A indústria das gorjetas nos Estados Unidos

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Mlkoch Mensagens: 7
Dom Nov 10, 2013 9:27 pm
Constrangimento acho que ocorre em relação ao taxista, pois se o valor dado a ele em dinheiro vivo for próximo ao valor da corrida ele assume que o resto é gorjeta. Nessa situação, acho um pouco "complicado", digamos, pedir troco, embora não pense que taxista mereça gorjeta.

Em todos os outros serviços, apenas costumo dar gorjeta quando é prestado algum serviço adicional não incluído naquele pelo qual estou pagando, bem como avalio esse serviço adicional no momento de fixação do valor da gorjeta. Nesse sentido, não vejo justificativa em dar gorjeta à camareira do hotel, pois ao pagar a diária este serviço já está incluído; o mesmo se refere ao vallet, pois quem paga estacionamento em hotel que o carro seja entregue quando solicitado.

Diferentemente ocorre nos restaurantes, por exemplo. Em DTW, fui tomar café da manhã no restaurante do hotel e a água e o café (bem como o "creme") eram repostos sempre que acabavam sem nenhum custo. Neste caso dei um valor razoável de gorjeta pois não precisei pagar pelo café e pela água que consumi. Em suma, houve um serviço adicional prestado pelo estabelecimento, que em situações ordinárias, ao menos aqui no Brasil, teria de ser pago.

De todo modo é a cultura deles. Tanto é assim que comprei uma carteira da Perry Ellis (acho que é isso) que vinha com uma tabela de gorjeta de 10 a 30% sobre valores de 0 a 100 US$ (menos de 10% pelo jeito é ofensa ).

Falcone Mensagens: 1913
Seg Nov 11, 2013 12:01 am
Concordo que dar gorjeta para o serviço de vallet que é pago (e normalmente não é barato) não faz o menor sentido.

Em hotéis e aeroportos, eu dificilmente deixo alguém levar a minha mala, uma vez que as malas com rodinhas de hoje são muito praticas. So chamo um carregador quando tenho muitas bagagens.

Ja nos restaurantes eu pago 20% sem problema algum... se o atendimento for bom é claro.

pcalixto Mensagens: 371
Seg Nov 11, 2013 9:10 am
No começo eu me intrigava com isso, depois relaxei, principalmente por não morar e não ir com frequência, passei a ignorar as caras feias, caso eu não concorde com a gorjeta, ou simplesmente não tenha dinheiro para tanto. Como muito provavelmente eu não vou voltar tão cedo e talvez jamais encontre o cara que me prestou serviço ou se isso ocorrer ele sequer vai lembrar de mim, não esquento. Mas também acho que como você está no país tem que se adaptar minimamente à cultura local, então também não dá pra ignorar a gorjeta. Em alguns países oferecer gorjeta é até ofensa, é bom se informar antes tb.

tharibeiro Mensagens: 190
Seg Nov 11, 2013 10:50 am
Na nossa viagem, a gorjeta de 18% já vinha "automaticamente" calculada na conta pois eramos em 9 pessoas. Em alguns lugares achei injusto pelo atendimento (Applebee´s e Red Lobster,por exemplo). Mas entendo que atender uma mesa com 9 pessoas não é nada simples.

Para a camareira deixávamos todos os dias cerca de 5 dólares por quarto, e um bilhete desejando bom dia. Elas adoravam e sempre respondiam o recado muito agradecidas.

Não lembro outros serviços que pagamos gorjeta no momento, mas praticamente não tivemos problemas.

zebinsk Mensagens: 1282
Seg Nov 11, 2013 4:33 pm
Eu não gosto nem um pouco dessas gorjetas. Já deixei de dar gorjetas e depois me senti mal, como no caso em que deixei, por falta de tempo, 12 caixas vazias dentro do quarto e não deixei nada para a camareira.
E já dei e me senti um otário, exemplo, no aeroporto de Fort Laudardale, o shuttle parou e um carregador foi pegando minhas malas e pondo no carrinho, eu deixei, andamos 3 passos a porta abriu e o guichê da Avianca fica 5 passos depois.

Eu tenho uma dúvida de quando pagar gorjeta:

- Quando o atendente do balcão do hotel me entrega encomendas que foram enviadas para mim, ele espera gorjeta?
- O cara que recebe o seu carro na locadora, quer gorjeta?
- Alguém está limpando um banheiro de uso coletivo, devo dar gorjeta?

tharibeiro Mensagens: 190
Seg Nov 11, 2013 6:27 pm
Zebinsk: quando eu fui dar gorjeta pra mulher que recebeu meu carro na locadora, ela não aceitou a gorjeta. Ela foi muito simpática comigo, só não quis a gorjeta mesmo, falou que não precisava.
Também tenho essa dúvida.

EricArthurBlair Mensagens: 169
Seg Nov 11, 2013 6:39 pm
Na van que leva do prédio das locadoras a área de embarque no aeroporto de Miami, achei quase que ia apanhar a vez por conta de falta de gorjeta.

Eu me desencontrei da esposa por ter esquecido uma mochila no carro e ela foi na frente com as malas. Como voltei correndo, estava até sem carteira, só com a mochila nas costas.

Ao descer, o motorista parou na minha frente e começou a perguntar se eu estava bem e ond estava minha mala, quando falei qu estava sem malas, ele emendou "so we're really ok?", no que olhei sem entender, desviei e corri para o embarque.

Só depois fui entender que ele estava esperando era gorjeta, mesmo sem malas...

mariana28 Mensagens: 6
Seg Nov 11, 2013 9:22 pm
Em Ny uma vez, pegamos um taxi do hotel ate o aeroporto. A corrida deu uns $43, demos uma nota de 50$ e o motorista nem falou nada queria ficar com $7 de gorjeta!!!

Achei aquilo o cumulo, porque ele foi super grosseiro e nem nos ajudou com as malas e eu estava gravida!!!

Comecei a discutir com ele, fiquei tão nervosa que falava ingles, espanhol e portugues tudo junto!!!

Meu marido tb ficou p da vida e exigi que me devolvesse $5 so pela falta de educação dele!!! Ele acabou devolvendo muito contrariado!!!

Outro caso inusitado foi o ano passado em orlando. Estavamos em um restaurante dentro do Premium Outlet e a conta deu uns $ 52. eramos 3 adultos e 2 crianças. Deixamos $60 e saimos do restaurante.. o garçom foi correndo atras da gente no shopping e perguntou: vcs não gostaram do serviço? Falei que sim.. ai ele falo que não tinhamos deixado a gorjeta toda.. eu disse entao que dei o suficiente.. Poxa vida ele fiou furioso e disse: NÃO VOLTEM MAIS AQUI!!!

Achei aquilo horrível, até me senti mal...

Caramba... agora sempre deixo uns 15% para não ouvir desaforos!!!

Acho que nos EUA independente da qualidade do serviço eles acham que vc é obrigada a dar a gorjeta.

Acho errado!!!

giancarlo Mensagens: 69
Seg Nov 11, 2013 9:33 pm
Curioso ele ter feito este escândalo em Orlando, afinal você deu pouco mais que 15%...

zebinsk Mensagens: 1282
Seg Nov 11, 2013 10:06 pm
Eu nunca fui num pub, boate ou casa de shows que a cada drinque que o barman te dá você retribui com uma gorjeta. Ah, tenha dó!
Se não estão pagando bem o funcionário, a culpa não é minha não!! :x

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”