Viajar sozinho: Uma questão de escolha ou opção?

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
Nishan Mensagens: 1627
Dom Abr 08, 2012 12:05 pm
Viajar sozinho: Uma questão de escolha ou opção?

Viajar é sempre legal e acompanhado é melhor ainda. É muito legal você conhecer ou visitar lugares novos acompanhado de familiares, amigos e colegas para compartilhar a diversão e as aventuras que uma viagem proporciona. No entanto, nem todos tem a chance ter alguém (ou vários "alguéns") ao seu lado em uma viagem. E aí pode surgir um dilema: Ir ou não ir sozinho?

Eu, mais precisamente em 2008, passei por isso. Até aquele momento da minha vida eu sempre viajei acompanhado de meus familiares, seja aqui ou no exterior. No entanto, devido a diversos fatores, resolvi que dessa vez iria sozinho. Afinal, não queria perder uma promoção da TAM porque A ou B não estavam decididos se iriam viajar ou não. E exatamente na Páscoa de 2008 fiz a minha 1ª viagem por conta própria com destino a Porto Alegre. Ao retornar, fiquei com o desejo de repetir a experiência. E isso é o que eu tenho feito nesses últimos 5 anos.

Viajar sozinho tem os seus prós e contras. Se você é uma pessoa que precisa conversar a todo momento e sente falta de ter alguém ao seu lado, esse tipo de viagem não é recomendado. No entanto, se você tem espírito aventureiro e não se importa em não ter ninguém para compartilhar as experiências durante a viagem, essa pode ser uma boa opção.

Em uma viagem desse tipo podemos destacar como aspectos negativos a falta de companhia e os gastos mais elevados (hospedagem, alimentação, transporte). De positivo eu destaco a chance de conhecer novas pessoas, a facilidade de se entrar em certos locais que estão cheios (restaurantes, atrações nos parques, etc) e o mais importante: LIBERDADE. :lol:

Ao viajar por conta própria, você define os seus horários, aquilo o que você quer ver e quando verá. Pode mudar o seu roteiro ao seu gosto e fazer o que te der vontade. Você sabe o quanto leva de dinheiro e o quanto você está disposto a gastar pelas coisas. O contrário disso, às vezes ocorre quando se viaja acompanhado. As pessoas que estão com você, talvez não compartilhem os seus gostos e nem estão dispostas a gastar aquilo que você tem em mente.
Um exemplo claro disso que eu posso citar foi uma viagem que 3 colegas de trabalho fizeram à Buenos Aires no ano passado. Todas eram (eu disse eram) muito amigas até o início da viagem. Elas é que escolheram o destino e combinaram de tirar férias no mesmo mês para que pudessem viajar todas juntas.

Faltando 1 semana para a viagem nós combinamos de ir na casa de uma delas para acertar os últimos detalhes da viagem. Particularmente eu fui para poder ver se pegava algumas dicas de Buenos Aires, já que esse seria o meu próximo destino de viagem. No final das contas, o que eu vi foi uma amostra do que realmente aconteceu na viagem delas: conflitos. Durante a elaboração do roteiro cada uma queria fazer uma coisa diferente. Depois, uma queria gastar até um certo limite e outra não. E por aí vai.

Resumindo: após a viagem as 3 não se falam mais. Elas se desentenderam feio durante a semana que passaram na Argentina e acabaram cada uma seguindo o seu roteiro só se encontrando a noite no hotel.

Após este episódio eu cheguei a conclusão de que o que eu venho fazendo é o mais recomendável (ao menos para mim): viajo sozinho e faço o que eu quero, quando eu quero. Há um lado ruim, porém há outro que acho que compensa a solidão em determinados momentos: não ter dor de cabeça com os seus companheiros de viagem. E honestamente: hoje em dia com Facebook, Twitter, Messenger e Skype, você se sente só se quiser.

O Gabriel pediu que eu elaborasse esse texto por causa das minhas experiências de viagem nesses últimos anos. De 2008 pra cá eu só tenho viajado sozinho para dentro e fora do Brasil. Como eu disse, há os seus prós e contras nesse tipo de viagem.

E vocês, já viajaram sozinhos alguma vez? Gostam da ideia? Conte para nós a sua experiência!

Luciano Mensagens: 45
Dom Abr 08, 2012 1:12 pm
Nishan: viajo pelo mundo afora sozinho,aprendi a sentir prazer nas viagens desta forma e concordo com vc.A minha primeira viagem para Europa foi com duas amigas e o marido de uma delas. Em resumo saiamos tarde do hotel pois combinavamos um horário e eles chegavam na recepção muito mais tarde do combinado e elas entravam em todas as lojas de roupas que viam pela frente e esqueciam do tempo reduzido que tínhamos na cidade(nesse caso em Madri).Retornei depois a Madri(SOZINHO) para conhecer a cidade e a partir desse episódio decidi que o melhor para mim é fazer a minha programação que eu gosto e nos horários que são convenientes para mim.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 08, 2012 3:39 pm
Eu tenho viajado muito sozinho ultimamente e crto muito.
Para mim , viagem so sozinho ou com esposa.
Nao gosto de muita gente junta em viagem , cada um querendo fazer uma coisa.
Gosto de me hospedar onde quero , conhecer o que quero e comer o que quero

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 08, 2012 7:28 pm
Ótimo texto, Nishan. Realmente há prós e contras e a viagem ideal dependerá do perfil de cada viajante. Mas no quesito liberdade realmente viajar sozinho é imbatível.

Não dizem que para você conhecer uma pessoa deve viajar com ela? Ela sua história me lembrou disto. Muitas vezes não é fácil, pois há muitos conflitos de interesse. Por isso o ideal é viajar com pessoas que você conhece e tem intimidade. Acho que não há problema em ir cada um para um lado de vez em quando. Em Buenos Aires este ano fizemos isso e ninguém achou ruim.

Avatar do usuário
LeandroCintra Mensagens: 402
Dom Abr 08, 2012 7:39 pm
Já viajei sozinho uma vez e provavelmente será a última. Fui ao Peru, conheci gente, curti a viagem, mas não gostei de ficar sozinho não.

Em termos de viagem é claro que não deixaria de ir por falta de companhia, mas prefiro viajar com minha esposa.

Também não sou dos que curte viajar em um monte de gente pois sempre dá rolo. Mas em um casal ou em dois, sempre é legal.

Nishan Mensagens: 1627
Dom Abr 08, 2012 7:43 pm
Nando,

Quando eu me referi a hospedagem estava falando a respeito dos hotéis. Em 95% das vezes o preço do quarto para 1 pessoa é o mesmo caso 2 estivessem lá. Se não for isso, a diferença é mínima. Em Nova Iorque, por exemplo, isso é super vantajoso. Eu não aceito pagar US$200 para dormir no hotel, mas se dividisse o quarto com outra pessoa conhecida, pagaria US$ 100 que é um preço absolutamente razoável para cada um.

Uma coisa que eu esqueci de citar e você acabou lembrando foram os albergues. Colegas que já viajaram sozinhos dizem que praticamente impossível você se sentir só quando se hospeda nesses locais. Você divide o quarto e acaba fazendo amizade com outras pessoas, sai junto com elas, interage, etc. Para quem gosta deste tipo de hospedagem, o preço baixo da diária e o contato com novas pessoas é uma grande vantagem.

Este ano eu "escapei" de viajar acompanhado de colegas por 2 vezes. Não que eu não quisesse ir com eles, mas só pelo andar das discussões sobre a viagem eu desanimei. Entre manter a amizade ou estragar tudo em uma viagem, fico com a primeira opção.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 08, 2012 7:44 pm
Nos Estados Unidos o preço é o mesmo, sendo 1 ou 4 pessoas no mesmo quarto. Isso é ótimo para quem viaja com o orçamento apertado.

ironfire Mensagens: 2186
Seg Abr 09, 2012 12:14 am
cara, na verdade os preços dos hoteis nos EUA são para 2 pessoas, não importa se o quarto é duplo ou não. A grande maioria dos hoteis quando vc coloca 3 ou 4 pessoas no mesmo quarto eles cobram uma taxa extra por cada um, é obvio que em muitos hoteis vc pode fazer esquema e dizer q são só 2 e colocar mais gente no quarto. Te dou um exemplo do proprio site do MGM de las vegas.

Q. How many guests do you allow per room?
A. Hotel policy allows a maximum of (4) guests over the age of 12, and (1) guest 12 or younger per room. If there are more than 2 people, regardless of age, there will be an additional charge of $35.00 per additional guest, per night.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 09, 2012 12:28 am
ironfire,

Todos os hotéis da rede Marriott aceitam 4 pessoas sem nenhuma cobrança adicional. Muitos hotéis em Las Vegas também. Esse texto do MGM inclusive está confuso e dá margem para dupla interpretação.
Ano passado, em Cancún, ficamos em 4 pessoas no quarto. E oficialmente, com 4 chaves solicitadas no check-in.

paulotze Mensagens: 199
Seg Abr 23, 2012 1:20 pm
É verdade Nando , Brasil tem a limitação de casal + 1 e esse extra vai numa cama de armar a maioria das vezes !!

Ando querendo fazer uma viagem em 3 minha esposa e filha , mais os preços e as acomodações em 3 deixam a desejar !!!
Temos poucos hotéis como nos EUA , Quarto com 2 camas queen para 4 pessoas !





Booking.com

Voltar para “Informações para viagens”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio