Destinos - Brasil
Região Nordeste
Bahia

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]

Página 1 de 1 [ 8 mensagens ] 

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 04, 2016 10:21 am 
Imagem

A região do Parque Nacional da Chapada Diamantina é muito procurada por aventureiros brasileiros e estrangeiros que vão em busca de beleza natural lapidada pelos ventos e águas que passaram sobre areais antigos ao longo dos anos. Eu e meu marido estávamos hospedados em Ruy Barbosa, cidade baiana situada a 121 quilômetros da Chapada Diamantina no mês de junho de 2016. Aproveitamos a proximidade e montamos um roteiro que pudéssemos conhecer as serras, cachoeiras e piscinas naturais local em apenas um dia.

Pegamos o carro às 6:20 e percorremos 171 quilômetros chegando ao nosso primeiro destino às 8:40 na Gruta da Lapa Doce situada em Iraquara-BA. A estrada é pista única e está em bom estado, porém, aconselhamos dirigir apenas durante o dia devido a falta de sinalização e iluminação da região a noite. Durante o caminho é possível avistar a beleza do Morro do Pai Inácio situado em Palmeiras-BA a última cidade antes de Iraquara, onde as pessoas param o carro e fazem uma caminhada de aproximadamente 20 minutos para conseguir uma vista panorâmica da Chapada Diamantina.

Já na Fazenda da Lapa Doce é possível conseguir um guia e equipamentos para descer e visitar a gruta local, conhecida popularmente como A Gruta da Lapa Doce. Esta é a terceira maior do país, com 29 quilômetros mapeados e apenas 850 metros para visitação. Repleta de salões amplos e bem escuros é possível apreciar estalactites, estalagmites, cortinas e belíssimas camadas de arenitos, conglomerados e calcários formados ao longo dos anos. O passeio dura em média 1h30m com uma descida de 70 metros até a entrada na gruta. Pagamos 80 reais o casal.

De lá fomos de carro até a Fazenda Pratinha para conhecer o "Oasis do Sertão". O rio Pratinha que é um rio subterrâneo de 150 quilômetros aflora unicamente dentro da fazenda por 800 metros onde podemos nadar e curtir a terceira água mais cristalina do mundo. Como se não bastasse tamanho privilégio, a entrada na fazenda, paga-se 30 reais por pessoa, garante o direito de assistir ao espetáculo da Gruta Azul, assim chamada quando às 14:00 o sol atinge uma altura entre as árvores e os raios solares entram através da janela natural da gruta e a luz solar bate sobre o rio subterrâneo emitindo raios azuis turquesas subaquáticos devido a alta quantidade de calcário e magnésio desprendido das pedras da gruta.

Depois de tanta beleza, saímos da fazenda e fomos de carro até a cidade de Lençóis-BA em busca de cachoeiras, mas como chegamos tarde (às 15:00) foi possível curtir poucas atrações. Optamos pelo Parque Nacional do Serrano e iniciamos a trilha avistando as águas escuras dos Caldeirões, antigo local de garimpagem e onde foi descoberto o primeiro diamante de Lençóis. Depois seguimos até ao Salão das Areias Coloridas que é uma caverna de rochas gigantes com pedras e arenitos em decomposição que formam areias coloridas que se espalham pelo salão nas tonalidades rosa, branca, vermelha, verde, amarela e lilás.

Adiante, passamos pelo poço Halley, que ganhou este nome porque os astrônomos iam até este poço estudar o cometa Halley e, em seguida, paramos e curtimos a Cachoeirinha. Por ser uma cachoeira pequena, transparente e rasa é muito procurada por famílias para as crianças nadarem e os pais relaxarem.

Assim terminamos a trilha do Serrano e o nosso passeio de 1 dia pelas maravilhas que a região da Chapada Diamantina oferece para nós.

Veja algumas fotos do passeio:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 04, 2016 10:22 am 
Que lugar lindo :D

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 04, 2016 10:52 am 
Tive o privilégio de conhecer a Chapada Diamantina em 2003. O ponto alto da viagem foi a trilha do Vale do Pati. Ela é feita a pé e dura 5 dias. Dorme-se na casa dos habitantes do vale, sempre muito simples, ou acampando às margens do rio (resumindo: foram 4 noites dormindo em saco de dormir, no chão). Cada um leva sua mochila. A trilha termina na parte de baixo da Cachoeira da Fumaça, que oferece uma visão única dessa cachoeira (o passeio que a maioria dos turistas faz, pela parte de cima, chega a ficar sem graça depois que você conhece a parte de baixo).

A Chapada é um lugar mágico. Eu odeio acampar, mas lá eu posso afirmar que valeu muito a pena!

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 04, 2016 10:53 am 
Os lugares que tem rios próximos de rochas calcárias são sempre incríveis. A rocha filtra a água e a deixa cristalina como nas fotos!

A viagem parece ter sido incrível, e o relato é muito legal. Parabéns!

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 04, 2016 11:41 am 
Belo relato !

Estive lá em novembro de 2011 e até hoje é um dos mais belos lugares que vi aqui no Brasil.

Fiquei baseado em Lençóis, e me lembro que no caminho pra Cachoeira da Fumaça encontrei algumas famílias que me passaram a impressão de que moravam na região ... e também umas gringas nadando peladas :lol:

Mensagem não lidaPublicado: Seg Jul 04, 2016 3:18 pm 
Não faz muito meu estilo de viagem, mas que é lindo é! Legal o relato, Allana.

Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 05, 2016 5:26 am 
Nosso Brasil é mesmo lindo né? Adorei saber mais da Chapada Diamantina!
Não conheço nenhuma das nossas chapadas mas estão todas na minha lista. rs

Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 05, 2016 7:01 am 
Linda viagem!
Quero muito conhecer.

Tópicos Relacionados      Respostas 
Minha mala não chegou: o que eu faço?

em Dúvidas gerais

Última mensagem Seg Abr 01, 2019 1:43 pm GabrielDias Ver última mensagem

4

Minha experiência passando na alfândega do Aeroporto de Brasília (BSB)

em Alfândega

Última mensagem Ter Mai 28, 2019 11:24 am GabrielDias Ver última mensagem

5

Aluguel de carro com a Alamo: se eu chegar atrasado vou perder a minha reserva?

em Alamo

Última mensagem Dom Set 01, 2019 9:55 am zardox Ver última mensagem

1

Seguro viagem com a Real Seguro Viagem

em Seguro Viagem

Última mensagem Qui Set 12, 2019 1:04 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

2

BLACK FRIDAY DE VIAGEM 2018

em Falando +D

Última mensagem Sex Nov 23, 2018 3:41 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

1

Booking.com