O sul da Bahia é um dos litorais mais privilegiados em natureza do Brasil. Água azul turquesa, transparente, com quilômetros de praias a perder de vista. Uma das maiores surpresas da região é o Parque Marinho do Recife de Fora. Criado em 1997, o terceiro maior centro de biodiversidade marinha no Brasil, fica a cinco milhas náuticas de distância do centro de Porto Seguro, um percurso que dura, em geral, uma hora para ser feito. É uma área de preservação com 17,5 km², dos quais somente 3% são utilizados para a visitação e é proibido retirar qualquer espécie para levar para casa. Existe uma grande variedade de peixes, uma rica flora marinha, além de 16 das 18 espécies de corais existentes no mundo.
As saídas precisam ser bem planejadas e você deve entrar em contato com as agências locais que vendem o passeio com antecedência. Ele é bastante disputado, o local só permite a visita de 400 pessoas por dia, além de só acontecerem nas semanas em que a lua esteja cheia ou nova e nos horários de maré baixa, quando os recifes ficam descobertos, formando as piscinas naturais.
A escuna sai do píer municipal, bem no centro de Porto Seguro, no início da Passarela do Descobrimento. O passeio inteiro tem duração aproximada de 4 horas e meia. 1 hora de percurso de ida na escuna, 2 horas e meia nos recifes e mais 1 hora de volta.
Durante o trajeto, você curte as paisagens do litoral de Porto Seguro. Água cristalina, falésias e muito verde são a moldura dessa paisagem. Para os mais sensíveis, indicamos o uso de medicação contra enjoo. O mar normalmente é bastante calmo na região, mas pode deixar os marujos mais iniciantes um tanto mareados.
Chegando ao recife, pequenos barcos nos levam até os corais. Um guia faz uma breve explicação do que vamos ver, de como esse complexo e delicado ecossistema funciona, como ele é protegido e os cuidados que precisamos tomar em nossa visita.
O primeiro desses cuidados é atenção onde pisamos. O Recife de Fora já tem um desgaste bastante significativo devido à poluição e a caça predatória. Os guias nos indicam os locais que devemos transitar, todos esses com corais já mortos e a chance de pisar em algum animal é inexistente.
Após as instruções, ficamos livres para conhecer as piscinas naturais, observar a vida marinha e relaxar. O mar é bastante calmo e para a prática do snorkel, onde podemos apreciar toda a vida marinha do local. Ali conseguimos ver uma variedade de peixes, tartarugas e alguns sortudos conseguem avistar de longe tubarões, golfinhos e baleias. Infelizmente, não vimos nada. Durante o passeio, a escuna conta com serviço de bordo, onde são vendidos sanduíches e bebidas.
Os equipamentos necessários, snorkel e sapatilhas para andar nos corais, em geral, estão inclusos no valor do passeio, mas certifique-se de que o seu ingresso conta com os dois. Alguns vendedores também ficam na porta da embarcação para vender capinhas a prova d’água para celulares. Nós usamos uma e vale a pena mais pela diversão do que efetivamente a qualidade das imagens. Existe também uma equipe de foto e filmagem fazendo imagens que podem ser adquiridas depois.
O valor completo por pessoa é de R$ 120,00. Crianças abaixo de 1 metro não pagam, entre 1 metro e 1,30 metro pagam 50% do valor do passeio + taxa de obrigatória de embarque.
Como chegar a Porto Seguro?
Você pode voar com a GOL Linhas Aéreas, a maior companhia aérea brasileira, que opera voos para mais de 60 aeroportos brasileiros, oferece voos diretos para Porto Seguro desde São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Ribeirão Preto e Campinas. Todos os voos são em aeronaves Boeing 737 e com os já conhecidos mimos que a GOL tem: internet, entretenimento individual com várias opções de filmes, televisão ao vivo, além de sucos, refrigerantes, água, café e snacks orgânicos em todos os voos.
O passeio é uma experiência fantástica para mergulhadores profissionais e para quem nunca mergulhou na vida. O contato direto com a natureza, ter a oportunidade de conhecer um recife inteiro no meio do mar aberto e explorar os animais locais é um programa imperdível para quem está na região.
Bom passeio!
Texto e fotos: Viviane Auerbach.
E você, conhece o Parque Marinho Recife de Fora? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
_________________ Você já conferiu as últimas matérias do Falando de Viagem? Acesse: https://fdv.im/materias
Publicado: Dom Jun 14, 2020 11:02 am
AjudanteMensagens: 17834
Férias com tudo incluído em Porto Seguro, Bahia
Quando você lê all-inclusive, significa que é um hotel com tudo incluído, ou seja, no valor das diárias estão incluídas as refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar) e todas as bebidas, incluindo as bebidas alcoólicas. Ou seja: você não precisa se preocupar com nada e tem opções 24 horas por dia.