Canoa Quebrada x Jericoacoara: para quem não quer ficar só em Fortaleza

Guias e troca de Informações sobre os destinos do estado do Ceará
Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Sex Dez 14, 2012 11:57 am
Fortaleza, a capital do estado do Ceará, tem algumas boas atrações para quem a visita, tais como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Teatro José de Alencar, ou o calçadão da orla, que se estende da praia de Iracema até a praia de Mucuripe. O problema é que Fortaleza não possui praias próprias para o banho, o que é inacreditável, já que a cor do mar é de um verde impressionante.

Imagem
Ponte dos Ingleses, em Fortaleza.

A única praia própria para o banho em Fortaleza é a praia do Futuro, que possui algumas barracas famosas, como a Croco Beach, mas não é a praia ideal para quem procura um pouco mais de sossego e não quer falar "não, obrigado" de cinco em cinco minutos para os ambulantes que ficam circulando por lá.

Outra opção é fazer os passeios de bate e volta de Fortaleza, com algumas operadoras de turismo locais, que possuem roteiros desde a praia de Cumbuco (uma das mais próximas da capital) até a praia de Canoa Quebrada, no litoral leste. Os passeios permitem que se conheçam as praias, mas acabam por se tornar uma experiência superficial de encontro com os destinos visitados.

Foi o meu caso, por exemplo. Há um ano, eu havia visitado Fortaleza e escolhido um desses passeios, o passeio das 3 praias: que visita Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Tínhamos somente quatro dias em Fortaleza, portanto me parecia a melhor opção para aproveitar melhor o pouco tempo disponível. O passeio me deixou com vontade de retornar, com mais calma, para todos os lugares visitados.

Imagem
A lua e a estrela, símbolos de Canoa Quebrada.

Portanto, para quem tem mais tempo no Ceará, o ideal é escolher alguns dias fora de Fortaleza. Existem lugares em ascensão no litoral cearense, como Icaraí de Amontoada ou Flecheiras, mas o básico mesmo é conhecer, e pernoitar, nos destinos mais famosos e inesquecíveis do Ceará:

Canoa Quebrada
• Onde fica: no litoral leste do Ceará, cerca de 3 ou 4 horas de distância de Fortaleza
• Como chegar: de ônibus, pela Viação São Benedito, o ônibus faz muito pinga-pinga, mas um dia chega lá. De carro o acesso também não é complicado, a estrada passa pelas cidades de Beberibe e Cascável, entre outras.
• O que fazer: andar de bugue pelas praias de Canoa Quebrada, fazer o passeio de bugue até a divisa com o estado do Rio Grande do Norte, andar de parapente, praticar esportes aquáticos, ver o pôr-do-sol nas dunas, curtir as falésias na praia, andar pela Broadway (a rua principal de Canoa Quebrada) e tirar uma foto com o símbolo de Canoa Quebrada: a lua e a estrela.

Imagem
Vista aérea de Canoa Quebrada, através do voo duplo de parapente.

• Porque ir: a paisagem da região de Canoa Quebrada é única, por causa das falésias à beira-mar; de lá é possível percorrer o litoral do Ceará até Ponta Grossa, admirando as falésias em diversas tonalidades, que vão do areia ao vermelho; a praia alia opções de infraestrutura na praia (para quem curte uma barraca à beira-mar) ou praias mais desertas e selvagens.
• Quanto tempo: 2 dias são suficientes para conhecer tudo, mas se você quer curtir e relaxar mais um pouco na região, opte por um tempo maior
• Vantagens: como existem passeios de bate e volta de Fortaleza para Canoa Quebrada, poucas pessoas ficam hospedadas por lá, o que garante hospedagem mais barata do que em Jeri e praias bem tranquilas durante a semana e fora dos horários de chegada das excursões. O acesso é mais fácil e rápido do que para Jeri, então é uma opção melhor para quem dispõe de menos tempo.

Imagem
Falésias da região de Canoa Quebrada, no caminho até a divisa com o Rio Grande do Norte.

• Desvantagens: algumas barracas à beira-mar estragaram a paisagem de Canoa, obstruindo uma caminhada pelas areias da praia ou simplesmente trazendo fios de energia, postes, caixas, carros, para lugares onde você só gostaria de ver areia, mar e falésias.

Jericoacoara
• Onde fica: no litoral oeste do Ceará, cerca de 5 horas de distância de Fortaleza
• Como chegar: de ônibus, pela Fretcar, o ônibus leva 4 horas de Fortaleza até Jijoca e depois mais 1 hora de Jijoca até Jericoacoara, em uma jardineira que balança bastante
• O que fazer: ir até a Duna do Pôr-do-Sol, ir até a Pedra Furada, fazer passeio de bugue até Tatajuba, ir até as Lagoas (Paraíso e Azul), praticar esportes aquáticos, jantar em um dos charmosos restaurantes da vila, comer o pãozinho de madrugada na Padaria Santo Antônio, apreciar a vista de 360 graus do Farol do Serrote.

Imagem
Entardecer na Duna do Pôr-do-Sol, em Jericoacoara.

• Porque ir: é uma das poucas regiões do país onde é possível ver o sol se pôr no mar, as lagoas possuem águas transparentes e a região também possui um diversidade geológica interessante, cujo maior símbolo é a Pedra Furada. Também vale conhecer para entender (ou discordar) porque foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo por órgãos da imprensa norte-americana.
• Quanto tempo: 4 dias
• Vantagens: o lugar encanta pelo isolamento e preservação (Jericoacoara faz parte de um Parque Nacional), as ruas são de areia e alguns lugares são paradisíacos. A região possui uma diversidade de atrações maior do que em Canoa, como lagoas (certos trechos da Lagoa do Paraíso são incríveis, mas é preciso escolher bem entre as barracas), esportes, vida noturna e praias. O público é mais alternativo, desde esportistas, estrangeiros (muitos italianos) até brasileiros que buscam um destino mais preservado.

Imagem
Em Jericoacoara, lugares paradisíacos como a Lagoa do Paraíso. O nome faz justiça ao lugar.

• Desvantagens: o acesso é mais demorado e complicado, então não é a melhor opção para quem tem pouco tempo no Ceará. Nos fins de semana, o lugar perde o caráter de isolamento, quando chegam diversas excursões de regiões próximas da praia.

Planeje sua viagem pelo Ceará

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Dez 15, 2012 12:18 am
Se antes eu já tinha vontade, agora tenho mais.
Ótimas dicas e lindas fotos, parabéns!

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Sáb Dez 15, 2012 11:21 pm
Obrigado, Gabriel. Ano passado tinha ido e ficado apenas em Fortaleza e dessa vez ficando em Canoa e Jeri tive uma experiência totalmente diferente. Valeu a pena.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Dez 18, 2012 4:23 pm
Passei o Carnaval deste ano em Jericoacoara e posso dizer que AMEI!
Peguei um vôo ate Fortaleza e de la um transfer num 4x4 ate Jeri. A viagem é realizada neste tipo de veículo pois parte do curso é feito em dunas e estradas de terra e é necessária tração nas 4 rodas. O trajeto dura cerca de 4 horas e é bem bonito o visual.
O preço é "tabelado" e custa 450,00. A capacidade do veículo, obviamente, são 4 pessoas. Existem diversas empresas que prestam esse serviço e provavelmente a pousada que escolher irá lhe indicar alguma. A empresa q escolhi foi a Unitur.
Dica: Não aconselho essa viagem a noite! A estrada não é bem sinalizada, nos depramos com diversos animais no meio da estrada, motos com 3 pessoas, carros com as luzes desligadas e em boa parte da estrada não há acostamento. Além disso, após passar pelo município de Jijoca, o carro percorre pelas dunas, fazendo valer a pena ir durante o dia para apreciar o visual.

Sobre passeios, existem varios! cada um mais bonito/ legal q o outro. Alugando um buggy, quadriciclo ou ate mesmo um cavalo e ir para qualquer passeio: Preá, Tatajuba, Pedra furada, lagoa Azul e do Paraíso, Cavalo marinho etc
Para os amantes de esportes radicais: Jeri venta quase o ano inteiro e é um otimo pico de Kite e Windsurf. Há várias escolas para os iniciantes também.

Sobre a gastronomia... hunnnn varios restaurantes deliciosos: Pimenta verde, Leonardo da Vinci, Carcará,Taverna, Sabor da Terra etc As pousadas que ficam na praia possuem ótimos restaurantes também (almocei 2 vezes no restaurante da pousada Mosquito Blue).

Hospedagem: Existem inúmeras pousadas para todos os gostos e bolsos, das mais simples as mais luxuosas.
Como fui no Carnaval e a viagem foi decidida em ciam da hora, não tive muitas opções. Liguei para mais de 20 pousadas e todas estavam totalmente ocupadas.
Algumas pousadas que conheci e gostei: Pousada Jeribá, Casa na Praia, Casa da Areia, Mosquito Blue, Vila Kalango, Chili Beach
O site em que pesquisei pousadas foi: http://www.portaljericoacoara.com.br/jericoacoara_pousadas.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Existem a opção de locação e casas também. Conheço algumas pessoas que fizeram essa opção e gostaram. A grande maioria das pousadas são de gringos e o tratamento é sempre muito bom.
A que eu fiquei hospedada foi: Pousada Pôr do Sol. Achei a pousada bem simples, mas o preços que pagamos estava muito bom e compensou. Os Quartos tinham basicamente cama, ar condicionado e frigobar. O banheiro deixava em muito à desejar. A localização era boa (em frente a duna Pôr do Sol) porém os quartos tinham vista para a parte interna da pousada e se deixássemos a janela aberta não teríamos privacidade nenhuma. O café da manhã era razoável. Sempre 3 opções de fruta, 2 tipos de sucos, um tipo de bolo e sanduiches de queijo, presunto e ovo que faziam na hora porém com limite de 2 por pessoa. Alguns dias havia tapioca também. Em relação ao tratamento não temos o que questionar. Fomos muito bem tratados e todas as nossas solicitações foram atendidas, inclusive de pazer o check-out 20:30 da noite e não 12:00 sem acréscimo algum.
Porém, ao voltar em Jeri pretendo ficar em outra pousada.

Espero ter ajudado!! Jericoacoara é realmente um paraíso!!

SOLDADORJ Mensagens: 2314
Ter Dez 18, 2012 10:47 pm
Gostei muito ! Parabéns pela matéria. Ainda não conheço, pretendo ir em breve... ;)

No Ceará, além de Fortaleza conheço o Litoral Leste: Aqueraz, Igaupe, Morro Branco (também possui falésias), Barra Nova (travessia do carro na balsa do rio) Ambos pontos turísticos estão nos Municípíos de Cascavel e Beberibe.

Litoral Oeste: Praias: Cumbuco e Araçati.

Capital: Praias: Futuro, Sabiaquara (possui Manguezais - lago de água doce, cor de coca cola), Iracema e Meirelles (Av Beira Mar)

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Qua Dez 19, 2012 10:14 am
Oi, Juliana. Ótimas dicas, ajudou bastante. Fiquei com vontade de fazer todo o trajeto do litoral em 4x4, deve ser muito legal ir para Jeri e admirando a paisagem. As opções de passeio e restaurante são diversas, um lugar que eu recomendo para as sobremesas é o Casa de Pedra. Fica na Rua Principal, eles têm ótimas opções de sorvete e tapiocas, por preços acessíveis. Uma ótima pedida. Viramos fregueses.
juliana escreveu:Peguei um vôo ate Fortaleza e de la um transfer num 4x4 ate Jeri.

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Qua Dez 19, 2012 10:18 am
SOLDADORJ escreveu:No Ceará, além de Fortaleza conheço o Litoral Leste: Aqueraz, Igaupe, Morro Branco (também possui falésias), Barra Nova (travessia do carro na balsa do rio) Ambos pontos turísticos estão nos Municípíos de Cascavel e Beberibe.

Litoral Oeste: Praias: Cumbuco e Araçati.
Muito obrigado, SoldadoRJ. Morro Branco foi um dos lugares que me motivou a voltar para o Ceará, gosto muito de andar no Labirinto de Falésias. Cumbuco também é imperdível, principalmente o passeio de bugue. Os outros lugares ainda não conheço, mas são ótimas opções para uma próxima viagem. Valeu!

ludodiniz Mensagens: 1012
Sex Dez 21, 2012 6:26 pm
Ainda não conheço o Litoral Leste, mas quanto a Jeri, é um lugar que se deve muito ir. E pode até ir no ano novo que não fica lotada, com filas em restaurantes e passeios.

Fora que é um lugar que se pode ir com família, amigos ou de casal. Se for em família ou amigos, uma casa é uma opção bem interessante. Agora como casal, sugiro a Casa de Areia, a Casa na Praia, a Naquela.

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Sex Dez 21, 2012 7:48 pm
Jeri tem essa vantagem, não é, @ludodiniz? Como o acesso é um pouco mais difícil, o lugar nunca fica muito cheio. Mas ainda assim, estive lá recentemente e notei uma diferença no final de semana. Nada muito cheio, é verdade, mas eu ainda sou mais adepto dos lugares bem tranquilos. hehehehe... Boas dicas de hospedagem. Passei em frente dessas pousadas e elas pareciam bem aconchegantes. Abs.

czinn Mensagens: 210
Sex Ago 30, 2013 4:31 pm
Desde 2010 vou a Fortaleza uma vez ao ano.
Da primeira vez fiquei em Fortaleza e Aquiraz, e mesmo com carro alugado optei por fazer alguns passeios com as empresas de turismo.
Fiz o das três praias (leste), da Lagoinha (oeste), para Cumbuco eu fui de carro e fiz o passeio de quadriciclo pelas dunas (melhor parte da viagem).
Da segunda vez programei ficar duas noites em Canoa Quebrada, foi ótimo, fizemos o passeio de parapente e o de carro para o litoral leste até quase a divisa de estado.
O ano passado fiquei uma semana no Beach Park, descansando e aproveitando o parque aquático, este ano vamos repetir em novembro (comprei aquele Vacation Club e vamos terminar de usar).
Jeri vai ficar para uma outra oportunidade, talvez fazendo como a Juliana fez, ir direto para lá.





Booking.com

Voltar para “Ceará”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio