se exatamente do tempo necessário para o check-in do seu voo, pois isso varia de companhia para companhia. Na EL AL em GRU a antecedência solicitada é de 5 horas.

7) Se for ao aeroporto com seu carro, entre no site do estacionamento e copie o endereço eletrônico e mande ao seu e-mail. Na volta, se você perder o papelzinho com o número do telefone para chamar a van do transfer, fica uma loucura!

8) Identifique sua mala. Coloque etiqueta autoadesiva com todos os seus dados POR DENTRO DA MALA. No lado de fora coloque com identificador próprio todos os seus dados. Eu costumo colocar uma fita bem escandalosa laranja ou pink para que a mala fique chamando atenção na esteira e, ao vê-la, se algum esperto tentar pegá-la sei que é minha. Outra atitude infalível é no check-in pedir para adesivar FRÁGIL. Com isso sua mala fica destacada das demais.

9) Sua mala só deve ser feita por você! Tranque-a após arrumá-la, com chave para evitar surpresas e transtornos no check-in e no destino. Saiba detalhadamente as regras do que pode ser transportado como bagagem de mão, peso máximo, dimensões e et. (no site da empresa aérea sempre há esta informação) e conheça as mesmas condições para a bagagem despachada no porão (suas malas). Caso tenha dúvida que poderá ter excesso de bagagem na volta, informe-se previamente das tarifas para não trazer uma mala de guloseimas não tão deliciosas que da Espanha à São Paulo, um amigo pagou U$980 e só descobriu aqui o que era quando a esposa lhe mostrou. Antes de montar sua mala veja as previsões climáticas que atualmente são muito precisas: Weather.

10) Se planeja viajar com seu notebook no voo, veja se há tomada elétrica no seu assento (busque esta informação no site da empresa aérea). Veja aqui a diferença entre DC Power e AC Power.

11) Sapato folgado, roupa leve, dieta leve e muita hidratação durante o voo é desejável. Se for viajar em classe econômica, em voos longos, levante a cada 2 horas, evitando assim o Jet Leg.

12) Quer saber se seu voo sairá no horário? Estatísticas sobre os últimos dias do seu voo? Informações sobre o aeroporto? Veja aqui.

13) Check-in – Momento de cuidado! Informe-se se necessita confirmar o voo de volta, com que antecedência e em qual telefone no destino. Digamos que você fará a rota GRU-MIA-SDQ, indo à República Dominicana por Miami. Pela legislação americana você é obrigado e pegar sua mala e redespachá-la em Miami. Atente para não deixar sua bagagem numa conexão. Informe-se sempre no check-in. Atente que a etiqueta de destinação da bagagem corresponde ao seu trajeto. No exemplo acima visualise na etiqueta GRU-MIA-SDQ ( saiba com antecedência o codigo dos aeroportos do seu trajeto).

14) Deseja saber mais sobre o free shopping ou reservas no Brasil? Duty Free Dufry.

Pesquise no Google sobre o Duty Free dos demais países que você irá visitar.

15) Feita esta maratona você finalmente poderá ir à sala vip aguardar seu voo. Pesquise com sua companhia aérea e com seus cartões de crédito sobre quais você poderá utilizar.


[html]
<!-- AddThis Button BEGIN -->
<div class="addthis_toolbox addthis_default_style">
<a href="http://www.addthis.com/bookmark.php?v=250&pub=gmdias" class="addthis_button_compact">Compartilhe</a>
</div>
<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pub=gmdias"></script>
<!-- AddThis Button END -->
[/html]

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Ter Out 05, 2010 12:56 am
Vou complementar as ótimas dicas com minha experiência pessoal.

No item 2: Eu tenho meu passaporte e vistos escaneados e armazenados no meu iPhone. Assim tenho acesso a ele em qualquer hora e para eventualidades.

No item 4: Além dos fatos citados, é importante ter tudo impresso caso seja solicitado na imigração.
Escrevi aqui sobre o Seatguru: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=3&t=39" onclick="window.open(this.href);return false;

No item 10: Veja aqui a diferença entre AC Power e DC Power.





Booking.com

Voltar para “Informações para viagens”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio