Quais as opções para ligar para o Brasil do exterior?

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Dom Mai 20, 2012 12:34 pm
Quais as opções para ligar para o Brasil do exterior?

Essa pergunta é clássica. E praticamente é algo que todos fazem durante a viagem pelo menos uma vez. Os motivos são vários e são poucas as pessoas que se desligam totalmente durante as férias. São diversas as opções disponíveis atualmente, em todas das faixas de preços. Nesse texto vamos dar todas as informações sobre o assunto.

Roaming internacional: Antes de viajar você pode solicitar a sua operadora para ativar o roaming internacional na sua linha. Assim, ao chegar ao seu destino, o seu celular entrará na rede local e estará disponível para realizar e receber chamadas, além de ter um plano de dados disponível, para acesso a Internet.

Prático e simples, certo? Sim, mas também é a opção mais cara. Os valores são realmente altos. Cada operadora tem sua tabela, mas tenha certeza que essa opção é realmente cara. Só recomendamos em caso de algo urgente.

Se você quiser, pode habilitar o roaming internacional e não atender as ligações. Assim, você saberá quem está te ligando e poderá retornar a ligação através de outro meio de comunicação. Neste cenário você não pagará nada.

Comprar um chip local: Essa opção é ótima e lhe dará conforto e mobilidade, a um custo muito baixo. É possível assinar um plano pré-pago em diversos países, pagando pouco. O que você poderá fazer? Depende do plano escolhido e da operadora, mas geralmente você terá um custo muito baixo para ligações locais, mensagens de texto e ainda terá acesso a Internet.

Há planos especiais que permitem ligações ao Brasil, principalmente se a ligação for para números locais. Se a sua viagem é aos Estados Unidos a T-Mobile tem um plano de apenas US$60 por mês que é ótimo.

Sugerimos a leitura: T-Mobile - Fale ilimitadamente com o Brasil por apenas US$60

Skype: Imbatível, principalmente para quem viaja com um notebook. Com o Skype as ligações podem ser até de graça. Como? Basta ligar o computador, se conectar ao Skype e ligar para a pessoa que deseja, caso ela esteja on-line. Vocês poderão conversar ilimitadamente, sem nenhum custo.

Acha que conciliar os horários pode ser complicado? Sem problemas, pois você pode comprar créditos no Skype, o que lhe permitirá ligar para telefones fixos ou celulares a um custo baixo. Dê sempre preferência para ligações a telefones fixos, pois as tarifas são bem mais baratas.

Você compra R$25,00 de crédito e provavelmente conseguirá falar dezenas de vezes com o Brasil.

Está sem computador? Sem problemas, caso você esteja com um smartphone. Baixe o aplicativo do Skype e ligue para o Brasil de qualquer lugar, caso você tenha um plano de dados. Seja 3G ou EDGE, funcionará bem.

Brasil Direto: Esse é um serviço oferecido pela Embratel em diversos países do mundo. O que você precisa? Apenas encontrar um telefone público. Depois é só discar para um número gratuito e solicitar uma ligação a cobrar para qualquer telefone do Brasil. Você pode realizar tudo pelo atendimento eletrônico ou com a ajuda de um atendente, com atendimento em português.

É uma opção simples, rápida e prática quando você está na rua e precisa falar com o Brasil. Não é tão barato, mas para conversas rápidas vale a pena. Quem paga a conta? A pessoa que recebe a ligação.

Sugerimos a leitura: Brasil Direto - Uma forma barata de ligar para o Brasil

Cartões telefônicos: Os famosos cartões telefônicos ainda existem em muitos locais e são baratos, apesar de não serem tão práticos. Eles não funcionam em todos os telefones públicos e, se você não gastar todo o crédito, perderá dinheiro. É uma opção do século passado, que aos poucos vai deixando de ser usado.

SMS: Você só quer dar algum recado e não precisa falar? Então neste caso a mensagem de texto é imbatível. Você pode enviar do seu próprio celular, caso o roaming internacional esteja habilitado. Vai pagar barato e em segundos a pessoa receberá. E, ao responder, ela paga o custo de uma mensagem local e você não paga nada para receber.

Exemplo: Você acabou de chegar nos Estados Unidos e quer avisar sua mãe que a viagem foi boa e você está bem. Basta enviar: 'Mãe, cheguei e já estou no hotel. Está tudo bem.'

Simples, rápido e barato. Aí você deixa para ligar quando tiver mais novidades para contar.

Lembre-se sempre de viajar com um celular desbloqueado, senão você fica impossibilidade de comprar um chip local.

Para nós o Skype é, sem dúvida, a melhor opção. Usamos junto com o SMS, para avisos rápidos.

E você, como faz para ligar do exterior para o Brasil? Conhece outras opções? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Nishan Mensagens: 1627
Dom Mai 20, 2012 2:56 pm
Para mim o cartão telefônico e os telefones pré-pagos (Net10 e Tracfone) continuam imbatíveis. Este ano tentarei utilizar o meu smartphone pegando o chip da T-Mobile e fazendo esse plano de US$3 por dia. Com acesso à internet acesso o Skype e falo por lá. Ou então pego um cartão telefônico e ligo do celular com ele.

Avatar do usuário
fernandohrosa Mensagens: 105
Dom Mai 20, 2012 9:27 pm
Eu uso uma outra opção: comprei um chip internacional, especial para viagens, da eKit.com: http://www.ekit.com/ekit/home/" onclick="window.open(this.href);return false; .

Tem várias opções e eles mudam os kits ao longo do tempo, então o Passport service que eu comprei há 2 anos não existe mais, mas o equivalente de hoje em dia é bem parecido: http://www.ekit.com/ekit/MobileInfo/Service/ekpass_blue" onclick="window.open(this.href);return false; .

Você compra o chip e eles te enviam por correio simples. Demora um pouco pra chegar, então compre com pelo menos uns 2 meses de antecedência da sua viagem. Depois que chega é super simples, basta fazer o cadastro no site e carregar créditos para falar.

Você passa a ter dois números, um inglês (DDI +44) e um americano (DDI +1) , que tocam no mesmo chip. Para viagens na zona 1 (que inclui EUA, UK, e mais um monte de países na Europa), as tarifas são bem competitivas.

A maior praticidade é não ter que ficar comprando um CHIP novo para cada país que você visita. Com um único CHIP você recebe ligações em dezenas de países sem pagar nada e ainda faz chamadas mundiais a um preço decente. A não ser que você só viaje para um país específico (EUA, por ex) não acho que compensa ficar comprando um chip local toda hora (vai acabar ficando com dezenas de chips e créditos eventualmente perdidos). Dessa maneira você fica com um único chip pré-pago para concentrar as recargas e suas recargas que não forem utilizadas nessa viagem podem ser utilizadas na próxima.

Outra vantagem é já sair do Brasil sabendo qual vai ser seu número internacional, ao invés de ter que chegar lá primeiro e sair caçando um chip. Quando vou com destino ao JFK por exemplo já ligo para a companhia de taxi do hotel que costumo ficar e deixo o número do meu cel americano (DDI +1) com eles para me ligarem na hora do pick-up no aeroporto.

Fora esses benefícios ele tem vários serviços adicionais para facilitar a vida do viajante, como mapa automático dos seus itinerários de acordo com os lugares que você visita, número 1-800 para receber chamadas onde você paga por elas ( por exemplo, você pode dar esse número 1-800 em uma viagem aos EUA para seus conhecidos no Brasil, e eles podem te ligar do Skype, para o 1-800, sem a necessidade de carregar créditos no Skype, você recebe a chamada no celular e quem te ligou não paga nada. Nesse caso é você quem paga 0,39 centavos por minuto para receber a chamada). Outro serviço gratuito que eles oferecem é forward de mensagens no seu facebook para o seu celular por mensagem de texto, limitadas a 20 por dia.

Fernando H Rosa
http://www.fernandohrosa.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; / http://www.feferraz.net" onclick="window.open(this.href);return false; - Estatística, Matemática e Computação
AprendaAlemao.net - Seu ponto de partida para melhorar seu Alemão!
twitter: @fhrosa
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Mai 20, 2012 9:37 pm
Fernando,

Interessante sua dica, mas tenho uma dúvida: Plano de dados para mim é fundamental na viagem. Irá funcionar?

EduardoPaciGalvao Mensagens: 279
Seg Mai 21, 2012 7:21 am
Tenho usado sempre cartão telefônico, barato e dá para conversar durante muito tempo, sem ter o problema de conexão ruim em algumas situações no caso do uso do computador.

E, como os créditos valem durante um bom tempo, e estou sempre viajando, acaba sendo a melhor escolha.

Daviedson Mensagens: 3
Seg Mai 21, 2012 7:34 am
Opções mais baratas q Skype para uso em redes Wi-fi com computador, tablet ou smartphone:

- Google Voice, de graça ou apenas 0,01 centavo.

- Conta no JustVoip e uso de aplicativo compatível, como o MobileVoip, que se conecta ao JustVoip. Para usar é necessário ter saldo. Ligações para telefones fixos são gratuitas, para celular 0,13/min (eur). Uso há tempos e funciona perfeitamente.

Abç,

RABUGENTO Mensagens: 1902
Seg Mai 21, 2012 4:14 pm
Caso estejam em Portugal a promoção da Vodafone é imbatível:
https://loja.vodafone.pt/tarifarios/aditivos/Aditivo_Brasil.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Ligações de outros países da Europa utilizei-me do a cobrar da Telefônica/Vivo.

Avatar do usuário
fernandohrosa Mensagens: 105
Seg Mai 21, 2012 8:08 pm
falandodeviagem escreveu:Fernando,

Interessante sua dica, mas tenho uma dúvida: Plano de dados para mim é fundamental na viagem. Irá funcionar?
Depende do seu uso. Se você usa moderadamente, pode compensar. No pacote Global o MB fica a partir de 0,29 centavos (http://www.ekit.com/ekit/MobileInfo/Service/ektravel_blue" onclick="window.open(this.href);return false; ). Se você usar até 100 Mb, dá 29 dólares. Se usar mais vai ficando meio salgado (ainda assim sai infinitamente mais barato que usar o roaming da sua operadora nacional, onde na Claro por ex. sai por R$ 36,00 o megabyte...).

Fernando H Rosa
http://www.fernandohrosa.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; / http://www.feferraz.net" onclick="window.open(this.href);return false; - Estatística, Matemática e Computação
AprendaAlemao.net - Seu ponto de partida para melhorar seu Alemão!
twitter: @fhrosa
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mai 21, 2012 8:29 pm
Obrigado pelas informações. Eu normalmente contrato um plano de dados local. Roaming de dados internacional é muito caro.

Avatar do usuário
Marcelo03 Mensagens: 4
Dom Jun 03, 2012 10:50 pm
Costumo utilizar o Skype através do iPhone.
Coloco créditos e utilizo em redes wi-fi. Normalmente nos hotéis / albergues.

As ligações saem por aproximadamente R$0,07/min.





Booking.com

Voltar para “Informações para viagens”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio