Desvendando a Magia - Fastpass: O fura-fila da Disney

Nossos colunistas escrevem sobre a cidade.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Abr 03, 2011 8:18 pm
Desvendando a Magia

Dicas e informações para tornar sua viagem a Orlando ainda mais proveitosa!

Fastpass: O fura-fila da Disney

Quando se fala nos parques temáticos de Orlando, além da magia, da diversão, das paradas e das montanhas-russas, a imagem que vem à mente de muita gente são as enormes filas nas atrações mais concorridas dos parques. Não sem razão: É comum alguns brinquedos ficarem com filas quilométricas na alta temporada. No final do ano passado, o Soarin', no Epcot, tinha uma espera de 5 horas. Já a área do Harry Potter, no Islands of Adventure, teve de ser fechada devido à lotação, e quem quisesse entrar lá deveria pegar uma senha e aguardar para ser chamado. Na baixa estação, tais problemas diminuem, mas as atrações mais disputadas continuam tendo filas no mínimo razoáveis.

Foi pensando em melhorar a fluidez das filas e irritar menos os turistas que a Disney instituiu um sistema chamado Fastpass. Trata-se de um "fura-fila" oficial. A maior parte das atrações dos 4 parques do complexo possui esta facilidade. Há diversas máquinas ao lado da entrada da atração. Basta ir até uma delas, colocar o ingresso do parque, e imediatamente sairá um tícket que te dá direito a voltar àquela atração no horário ali especificado. Por exemplo: Você chega à Splash Mountain, no Magic Kingdom, às 13 horas. A fila normal está marcando 50 minutos de espera. Você retira o Fastpass, que manda você voltar entre as 15 horas e as 16 horas. Este é o horário em que você deve voltar ao brinquedo. Até o começo de 2012, era permitido voltar após o horário marcado no tícket, mas agora a Disney apertou a fiscalização e não está mais dando essa moleza aos guests.

Mas o que o turista ganha com o Fastpass, afinal? A resposta é: tempo! Há uma fila separada para quem tem o Fastpass. E ela anda muito mais rápido do que a fila normal. Exemplo: Se a fila do mesmo Splash Mountain estiver com 50 minutos de espera no momento do retorno ao brinquedo, o turista que entrar pela fila do Fastpass vai gastar, em média, 10 minutos na espera. Uma economia de tempo de cerca de 80%!

Este vídeo em inglês, bem explicativo, mostra o procedimento para pegar um Fastpass:

[html]

<iframe title="YouTube video player" width="640" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/kaSLa4Lgbvs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

[/html]

Mas como rapadura é doce mas não é mole, o Fastpass é um recurso limitado. Quando se pega um tícket, costuma haver um prazo de 2 horas até que outro Fastpass esteja disponível. Ou seja, seu ingresso fica "bloqueado" para pegar mais Fastpasses. O recurso também pode acabar durante o dia. O exemplo atual mais contundente é o concorridíssimo brinquedo Toy Story Midway Mania, no Hollywood Studios. Lá, quando chega a hora do almoço, todos os Fastpasses já foram distribuídos. Isso ocorre porque é preciso dar certa fluidez à fila normal do brinquedo, e também porque senão a fila do Fastpass ficaria tão lotada quanto a espera regular.

Por essa razão, é preciso se planejar bem com relação aos Fastpasses (mais uma vez, o mantra do planejamento reaparece). A recomendação é garantir um Fastpass para uma das atrações mais concorridas do parque assim que entrar nele. O ideal, aliás, é sempre ter um Fastpass na mão. É um recurso gratuito, que poupa muito tempo! Mas quais atrações dos parques da Disney necessitam de Fastpass? Na lista a seguir, você poderá ver quais costumam ser as atrações mais concorridas de cada parque, e quais delas, na ordem, mais requerem o uso do Fastpass:

No Magic Kingdom: Space Mountain, Big Thunder Mountain Railroad, Splash Mountain, Peter Pan's Flight, The Many Adventures of Winnie the Pooh, Jungle Cruise, Pirates of the Caribbean.

No Epcot: Soarin', Test Track, Mission: Space, Maelstrom.

No Hollywood Studios: Toy Story Midway Mania, Rock 'n' Roller Coaster Starring Aerosmith, The Twilight Zone Tower of Terror, Voyage of the Little Mermaid, Lights, Motors, Action! Extreme Stunt Show.

No Animal Kingdom: Expedition Everest, Dinosaur, Kilimanjaro Safari, Primeval Whirl.

Há outras atrações que também oferecem Fastpass, mas essas são as mais concorridas, onde mais vale a pena usar esta recurso. Note que muitas vezes, as atrações que mais necessitam de Fastpass não são as mais famosas do parque, mas, devido à disposição da fila ou ao modo de funcionamento da atração, elas acabam apresentando filas enormes (como é o caso do Peter Pan's Flight, no Magic Kingdom, por exemplo).

O Fastpass é uma excelente ideia da Disney, que trouxe um grande benefício aos guests. Saber usá-lo significa um ganho de tempo e de praticidade incomparável!

Have a magical day!

Na próxima coluna: O fura-fila pago da Universal e do SeaWorld, e a lista com as atrações mais concorridas destes parques.

Quer fazer algum comentário? Esta coluna é aberta à participação de todos! É só deixar sua mensagem aqui

[html]

<!-- AddThis Button BEGIN -->

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style">

<a href="http://www.addthis.com/bookmark.php?v=250&pub=gmdias" class="addthis_button_compact">Compartilhe</a>

</div>

<script type="text/javascript" src="http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#pub=gmdias"></script>

<!-- AddThis Button END -->

[/html]

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

lapa012 Mensagens: 5
Sáb Mai 14, 2011 7:03 pm
Muito boa explicação.

mauricioalmeida Mensagens: 310
Ter Mai 17, 2011 1:58 pm
Fábio,
Estou garimpando nos tópicos de cada parque informações sobre suas atrações imperdíveis, para tentar me programar melhor. Quero evitar que a ida na altíssima temporada me deixe horas na fila de um único brinquedo, matando praticamente o dia todo.
Não sei se todas as atrações mais concorridas necessariamente são imperdíveis (a princípio são concorridas por isso, certo?), e gostaria de contar com sua ajuda para destacar as imperdíveis, as fortemente recomendadas e as demais, principalmente considerando que minha filha de 9 anos é quem tem que adorar a viagem.
Já anotei as dicas dos Fastpass nos tópicos de cada parque.
Você pode me dar algum tipo de ajuda?
Abraço

Qua Mai 18, 2011 7:45 pm
Oi Maurício,

Vc está certo em sua análise: As atrações que mais necessitam de Fastpass realmente são imperdíveis! E, geralmente, as melhores de cada parque! Lembrando que na Universal e no SeaWorld, o "fastpass" é pago.

As recomendações que posso lhe dar são baseadas principalmente em minhas experiências pessoais, mas vamos lá:

Com base no fato de que a viagem é direcionada principamente à sua filha de 9 anos, a lista é a seguinte:

Magic Kingdom:

- Imperdíveis: Splash Mountain, Space Mountain, Mickey's Philharmagic, Big Thunder Mountain Railroad, Haunted Mansion, Pirates of the Caribbean, Buzz Lightyear Space Ranger Spin.

- Fortemente recomendadas: Peter Pan's Flight, Snow White Scary Adventures, It's a Small World, The Many Adventures of Winnie The Pooh, The Magic Carpets of Alladin, Jungle Cruise, Stitch's Great Escape, Tomorrowland Transit Authority.

Epcot:

- Imperdíveis: Soarin', Test Track, Spacehip Earth, Maelstrom, The Seas With Nemo & Friends, Journey Into Imagination With Figment, Innventions East & West

- Fortemente recomendadas: Living With The Land, Circle of Life, Mission: Space, Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros, Captain EO, Universe of Energy.

Hollywood Studios:

- Imperdíveis: Toy Story Midway Mania, Rock 'n' Roller Coaster, The Twilight Zone Tower of Terror, The Voyage of the Little Mermaid, Beauty and the Beast - Live on Stage, Star Tours, The Great Movie Ride, Lights Motors Action Extreme Stunt Show, Backlot Tour, Muppets Vision 3D.

- Fortemente recomendadas: Indiana Jones, Sounds Dangerous, Walt Disney: One Man's Dream, The Magic of Disney Animation, Playhouse Disney - Live on Stage.

Animal Kingdom:

- Imperdíveis: It's Tough to be a Bug, Expedition Everest, Festival of the Lion King, Kilimanjaro Safari, Dinosaur, Primeval Whril.

- Fortemente recomendadas: Kali River Rapids, Mahajara Jungle Trek, Pangani Forest Exploration Trail, Rafiki's Planet Watch, Finding Nemo - The Musical.

Universal Studios:

- Imperdíveis: Revenge of the Mummy - The Ride, The Simpsons Ride, Hollywood Rip It Ride It Rock It, Shek 4D, Men in Black: Allien Atack, ET Adventure, Jaws, Terminator 2: 3D.

- Fortemente recomendadas: Disaster, Woody Woodepecker Nuthouse Coaster, Universal Horror Make-up Show, Beetlejuice Graveyard Revue, Jimmy Neutron Nicktoon Blast.

Islands of Adventure:

- Imperdíveis: Forbidden Journey, The Amazing Adventures of Spider-Man, Olivanders, Jurassic Park River Adventure, Dudley Do-right's Ripsaw Falls, The Cat in the Hat, Dragon Challende, The Incredible Hulck Coaster, Doctor Doom Fearfall.

- Fortemente recomendadas: The High in the Sky Seuss Trolley Train Ride, Popye & Bluto's Bilge Rat Barges, Pteranodon Flyers, The Eight Voyage of Sinbad Stunt Show.

SeaWorld:

- Imperdíveis: One Ocean, Blue Horizons, Clyde & Seamore Take Pirate Island, Manta, Journey to Atlantis, Kraken, Wild Artic.

- Fortemente recomendadas: Pets Ahoy, e todas as outras exibições de animais.

Maurício, espero ter te ajudado com essa lista. Uma coisa que pode auxiliar em sua viagem é fazer um planejamento dentro de cada parque, ou seja, um trajeto ideal a ser percorrido em cada um dos parques, para evitar voltas desnecessárias.

Apesar de toda a necessidade de um planejamento detalhado, não se prenda excessivamente a ele, pois uma das melhores coisas a se fazer nos parque é justamente relaxar um pouco, observar os detalhes, viver cada momento mágico que só Orlando pode proporcionar.

Não incluí nessa lista todos os shows e paradas, porque todos eles são simplesmente imperdíveis!

As atrações que não estão listadas são as "menos importantes", mas que não devem deixar de se ser feitas caso haja tempo disponível.

Precisando de ajuda, é só falar.

Abraços!

Qua Mai 18, 2011 10:08 pm
Muito obrigado, Fábio.
Não tenha dúvida que vai me ajudar muito.
É engraçado que ainda faltam 56 dias (8 semanas), mas já estou começando a ficar aflito com o planejamento... :)
Abraço

Qua Mai 18, 2011 10:39 pm
Mas é assim mesmo, Maurício! Quanto mais perto chegamos da viagem, mais aflitos ficamos!

Se vc for seguir o mesmo caminho que eu sempre sigo, faltando alguns dias para sua viagem, vc começará a ouvir músicas da Disney, estudar mapas, colocar inúmeras imagens de Orlando como fundo de tela do seu computador, além de entrar no Weather.com para checar as temperaturas dos próximos dias :lol:

Qua Mai 18, 2011 10:57 pm
http://www.wdwinfo.com/disradio/" onclick="window.open(this.href);return false;

Uma das minhas rádios favoritas, ao lado da New Magic 94.9, de Tampa Bay, mas que pega muito bem em Orlando!

Hahaha, não invadi não Maurício, só me lembrei de quando planejo uma viagem a Orlando, de toda a expectativa criada em cima da viagem! E é como eu disse, daqui pra frente, a ansiedade aumentará!

Mas fiquei chateado agora... Todas estas mensagens de hoje sobre Orlando me deixaram morrendo de vontade de pegar o próximo vôo para lá! É impressionante, mas mesmo tendo acabado de retornar de Miami, já estou com uma saudade imensa da Flórida :shock:

Qua Mai 18, 2011 11:01 pm
Vamos embora!!! Dia 13/07 sai uma turma especial!!!

Qua Mai 18, 2011 11:38 pm
Puxa Maurício, por que vc não marcou sua viagem para dezembro/janeiro? Aí certamente poderíamos nos encontrar lá! :D

Mas um dia ainda faremos a viagem do grupo FDV em Orlando! ;)

Voltar para “Colunas”