Destinos - Brasil
Região Nordeste
Bahia

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]




 Página 1 de 1 [ 3 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 18, 2019 10:47 am 
 Atualizado: Sex Nov 22, 2019 10:58 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18861
Administrador
Imagem

Em maio de 1500, quando os primeiros portugueses avistaram o Monte Pascoal, disseram que a terra encontrada é graciosa e querendo aproveitá-la, nela se daria tudo. 500 anos depois, essa segue a maior síntese que define Porto Seguro: absolutamente encantadora para quem vem desfrutá-la. Desde os anos 90, Porto Seguro é visto como um destino de agito e curtição, mas para além das festas, a cidade conta com uma história única e preciosa, é parte fundamental da chamada Costa do Descobrimento. O município conta com atrações para todos os gostos: festas, passeios culturais, belas praias, compras, boa gastronomia, ótima rede hoteleira e facilidade de locomoção. Sem dúvida a região é uma das mais queridas por turistas brasileiros e estrangeiros. O combo de entretenimento é irresistível e aliado à uma excelente estrutura para receber o viajante, o fluxo turístico impressiona e ultrapassa os 900 mil visitantes anuais.

Porto Seguro é um distrito que fica no sul da Bahia, fazem parte também Trancoso, Arraial d’Ajuda, Caraíva e Vale Verde. Ainda que seja a maior da região, Porto Seguro é uma cidade pequena e descomplicada para você conhecer. Vamos conhecer os passeios imperdíveis para preparar o seu próximo roteiro de viagem?

Leia também: 6 dicas para curtir a Bahia | Porto Seguro, Trancoso, Arraial d'Ajuda, Santo André e Praia do Espelho

Centro Histórico de Porto Seguro

Se você quer se perder na memória do nascimento do Brasil, o centro histórico de Porto Seguro é o lugar ideal. Localizado na Cidade Alta, pode ser feito a pé tranquilamente. O passeio é feito com guias, mas tem fácil acesso para quem também prefere se aventurar sozinho. Todos os prédios são muito bem sinalizados e tudo, desde o casario colonial até as igrejas, é muito bem conservado. Veja abaixo os monumentos no centro histórico e não deixe de apreciar a vista da Cidade Baixa, uma das melhores na região.

- Marco Padrão de Posse (1503): considerado um dos primeiros monumentos em solo brasileiro, simboliza o poder da coroa portuguesa. Esse tipo de padrão, como é chamada essa coluna feita de pedra, mostrava a soberania e demarcação de terras portuguesa nos locais que os navegadores aportavam.

- Nossa Senhora da Misericórdia (1526): primeira igreja construída no Brasil, originalmente, ganhou o nome de Nossa Senhora dos Passos e hoje abriga o Museu de Arte Sacra. Essa pequena construção guarda algumas preciosidades como a imagem de Nosso Senhor dos Passos, de 1585, e ainda conserva as paredes e toda a sua nave em seu original, além de uma imagem de Cristo.

- Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena (1535): inicialmente construída em 1535 por Pero do Campo Tourinho, donatário da capitania, a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade de Porto Seguro, guarda relíquias dos séculos XVI e XVII. A edificação que vemos hoje foi iniciada em 1730 sobre as ruínas da antiga Igreja Matriz. Lá está a primeira imagem trazida ao Brasil, de São Francisco de Assis, da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Pena, além de manuscritos de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

- Ruínas da primeira escola dos jesuítas e Igreja de São Benedito (1551): construída em 1551 pelos jesuítas, a igreja conserva ainda hoje os bancos em madeira originais e a uma imagem de São Benedito. Ao lado da igreja, estão as ruínas da antiga residência e Colégio dos Jesuítas, a primeira escola jesuíta do Brasil.

- Casa de Câmera e Cadeia (1772): construída no século XVIII, foi o primeiro órgão legislativo de Porto Seguro e abriga hoje o Museu de Porto Seguro com objetos indígenas, documentos da época do descobrimento e vídeos sobre a colonização brasileira.

Praias

- Taperapuã: é a mais badalada praia de Porto Seguro. Com três grandes barracas, Barramares, Vira-Sol e Axé Moi, a programação nas areias é intensa. São shows, aulas, paquera, além de atividades esportivas como vôlei, caiaque e futebol. Cercada de verde e com águas azuis cristalinas, é um dos hot spots da cidade.

- Mundaí: mais uma para quem busca agito. Com barracas que garantem o axé nas alturas, aulas de lambaeróbica e lojinhas de souvenires, é frequentada por famílias e turmas a procura de paquera.

- Praia do Mutá: é a última praia ainda na cidade de Porto Seguro, na divisa com o distrito de Santa Cruz Cabrália. Tranquila, sossegada, vazia, cheia de coqueiros, com águas calmas e clarinhas, mas ainda com uma estrutura de praia com drinks e petiscos.

- Praia de Curuípe: bem pertinho do centro da cidade, é a favorita dos locais para caminhadas. Com uma faixa estreita de areia, mas águas claras e tranquilas, é uma praia sossegada, charmosa e com pouca estrutura de barracas.

Leia também: Como planejar uma viagem para o sul da Bahia

Mercado municipal

Quem não adora passear por entre as bancas em mercados municipais, descobrir novas cores, texturas, como os locais se alimentam? Localizado no centro da cidade, o mercado municipal de Porto Seguro é um deleite para os olhos. Uma boa pedida é ir de manhã bem cedinho, com as barracas ainda cheias esperando clientes, hotéis e restaurantes para as compras do dia.

Endereço: R. Santa Catarina, 2.
Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h e sábado das 5h às 18h.

Passarela do descobrimento

A passarela do descobrimento, antiga passarela do álcool, é uma mistura de cultura, gastronomia, compras e diversão. Localizada na entrada do centro histórico, conta com dezenas de casinhas coloniais, além de restaurantes com culinária típica, diversas lojas de souvenires e, ao fim da tarde, a rua enche de barraquinhas que vendem os mais diversos drinks. A experiência aqui fica por conta dos bartenders das barracas de bebidas. Alguns cantam, soltam bordões, brincam com os nomes das bebidas, tudo para chamar a clientela. Não deixe de passar pela travessa "beco", no fim da passarela, cheia de bares e restaurantes charmosos.

Leia também: Os 5 melhores resorts na Linha Verde, Bahia

Museu da Epopeia do Descobrimento

Com uma área de mais de 20 mil metros quadrados de mata nativa, você tem uma experiência única caminhando por este enorme jardim botânico guiado por pequenos índios pataxó. Pau-Brasil, dendezeiros, são algumas das árvores apresentadas ao visitante. Além de toda a natureza, uma réplica da Nau Capitania, embarcação de Pedro Alvares Cabral, está em exposição. O espaço ainda é cheio dos tradicionais azulejos portugueses contando a chegada de Cabral e sua trupe ao Brasil.

Endereço: Av. Beira-Mar, 800.
Horário de funcionamento: Segunda-feira à sábado, 8h30 às 12h e 13h30 às 17h.
Os ingressos custam R$ 30,00, pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada.

Como chegar a Porto Seguro?

Você pode voar com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 60 aeroportos brasileiros, oferece voos diretos para Porto Seguro desde São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Campinas. Todos os voos são em aeronaves Boeing 737 e com os já conhecidos mimos que a GOL tem: internet, entretenimento individual com várias opções de filmes, televisão ao vivo, além de sucos, refrigerantes, água, café e snacks orgânicos em todos os voos.

Leia também: As 15 melhores praias do Brasil

Conclusão

Porto Seguro é uma cidade cheia de atrações para atender a diversos perfis de viajantes. Seu traço único é a história do descobrimento brasileiro, onde nos deparamos com sítios históricos bem preservados, museus e locais onde mais de 500 anos atrás o Brasil como conhecemos hoje nasceu. Ao lado desse banho de cultura, a cidade tem uma infraestrutura excelente, restaurantes, hotéis, lojas, tudo para atender o seu bem mais precioso: o turismo. Pronto para montar seu roteiro na região?

Boa viagem!

Texto e foto: Viviane Auerbach.

E você, conhece Porto Seguro? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Participe do nosso grupo no Telegram. Entre agora mesmo, pois estamos Falando de Viagem: https://t.me/falandodeviagem



 Mensagem não lidaPublicado: Ter Nov 19, 2019 3:23 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 37957
Porto Seguro é muito interessante por ter toda a parte histórica, além de inúmeras opções de lazer, fora cidades próximas. Dá para montar um roteiro bem bacana!

_________________
https://fdv.im/GabrielDias


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Nov 25, 2019 11:31 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 5517
Porto Seguro tem muita história e poucos se atentam a isso. Pensam só nas praias - e nesse quesito outros destinos próximos com praias bem mais atraentes.

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Pontos dos cartões de crédito Porto Seguro Black e Infinite não irão mais expirar

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Porto Seguro

Última mensagem Seg Out 14, 2019 7:26 pm ludodiniz Ver última mensagem

 

13

As 3 praias mais bonitas de Arraial do Cabo

em Arraial do Cabo

Última mensagem Seg Dez 02, 2019 1:51 pm manucaldas Ver última mensagem

 

3

Porto Seguro oferece atendimento no WhatsApp

em Porto Seguro

Última mensagem Sex Out 04, 2019 3:37 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

9

Qual é o melhor cartão de crédito da Porto Seguro?

[ Ir para página: 1, 2 ]

em Porto Seguro

Última mensagem Qui Set 12, 2019 1:27 pm Ajudante Ver última mensagem

 

18

Porto Seguro cancela cartão de crédito de cliente por pouco uso

em Porto Seguro

Última mensagem Dom Abr 21, 2019 8:36 pm Ajudante Ver última mensagem

 

8

 


Booking.com


Destinos - Brasil
Região Nordeste
Bahia

Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante