São Miguel do Gostoso | O paraíso do vento no Rio Grande do Norte

Guias e troca de informações sobre os destinos do estado do Rio Grande do Norte
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Dom Nov 13, 2016 6:44 pm
Imagem

São Miguel do Gostoso é uma pequena cidade do Rio Grande Norte, típica do Nordeste, com clima bucólico e um charme rústico praiano encantador para quem curte natureza e quer relaxar num recanto ensolarado, simpático e gostoso, como seu próprio nome sugere. O vilarejo também é conhecido como "onde o vento faz a curva" e é esse o motivo que atrai milhares de turistas que buscam seus fortes ventos para praticar principalmente wind e kitesurf em suas belas praias

Quer saber tudo sobre Gostoso? Preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre lá!

Como chegar?

São Miguel do Gostoso está localizado a pouco mais de 100 quilômetros ao norte de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e onde se encontra o aeroporto mais próximo do destino, o Aeroporto Internacional de Natal (NAT).

Se você não está a uma curta distância, que permita ir de carro, precisará comprar uma passagem aérea para Natal. A GOL Linhas Aéreas oferece muitos voos diretos, com destaque para o voo Congonhas - Natal (G3 1538 - diário - 13:20 - 15:36). Saindo do Aeroporto de Guarulhos também há voos diretos diariamente, com destaque para o que decola às 10:20, um ótimo horário, permitindo que você chegue a tempo de aproveitar bem o dia. Já se você sair do Aeroporto do Galeão, também há voos diários, e o destaque é o voo que decola às 8:45, permitindo que você possa até mesmo almoçar em São Miguel do Gostoso.

A vantagem de viajar pelo GRU Airport é poder utilizar a sala vip doméstica da GOL, a GOL Premium Lounge, que oferece um amplo espaço, com decoração arrojada, além de ótimas opções de alimentos e bebidas. Se você quiser poderá até mesmo tomar um banho antes do avião decolar!

O acesso até Gostoso a partir de Natal é feito pela BR-101, que apresenta boas condições na estrada. O trajeto normalmente é feito em cerca de 1:30 de viagem, pois existem muitos radares.

Para ir de Natal para Gostoso é possível alugar um carro em algumas das locadoras do aeroporto ou contratar um transfer que custa em média R$180,00 cada trecho em um carro para até 4 pessoas. As próprias pousadas costumam organizar o traslado para os hóspedes.

Onde se hospedar?

Em um destino como Gostoso, quanto mais "pé na areia" a pousada melhor. A maioria delas são rústicas e combinam perfeitamente com o clima descontraído de lá. Não espere encontrar luxo, mas existem boas opções de pousadas, para os variados gostos e bolsos.

Algumas das melhores opções são:
- Mi Secreto (considerada a melhor pousada);
- Pousada Bangalô Kauli Seadi;
- Enseada do Gostoso;
- Villa Boa vista;
- Só Alegria.

O que fazer?

Sem dúvidas o maior atrativo de Gostoso é velejar, então se você já pratica ou quer praticar algum esporte de vela essa será sua maior distração. Existem diversas escolas e muitos instrutores de kite e windsurf por lá. O Club Kauli Seadi é referência no assunto tanto para aulas, quanto para aluguel de equipamento. As pousadas também podem lhe ajudar na contratação de aulas. Se você for na época do vento o que mais verá são pessoas se aventurando nas praias e picos que chegam a atingir com frequência mais de 30 nós. Literalmente um paraíso para os velejadores!

Imagem

Imagem

Imagem

O que não falta no Nordeste são belas praias com água quentinha, que lhe convidam para um bom mergulho, e em Gostoso isso não é diferente. Porém, na época do vento, para quem não veleja, fica mais desconfortável curtir a praia.

As principais praias da região são:
- Praia de Tourinhos (mais abrigada e onde é possível assistir ao pôr do sol mais bonito);
- Praia do Cardeiro;
- Praia do Santo Cristo;
- Praia da Xepa;
- Praia do Maceió.

Imagem
Praia de Tourinhos.

Imagem

Imagem

O pôr do sol é sempre lindo em Gostoso:

Imagem

Imagem

Alugar um quadriciclo ou buggy é uma ótima ideia para quem deseja percorrer os quilômetros de praias da região, parando para mergulhos, fotos e curtindo o lindo visual. É possível fazer passeio de buggy pelos arredores de Gostoso indo até a Praia do Marco, Lagoa do Sal e Galinhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma boa opção de um programa diferente é curtir um day use no Tao Paradise (não existe a opção de hospedagem) localizado em Catolé a 50 quilômetros de Gostoso. A natureza lá é incrível, você poderá mergulhar em uma nascente de água cristalina em meio a muito verde e ter um almoço típico delicioso. Sua própria pousada poderá fazer a reserva para você e o o valor é R$130,00.

Outro passeio imperdível é conhecer Maracajaú, que está a 63 quilômetros de Gostoso e é um ótimo pico de kitesurf, tanto para quem está aprendendo quanto para quem já é avançado. O local é famoso por ter uma piscina natural bem funda, com muitos corais, e uma vida marinha abundante.

Além disso, dependendo da época e da sua sorte, você ainda poderá aproveitar para surfar! A noite o forró é sempre uma boa pedida para quem estiver animado.

Onde comer?

Uma vez no Nordeste você certamente espera saborear os temperos e sabores inigualáveis nordestinos e em Gostoso isso realmente acontece. Existem boas opções de restaurantes e alguns muito charmosos. Aproveite para experimentar pratos típicos, comer frutos do mar e sucos de frutas da região.

Os melhores restaurantes de Gostoso são:
- Gênesis RestoBar;
- Hibiscus;
- Tuk Tuk;
- Quintal (pizzaria);
- Mar y Brasa (restaurante da pousada Mi Secreto);
- Nifú-Nifá.

Imagem
O charme do restaurante Gênesis.

Quando ir?

A alta temporada em Gostoso é ditada pelo vento. De setembro a março é a época de vento forte na região, quando o vilarejo atrai turistas do mundo inteiro que buscam boas condições para a prática de esportes de vela, ou seja, se você quer vento vá nessa época. Mas isso não quer dizer que a cidade não tenha atrativos nos outros meses, pois estamos falando do Nordeste e lá o tempo é bom praticamente o ano todo. A temporada de chuva vai de março a junho, mas mesmo assim chove muito pouco em Gostoso .

Quanto dias?

Se o intuito da sua viagem é praticar esportes de vela, o céu é o limite para você. O número de dias vai depender da sua disposição e disponibilidade. Agora se você não curte velejar, 3 dias serão suficientes para conhecer a região com calma e relaxar.

Planeje sua viagem pelo Brasil

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.

Conclusão

E aí "Gostoso é mesmo Gostoso"? Sim, principalmente para quem pratica esportes de vela. O vilarejo ainda é pouco conhecido e explorado pelos turistas e sua beleza e simplicidade encantam todos os visitantes. Não estamos falando de nenhum paraíso, mas sim de um lugar charmoso, rústico e onde a cultura dos pescadores ainda é muito bem preservada.

Aproveite a viagem para Gostoso para conhecer lugares próximos e fazer um roteiro passando alguns dias em Natal e Pipa, que possuem lugares lindos e cheio de atrativos.

Boa viagem!

Texto e fotos: Juliana Magalhães.

E você, conhece São Miguel do Gostoso? Praticou algum esporte de vela? Conheceu os arredores? Tem outras dicas? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Nov 13, 2016 8:49 pm
Muito legal! Não conhecia muito sobre o destino. As fotos estão ótimas e deu para ter uma boa noção.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Nov 14, 2016 8:53 am
Eu sou suspeita pois amo o nordeste! Adorei conhecer Gostoso e realmente o lugar é um paraíso para velejadores! Adorei o clima rústico e praiano de lá!

Acho que o ideal é um roteiro conhecendo Gostoso e arredores!

Adriana Mensagens: 2231
Seg Nov 14, 2016 10:44 am
Fui faz muitos anos. Imagine que era ainda mais "rústico", mas imagino que continua um destino com uma atmosfera muito legal.

Avatar do usuário
MarySimoes Mensagens: 581
Seg Nov 14, 2016 11:22 am
Muito lindo! Amo essas cidades pequenas do nordeste!

http://fdv.im/MarySimoes" onclick="window.open(this.href);return false;
Patricia Mensagens: 2384
Qua Nov 16, 2016 4:04 pm
Adoro lugares rústicos! Encantada com o restaurante Gênesis :D

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Nov 21, 2016 11:56 am
Excelente matéria. Traz tudo de mais importante e de forma bem didática e completa.

Assim fica fácil planejar a viagem.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Set 07, 2017 10:58 pm
Esse ano vamos atrás dos ventos novamente. Acho que o destino será o Ceará dessa vez.





Booking.com

Voltar para “Rio Grande do Norte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio