Destinos - Brasil
Região Nordeste
Bahia

Todos os horários são GMT - 3 horas




 Página 1 de 1 [ 2 mensagens ] 
 
 Mensagem não lidaPublicado: Dom Jan 05, 2020 10:28 am 
Avatar do usuário
Mensagens: 18676
Administrador
Imagem

Uma experiência única na história de qualquer viajante é ter a oportunidade de conhecer um modo de vida totalmente diferente do seu. E bem próximo do centro de Porto Seguro - a 12 quilômetros -, um novo universo cultural e social está aberto para ser descoberto. É isso que se propõem os Pataxó na Reserva da Jaqueira. Os Pataxó hoje vivem majoritariamente no extremo sul da Bahia, em 36 aldeias que ficam localizadas nos municípios de Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Itamaraju e Prado.

Leia também: Porto Seguro, na Bahia | O que fazer na cidade do nascimento do Brasil até as mais belas praias

Com aproximadamente cerca de 827 hectares de mata puramente nativa, a Reserva da Jaqueira é a casa de cerca de 32 famílias que hoje vivem por lá. Fundada em 1998 por três irmãs, ali os Pataxó desenvolvem um importante trabalho educacional, por meio do turismo, mostrando e explicando a sua história na região, a maneira como vivem hoje e como se integram à sociedade sem deixar de lado as suas origens.

Aliás, não espere índios nus e que jamais viram televisão ou internet. Os Pataxó da Jaqueira são totalmente inseridos no modo de vida ocidental, muitos fazem faculdade e são extremamente encorajados pelas lideranças da aldeia, trabalham fora, dirigem, consomem, mas ao mesmo tempo fazem questão de viver dentro da reserva e preservar a sua herança cultural.

Logo na chegada, um pequeno grupo de Pataxó espera os visitantes. São dadas as boas-vindas e iniciamos uma caminhada pela mata. É uma trilha leve e curta, de cerca de dois quilômetros. Chegando à reserva, somos apresentados, sempre acompanhados pelo guia Pataxó, ao tipo de moradia usada nos dias atuais, ao sistema educacional que é mantido dentro da aldeia, a agricultura de subsistência praticada e alguns costumes, como fumar cachimbos e as pinturas corporais, os dois são rituais que na maioria das vezes envolvem datas sagradas para eles.

De lá, fomos recebidos pelo pajé da aldeia - a liderança espiritual que guia e comanda todos os rituais sagrados, curas e datas comemorativas. Com ele ao lado, fomos guiados para conhecer as plantas e ervas mais usadas como remédios pela tribo, como utilizam a natureza para a construção de instrumentos e ferramentas, e também fomos experimentar um cachimbo tradicional.

Mais adiante, conhecemos e provamos a culinária típica. Frutas frescas, o tradicional peixe assado na folha de patioba e, claro, a mandioca, base da alimentação indígena. O passeio inclui ainda pintura típica no rosto. A pintura corporal tem um imenso valor cultural para os Pataxó. Ela representa parte da história e está relacionada aos seus principais rituais sagrados. Para cada grande evento, existe uma pintura específica. Além de expressão artística, é uma questão de identidade. Usada no rosto, identifica o estado civil de cada membro dentro da reserva. A mulher e o homem casados pintam seu rosto de forma simples, com traços retos, para não chamar muita atenção. Os solteiros, entretanto, podem abusar dos losangos e criar triângulos. Os Pataxó se casam normalmente entre 13 e 25 anos.

Dentro da aldeia existe uma loja de artesanato, com bijuterias, cerâmicas e peças para cozinha, tudo feito na própria aldeia. A parte mais impressionante e curiosa do passeio é um bate-papo com as lideranças da aldeia. Acontece na principal oca da reserva, onde o cacique ou o pajé, a autoridade comunitária e a espiritual, respectivamente, contam sobre a história dos Pataxó e da reserva. Em um segundo momento o espaço é aberto para se fazer perguntas. É uma verdadeira aula sobre índios no Brasil; sua história e o momento que vivem hoje. São dois os tipos de passeio oferecidos na Jaqueira: Um deles com duração de cerca de 4 horas, onde você conhece a reserva, as ocas, a culinária local e experimenta alguns rituais, como a pintura corporal. Já no segundo, podemos dormir por lá e vivenciar um dia completo dentro da cultura indígena.

Veja algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quem leva

Quem leva: Pataxó Turismo - [email protected] | (73) 3288-1256.
Acesso pela BR-367 sentido Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália.
Valor: R$ 40,00 por pessoa para o passeio diurno. Para o pernoite o valor é de R$ 180,00 por pessoa.

Conclusão

O programa é impressionante e todos são altamente impactados por essa experiência. Ter a oportunidade de conhecer de perto uma cultura que, ao mesmo tempo, consegue fazer parte da nossa vida, como brasileiros e, simultaneamente, como brancos, é tão distante. O universo riquíssimo dos Pataxó é totalmente aberto aos visitantes e dessa forma temos um vislumbre da rotina, comportamentos e costumes desse povo.

Bom passeio!

Texto e fotos: Viviane Auerbach.

E você, conhece o Parque Marinho Recife de Fora? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

_________________
Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias



 Mensagem não lidaPublicado: Seg Jan 06, 2020 12:36 pm 
Avatar do usuário
Mensagens: 5739
Nossa, que experiência diferente e bacana! Fiquei impressionada. Certamente eu faria e vale levar crianças principalmente pela questão cultural.

_________________
http://fdv.im/JulianaMagalhaes


 
 Tópicos Relacionados      Respostas 
Atrações em Porto Seguro: Parque Marinho Recife de Fora

em Bahia

Última mensagem Dom Jan 12, 2020 4:05 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

O que fazer com crianças no Rio de Janeiro: 5 atrações no Porto Maravilha

em Rio de Janeiro

Última mensagem Seg Jan 06, 2020 12:40 pm JulianaMagalhaes Ver última mensagem

 

2

Porto Seguro oferece atendimento no WhatsApp

em Porto Seguro

Última mensagem Sex Out 04, 2019 2:37 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

9

Cartão de crédito Porto Seguro Mastercard Gold

em Porto Seguro

Última mensagem Sex Mai 15, 2020 3:47 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

1

Limite máximo dos cartões de crédito da Porto Seguro

em Porto Seguro

Última mensagem Sex Abr 10, 2020 7:39 pm GabrielDias Ver última mensagem

 

2

 


Booking.com


Destinos - Brasil
Região Nordeste
Bahia

Todos os horários são GMT - 3 horas



Ir para:  
 

 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante