Eletricidade, tomadas e voltagem: o que você precisa saber antes de viajar

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jul 27, 2013 3:48 pm
Imagem

Quantas preocupações envolve uma viagem? Dezenas delas. E todas essas preocupações devemos ter antes, para evitar problemas durante as viagens, as férias.

O correto é: se preocupar antes para não se preocupar durante.
O que muitos fazem é: não planejam nada e perdem tempo e se preocupam durante a viagem.

Tomar um choque é a menor das preocupações. A maior? Seu equipamento não ser bivolt ou a tomada do seu eletrônico não encaixar na tomada do hotel.

Atualmente, a maioria dos eletrônicos são bivolts. O que isso significa? Que funcionaram em 110v ou 220v sem que você precise se preocupar. Alguns possuem uma chave seletora, mas está cada vez mais raro isso.

Exemplo de aparelhos bivolts:
- Notebooks;
- Tablets;
- Celulares e smartphones;
- Carregadores de baterias.

No seu carregador aparecerá a informação, conforme você pode ver na foto abaixo:

Imagem

120V: Quer dizer que não é bivolt. Você só poderá usá-lo em tomadas de 110v.
100V – 240V: Quer dizer que seu aparelho é bivolt. Pode plugá-lo sem preocupações.

Nos carregadores você lerá a palavra INPUT e logo após ela a informação de voltagem.

A primeira informação você já conseguiu.

Se você for viajar para outro país é importante saber qual o tipo da tomada utilizada. O que você fará? Simples, compre um adaptador universal de tomadas. Assim você não precisará se preocupar com nada.

Imagem

Conclusão

Basicamente, você precisa saber:
- A voltagem dos seus aparelhos: 99% de chance de todos serem bivolts. Nada para se preocupar;
- O formato da tomada do país para o qual você irá: 100% de chance de serem diferentes do Brasil. Com um adaptador de tomadas universal você não precisa se preocupar.

Para não ter que sair andando pela cidade sem rumo atrás de um adaptador a melhor opção é comprá-lo ainda no Brasil. Outra opção, geralmente mais econômica, é comprar pela Internet e enviar ao seu hotel. Assim, no check-in, você já terá o pacote. Neste caso, compre com antecedência, para o pacote ser entregue antes de você chegar.

Sugerimos a leitura: Adaptador de tomada - Não viaje sem ele

Nada melhor do que chegar ao destino sem motivos para se preocupar.

Boa viagem!

Contrate aqui o seguro viagem bom, barato e com a maior e melhor cobertura do mundo (2 milhões de dólares).
Busque aqui: https://travelinsurance.falandodeviagem.com.br


Buscando Voos mais baratos? Aqui você os encontrará!
Busque aqui: https://fdv.im/VoosBTST


Aluguel de carro - alugue conosco e economize!
Acesse: https://fdv.im/LinkCarroNovo


Buscando hospedagem mais barata? Aqui você a encontrará!
Acesse: https://fdv.im/HospedagemMaisBarata


Economize e reserve seus passeios com antecedência
Acesse: https://fdv.im/PasseiosMaisBaratos

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Jul 27, 2013 11:14 pm
Realmente muito importante esta dica...
Em fev/13 eu levei uma régua com 5 tomadas que encaixavam todos os equipamentos que estávamos levando (notebook / impressora portátil / carregadores de celulares, tablet´s, maquinas fotográficas) e mais uns 8 tipos diferentes de adaptadores para serem usados em Salas Vip´s para recarregar os celulares / notebook...
Não tivemos nenhum problema com relação aos equipamentos ficarem sem carga..
Nem quiz saber se o hotel tinha ou não adaptadores.. usamos os nossos mesmos...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jul 27, 2013 11:41 pm
"100% de chance de serem diferentes do Brasil."

Estou enganado ou até o presente momento só o Brasil usa esse padrão de 3 pinos redondos em arco ? Ouvi dizer que a União Européia iria adotá-lo, mas até agora nada.

E como certa vez ouvi da Lúcia Hipólito, "Se não é jabuticaba e só existe no Brasil, está errado" :lol:

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Jul 28, 2013 12:20 am
Também li sobre a União Europeia, mas até agora nada.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Jul 28, 2013 12:52 am
É igual a nossa frequência de 4G. Ao invés de esperar os grandes para seguí-los, queremos lançar moda sem ter cacife para tal e quem acaba sofrendo é o cidadão comum.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Jul 28, 2013 9:32 am
Fábio...
A "vanguarda" que estes tecnocratas corruptos de nosso país empurram pra cima de nós tem muito mais a ver com uma aliança sórdida com fabricantes para obrigarem as pessoas a mudarem tomadas e padrões, e assim, comprarem tudo de novo...
Uma tomada ter a parte "viva" (energizada) que seja mais funda é muito bom e prático, pois evita choques nas pessoas e principalmente com crianças..
Mas.. esta estória do terceiro pino é totalmente absurda..
O pino de terra só funciona adequadamente se no projeto da residência ou prédio, isto for feito adequadamente, com um aterramento adequado e que é muito difícil e caro de se fazer...
Um bom aterramento, quando medimos a voltagem entre o terra e o neutro, deve muito próximo de zero, pois esta é a finalidade do aterramento....
Mas... sempre que eu implantava CPD´s (isto quando ainda existia esta noção de CPD, que normalmente estava associada a um lugar secreto onde os "deuses" da informática reinavam absoluto sobre os mortais leigos..rsrs)... então, sempre que ia implantar o CPD, minha primeira preocupação era verificar o aterramento da sala.. e sempre que media, dava maior que 0,5 volt´s... ou seja.. aterramentos mal feitos... e tinha que fazer um novo...
Até mesmo em chuveiros, em que o aterramento deveria ser uma coisa importante, isto não é observado no Brasil..
Então... esta porcaria de padrão Brasil, é parte desta indústria da corrupção e na megalomania de nossos tecnocratas de quererem ou acharem que o país tem alguma importância na fixação de padrões..
Em termos de tecnologia, o ditado que mais me vem a mente quando penso no meu país, é uma frase que um professor do primário falava para nós:
"coloque-se na sua mesquinha insignificância"....
Ainda bem que temos uma indústria "marginal" que acaba inventando os adaptadores, e que no final acaba sendo a tábua de salvação para não termos que trocar tudo em nossa casa...
A minha casa é toda em estilo colonial.. e isto acompanha até as placas dos interruptores e tomadas... não dá para mesclar com estas placas modernas.. que são bonitas para uma casa de padrão moderno... não um padrão colonial clássico...
A solução que encontrei foi comprar estas réguas com tomadas no padrão moderno e o pino macho, eu corto o fio e coloco um pino antigo...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Jul 28, 2013 9:56 am
Esse padrão brasileiro de tomadas me lembra aquelas tomadas de telefone "padrão Telebrás", com 4 pinos. Aquela porcaria só existia no Brasil.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Dom Jul 28, 2013 10:03 am
É... quatro pinos, mas só dois que funcionavam.... os outros dois eram a comissão dos fabricantes...rsrsrsrsrrs

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Fev 10, 2014 12:20 pm
Alguns aparelhos podem não ser bivolt (dual voltage) e, conforme o caso, pode não valer a pena usá-los com transformador.

Exemplo:

- Secador de cabelos
- Alisador de cabelos (chapinha)
- Ferro de passar roupas

São aparelhos que usam a eletricidade para gerar calor, logo puxam muita corrente elétrica. Se for usar com transformador, tem que ser um com uma alta capacidade nominal, ou seja, um transformador grande e pesado. Se a voltagem não for a mesma da sua cidade, não vale a pena comprá-los no exterior, mesmo se estiverem muito baratos.

Minha esposa comprou um secador de cabelos nos EUA. Chegando em casa, vimos que ele funcionava a 110 Volts. Em Brasília a rede elétrica é de 220 Volts. Não tem problema, pensei eu, vou usar o nosso super transformador de 1.000 VA que pesa mais de 1kg!

Quando começou a sair fumaça do transformador, desistimos.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Fev 10, 2014 12:29 pm
Eu pensei que o único lugar do mundo que era 220 volts era em Nova Friburgo....
Mas... BSB eu desconhecia...
Putz... aí, até a voltagem é superfaturada.... :lol: :lol: :lol:





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio