Itacaré: o paraíso azul e verde no litoral baiano

Guias e troca de informações sobre os destinos do estado da Bahia
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Fev 18, 2014 2:07 pm
Itacaré: o paraíso azul e verde no litoral baiano

Imagem

O charme da pequena cidade baiana traduz-se nas paradisíacas praias, cachoeiras, rios, manguezais e na Mata Atlântica. Sua formação geológica diferencial possibilita a concomitância de morros recobertos com coqueirais e do mar, propiciando cenários deslumbrantes.

O local é ideal para a prática de esportes de aventura, como surf, tirolesa, mountain bike, rafting, arvorismo, stand up. O destino é bastante procurado pelos surfistas, já que apresenta formação de ondas ideais.

A vida noturna concentra-se no centro e no bairro da Pituba, que dispõe de bons restaurantes, bares, além de muito forró, reggae e capoeira. A energia incrível do local contagia.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, a 77 quilômetros de distância. A partir dali é possível alugar um carro para pegar a estrada Ilhéus-Itacaré, pegar um ônibus ou marcar com um transfer – taxista, cujo preço é tabelado e que costuma ser indicado pelas próprias pousadas ou agências de turismo.

Independente da escolha do transporte é recomendável marcar com antecedência, pois durante a alta temporada há o risco de não haver carros disponíveis pra alugar, além dos ônibus terem horários específicos e os taxistas que esperam no aeroporto usualmente cobram muito mais caro.

Imagem
O acesso é feito direto pela BA-001, seguindo pelo litoral.

Outra opção é seguir de carro para a cidade.

Exemplo de distâncias:

Rio de Janeiro: 1.710 quilômetros.
São Paulo: 1.329 quilômetros.
Salvador: 397 quilômetros.
Porto Seguro: 370 quilômetros.
Vitória: 814 quilômetros.
Belo Horizonte: 1.133 quilômetros.

Praias

Conforme podemos ver no mapa a seguir são 12 as principais praias. Algumas disponibilizam de mais infraestrutura e o acesso é facilitado, como a praia da Concha, Resende, Tiririca, Ribeira e Itacarezinho. Enquanto as outras conservam a beleza paradisíaca, com pouca infraestrutura e com trilhas para o acesso.

Imagem

Praia da Concha

Dispõe de bastante estrutura, como pousadas, bares e restaurantes bem próximos. É possível encontrar aluguel de pranchas de stand up, sendo ponto de partida de stand up trips. O pôr-do-sol na Ponta do Xaréu é um espetáculo a parte.

Imagem
É uma das praias que dispõe de mais estrutura.

Imagem
Destaque ao incrível pôr-do-sol na Ponta do Xaréu.

Praia da Tiririca

Também dispõe de infraestrutura, sendo próxima à famosa rua Pituba. O acesso facilitado acarreta em uma praia mais movimentada. Seu diferencial é o espaço para a prática do slackline, além de uma pista de skate e música por conta da barraquinha de açaí.

O clima é gostoso e convidativo, reunindo bastante gente disposta a aventurar-se ou simplesmente admirar a vista e observar os esportistas. Excelente opção para o fim de tarde.

Imagem
Pista de skate reúne esportistas e espectadores.

Imagem
O pôr-do-sol incrível durante as aventuras no highline.

Prainha

É necessário realizar uma trilha para chegar ao local. O caminho não é muito bem sinalizado, por isso há inúmeros guias. Entretanto, não é muito difícil, já que o percurso é bastante frequentado e há pequenas barracas de água de coco que podem lhe auxiliar.

Na parte final da trilha, a vista é inacreditável: o avanço da Mata Atlântica até o mar. O verde dos coqueirais misturado ao azul do oceano faz valer, e muito, a pena o esforço.

A praia não dispõe de muita estrutura, propositalmente, a fim de conservar a natureza. Há uma pequena barraca para toda a extensão da praia, que vende água de coco, frutas da estação e tapioca; dispõe também de um banheiro e um chuveiro de água doce.

Imagem
Vista inacreditável do mirante ao final da trilha.

Imagem
Cenários deslumbrantes e inacreditáveis durante o percurso.

Imagem
Verdadeiro paraíso.

Imagem
Levar e montar o slackline é uma excelente opção

Praia de Jeribucaçu

O paraíso situa-se mais afastado do Centro, sendo necessário um carro para chegar à entrada da trilha. É possível estacionar o carro no estacionamento logo na entrada do percurso ou marcar com um transfer para chegar ao local. Caso vá com um transfer, não se esqueça de marcar o horário da volta, pois o celular pode não dar sinal.

A trilha dura cerca de 20 minutos na ida, já que é só descida. É difícil descrever tamanha beleza: o Rio Jeribucaçu, que deságua no mar, dá o toque ao exuberante quadro do verde dos coqueirais e azul do oceano. A praia não dispõe de grandes estruturas, sendo as barracas ali montadas feitas de folhas de bananeira. As humildes estruturas oferecem frutas da estação, tapioca, queijo na brasa, almoço com peixe fresco e bebidas.

Imagem
Durante a trilha, temos uma vista de tirar o fôlego.

Imagem
Assim que chegamos, vemos o lindo rio que deságua no mar.

Imagem
Pequenas jangadas que realizam passeios ao manguezal.

Imagem
A Mata Atlântica avança até o mar: impressionante.

Praia da Engenhoca

Assim como Jeribucaçu, é mais afastada e há estacionamento em frente ao acesso à trilha, além de haver um delicioso rio que deságua no mar. O percurso até a praia, por sua vez, dura cerca de 30 minutos.

As variações climáticas e a formação geológica do local propiciam o local ideal para o surf, seja para aventureiros amadores ou para os esportistas experientes, dependendo do horário e do dia. É possível realizar aulas de surf no local ou alugar pranchas.

Imagem
Delicioso rio que deságua na praia.

Vista panorâmica.
Imagem

Praia de Itacarezinho

Apesar de ser uma praia mais afastada do Centro, a praia dispõe de mais estrutura e o acesso é facilitado – não é necessário trilha. A caminho da praia, passamos de carro por um mirante incrível em que podemos avistar a infinidade de coqueirais: parada obrigatória para uma bela foto.

Trata-se de uma praia excelente e de grande extensão. O restaurante Itacarezinho é destaque: disponibiliza bangalôs e mesas na praia, sendo necessário consumação mínima de cinquenta reais por pessoa. O canto esquerdo, mais próximo ao restaurante, usualmente fica mais cheio. Para aqueles que buscam mais sossego e tranquilidade, é recomendável caminhar em direção ao canto direito.

Imagem
Pausa obrigatória: mirante, cuja vista é imperdível.

Imagem
Entrada para a praia com detalhes encantadores.

Imagem
Vista panorâmica da charmosa praia de Itacarezinho.

Cachoeiras

Como se não bastassem as praias paradisíacas, Itacaré dispõe de cachoeiras incríveis, como a Cachoeira da Usina, do Tijuípe e das Quatro Quedas.

Cachoeira da Usina

Também conhecida como Cachoeira de Jeribucaçu. O acesso à mesma pode ser feito pela estrada ou pela praia de Jeribucaçu.

O acesso pela estrada é feito no KM da rodovia BA-001, na altura de uma ponte. A desvantagem é que não há local próximo para estacionar o carro, sendo necessário estacioná-lo distante da entrada e caminhar um pouco ou ir com um transfer. A trilha é bastante tranquila, aberta e bem demarcada.

Já o acesso pela praia de Jeribucaçu é mais complicado, sendo necessário um guia para encaminhá-lo até a queda d’água. Como a fazenda ali existente bloqueou o acesso mais fácil, é necessário passar por um manguezal e ter coragem pra desbravar a mata. O percurso não exige muito esforço físico, já que dura cerca de 40 min de caminhada sem demasiadas subidas. Jangadas podem auxiliar durante o percurso do manguezal (cerca de 10 minutos).

Independente de como chegar, a certeza é que vale a pena! Uma queda d’água deliciosa e um visual fascinante.

Imagem
Vista durante impressionante durante a trilha.

Imagem
Percurso feito no manguezal.

Imagem

Cachoeira do Tijuípe

É necessário ir de carro até o local. É recomendável ir à cachoeira pela manhã e aproveitar o dia numa das praias próximas – Itacarezinho, Engenhoca ou Havaizinho. Inclusive, os próprios transfers oferecem um desconto realizando os passeios no mesmo dia.

O local oferece uma boa estrutura: estacionamento, restaurante e equipe de salva-vidas. Portanto, é cobrada uma taxa de R$15,00 por pessoa.

A beleza do local é preservada, ainda com a infraestrutura. O design rústico das construções combinam perfeitamente. Apesar de estar um pouco cheio, o clima é bastante agradável.

Caminhamos durante uns 10 minutos até a cachoeira principal. A correnteza é bem forte, por isso há uma corda de segurança e três salva-vidas em frente à queda d’água. Assim, temos a segurança e tranquilidade para aproveitar ao máximo o mergulho e deliciar-se com a forte queda de 4 metros de altura. Impossível não sair renovado! Logo acima, distante cerca de 600 metros, temos acesso a outra cachoeira, a Cachoeirinha. Além disso, no mesmo local alugam-se caiaque para melhor explorar a grande extensão do rio.

Imagem
Forte queda incrível de 4 metros de altura.

Imagem
Vista panorâmica da cachoeira.

Imagem
Caiaques disponíveis para aluguel.

Cachoeira das Quatro Quedas

O acesso é feito pelo Rio de Contas. Usualmente, agências de turismo oferecem passeios de barco. Os passeios partem da Praia da Concha e seguem 4 quilômetros pelo rio. Podem ser realizados de lanchas, caiaques ou de stand up.

O passeio de stand up é imperdível e não é tão cansativo como parece. O visual deslumbrante distrai-nos e o guia acompanha o ritmo, sem pressa, com paradas para descansar sempre que necessário; leva também uma bolsa com água e, se quisermos, comida. Mesmo pra aqueles que não tem tanta facilidade para equilibrar-se no mar, podem realizar, já que a maior parte do percurso é em águas absolutamente tranquilas. O passeio deve ser realizado de acordo com a maré para auxiliar a remada, por isso deve ser planejado e marcado com o guia, no dia anterior, o horário de ida e volta de acordo com a previsão.

Partimos da praia, seguimos pela imensidão do rio, atravessamos um manguezal e chegamos à famosa cachoeira do Cleandro. O contato com a natureza preservada é fascinante: bromélias, pássaros, ilhotas e manguezais. Um verdadeiro berçário de vida e cor!

Para ter acesso à cachoeira devemos passar por uma propriedade particular, por isso uma taxa de R$10,00 por pessoa é cobrada. Na primeira queda, podemos ir até logo abaixo da queda e nos renovar. Nas demais, vale a pena subir para assistir as fortes pancadas com um lindo visual, mas não é possível ficar abaixo da queda.

Imagem

Veja algumas fotos da Stand up trip até a Cachoeira Cleandro:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aventuras

Na rua Pituba, há diversas agências de turismo que oferecem diferentes opções de ecoaventuras: rapel, tirolesa, rafting. Embarcamos na aventura do rafting.

Rafting

É necessário agendar com um dia de antecedência o passeio em uma das agências da Rua Pituba. Recomendamos a agência Rafting e Cia, associada à empresa de Rafting Ativa.

A base para a aventura é um pouco distante do centro, localiza-se em Taboquinhas a cerca de 40 quilômetros de Itacaré. Assim sendo, é possível também fechar um pacote com o transporte incluso.

O ônibus busca todos em suas respectivas pousadas de manhã, chegamos à base cerca de aproximadamente uma hora depois.

Chegando à base, deixamos nossos pertences nos armários à disposição, nos equipamos e partimos para a aventura.

Passamos por três correntezas e fazemos uma pequena pausa para um pulo de 8 metros para os mais corajosos. Como se não bastasse, encerramos com uma deliciosa tirolesa sobre o rio. Imperdível!

O que levar?

- Tênis para o rafting.
- Blusa e short que possam molhar.
- Roupa seca.
- Toalha.

Importante: As fotos durante o rafting são opcionais e a parte. É proibido levar câmeras fotográficas não apropriadas.

Veja como foi o passeio.

Imagem
O grupo é instruído antes de entrar no rio.

Imagem
O cenário é impressionante.

Imagem
Com emoção!

Imagem
Pausa para o pulo de 8 metros dos corajosos.

Imagem
Fechando com chave de ouro, descemos incrível tirolesa.

Conclusão

Itacaré é um verdadeiro paraíso. Os cenários deslumbrantes do verde da Mata Atlântica em conjunto com o azul dos oceanos torna a cidade apaixonante. Audaciosos em busca de aventura ou admiradores da natureza devem incluir a cidade no roteiro, pois a certeza é que vale a pena!

Boa viagem!

Texto e fotos: Bianca Nassif.

E você, conhece Itacaré? O que mais gostou? O que recomenda? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Fev 18, 2014 2:28 pm
Oxente!!!! ahhhhh a Bahia!
Não conheço Itacaré mas conheço as redondezas e adoro!
Lá não tem como ser ruim!

Parabéns pela matéria Bianca! ótimas fotos!

Patricia Mensagens: 2384
Ter Fev 18, 2014 3:12 pm
Nossa, adorei as dicas!!! Muito obrigada!

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
czinn Mensagens: 210
Ter Fev 18, 2014 7:20 pm
Excelente matéria Bianca, parabéns.
Para quem tiver um pouco mais de tempo não deixe de conhecer Barra Grande, na península de Maraú.
A praia de Taipus de Fora com suas piscinas naturais é belíssima.

Adriana Mensagens: 2231
Qua Fev 19, 2014 8:21 am
Lindas fotos!
Não conheço Itacaré, mas quero muito.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Fev 19, 2014 9:12 am
Czinn,
Estive ano passado em Barra Grande e fui nessa praia! Realmente é incrível!
Bahia é demais né?!

czinn Mensagens: 210
Qua Fev 19, 2014 10:17 am
A Bahia (e o Brasil) é demais mesmo Juliana.
O nosso país tem inúmeras opções de turismo mas nem sempre nós mesmos damos o valor que elas merecem.
Moro na Bahia há mais de 20 anos, uns 100 km de Itacaré e não conheço nem metade das atrações divulgadas neste post. Barra Grande fui conhecer há uns 3 anos, mas ainda não fui para Lençóis na Chapada Diamantina ou no Delta do São Francisco que também não é muito longe. Isso só para começar. Mas no meio do ano vou para Itália e França :?: :!: :?:

biancanassif Mensagens: 5
Qui Fev 20, 2014 1:53 pm
Czinn,

O Nordeste é incrível, fiquei surpresa com a beleza de Itacaré e, agora, não vejo a hora de voltar a Bahia! Quero conhecer Barra Grande, Morro de São Paulo.. O Nordeste todo na verdade :)





Booking.com

Voltar para “Bahia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio