A indústria das gorjetas nos Estados Unidos

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
mariana28 Mensagens: 6
Seg Nov 11, 2013 10:11 pm
Eu tb fiquei atonita... acho q por ser serviço de mesa ele devia estar esperando 18/20% ... sei la.. mas foi uma situaçao chata. Qd estou so c meu marido agora deixo 15% se o grupo for maior deixo 20% .. mas contra minha vontade

bftandrade Mensagens: 477
Seg Nov 11, 2013 10:15 pm
Na minha primeira viagem ao EUA achei muita estranho esse negocio da gorjeta, mas depois me acostumei e até entendi. Mas segui umas regras próprias. No vallet do hotel p. ex, q eu vivia entrando e saindo, dava 1 dólar uma vez por dia e tentava marcar a cara daquele que dei pra não repetir rs. Deixava um ou dois dolares pra camareira tb. Nos restaurantes, procurava dar no min 15%, mas se trouxessem algo mais, como no Cheese Cake Factory que o garçon trouxe uma jarra de agua gelada pra acompanhar uma fatia de torta dividida em 2, eu dei mais que isso.

AleGilos Mensagens: 470
Dom Nov 17, 2013 10:43 pm
HAHAHAHAH... Eu também deixava bilhetinhos para as camareiras, ThaRibeiro. Era muito legal achar as respostas.

Eu acho desconfortável isso de "ter que dar gorjeta". É como aqui no Brasil, quando você diz que não pagará os 10% e quem está cobrando sua conta solta um "Mas você TEM que pagar". Já briguei feio em restaurantes por causa disso!

Em Orlando não tive problemas com isso por que sempre fui bem atendida e paguei os 15% sem remorsos, sabe? Além disso, só dava dinheirinho para a camareira. Ninguém se ofereceu para levar minhas malas (amém!) e não sei se xingaram minha mãe depois, mas tampouco ofereci gorjeta as pessoas da recepção do hotel.

Confesso que muitas vezes eu esquecia da gorjeta. Meio por hábito mesmo, sabe?

A única situação horrível que passei foram nos táxis de NY. Gente, que pessoas mais sem educação. Quando fui para o o Jersey Outlet pegamos um táxi e o cara falou "90 dólares" e eu concordei. Chegamos lá, dei 90 redondinho e ele ficou "Opa, cade a gorjeta? Tip, tip" e eu falei que achava que 90 já incluia isso e que não tinha mais dinheiro na bolsa. O cara ficou bem puto!

Em contrapartida, quando voltei no outlet, acabei pegando um taxista de Elizabeth Town que estava pelo estacionamento. O cara cobrou menos (acho que 75/80 dólares) e adicionou o preço do pedágio a parte (algo em torno de 4 dólares). Paguei acho que quase 100 dólares para ele por que ele foi SUPER simpático, conversou comigo e com a minha avó e foi mega atencioso. Quando falei que não precisava do troco ele super agradeceu.

Modéstia é outra história, né? AHAHHAHAHA...

Mas concordo com o Gabriel. MUITO feio isso de quase te bater pr não dar o quanto ele esperava ou achava ser "justo". Se danar, eu pago pelo quanto achar justo, oras!

leocabral Mensagens: 423
Seg Nov 18, 2013 10:40 am
hehe pessoal, mesmo dando boas gorjetas nao estamos livres de desaforos, vou contar dois casos.
Primeiro, eu costumo dar gorjeta para tudo, nao so no exterior, como principalmente no brasil, costumo sempre colocar gorjetas extras nos restaurantes que gosto e frequento mais, e sempre dou gorjetas para manobristas e etc.
no exterior da mesma forma, costumo levar dinheiro mais para gorjetas msm.
No restaurante costuma usar 20% (facilitar o calculo, e + arrendo centavos), sempre pago no cartao. Interessante que em alguns restaurantes afastados, sem perfil e clentela turistica, ja tive garconete que ficou espantada com o valor da gorjeta rsrs).
para malas e valet, normalmente dou 5/10 moedas correntes hehe, nem conto por mala.

porem aconteceu 2 fatos bem inusitados:
1) estava hospedado no hotel do aeroporto de miami, dentro do aeroporto msm, estava com cerca de 15 malas, meu voo saia de madrugada, durante o check in o recepcionista foi enfatico: nosso hotel oferece levar as malas para o balcao da sua companhia, SEM COBRAR NADA. e depois ainda falou NAO E NECESSARIO NENHUM TIPO DE GORJETA PARA O FUNCIONARIO.
ate ai tudo bem, acordei chamei o funcionario, foi necessario 2 carrinhos daqueles de hotel, entupidos, e 1 inclusive eu mesmo carregando. calculei ali por cima 15 malas, eu tava carregando metade, vou dar uns 25 dolares que e o q eu tinha mais trocado. Quando no meio do caminho o funcionario pergunta quanto o sr. vai me dar de gorjeta? ai eu falei 25 dolares. De repente o cara faz uma cara feia e comeca a falar que e pouco e reclamar. como eu tava no final de viagem e nao ia me estressar perguntei quanto ele queria e ele pediu 40 dolares!! o cumulo do absurdo, por um servico que eu carreguei metade das malas rsrs... provavelmente a recepcao me alertou por problemas anteriores. hehe

outro caso recente, eu estava em budapeste para pegar um trem, estacao em reforma, pessimas placas de sinalizacao, monitor nao marcando a estacao, enfim, ambiente pouco confuso, tinha um fucionario com colete luminoso com a inscricao se podia ajudar. Perguntei se ele sabia em qual estacao chegava meu trem? Nesse momento o trem chega, e eu estava relativamente proximo. O cidadao simplesmente diz que vai me levar ate la, eu digo que nao precisa, ele insiste, e puxa as malas da minha mao (2 malas), eu mando ele parar e digo que nao a necessidade pois eu mesmo vou e ja achei o trem, so queria uma informacao.
mas ele fez um ouvido de mercador, se colocar colou...
so que o fato engracado, e que eu estava somente com cedulas altas de euro, com excessao de 2 euros em moeda e nenhuma moeda local.
chegando la, obviamente veio cobrar a gorjeta, dei 2 euros e ele ficou olhando com aquela cara... ai eu falei que em nenhum momento pedi que ele carregasse minhas malas, pedi somente uma informacao, e que eu mandei ele parar pelo menos 3 x e ele nao o fez. Pior que ele nao falava muito ingles, mas acredito que stop pelo menos qualquer um entende. hehe

GJulio Mensagens: 243
Qua Nov 20, 2013 8:54 pm
A cultura das gorjetas é muito simples: Toda vez que alguém fizer algo por você de forma bem feita, essa pessoa merece remuneração extra além do próprio salário como forma de recompensa. O sorriso e disposição dos garçons da maioria dos restaurantes, mesmo os mais simples, dos EUA é explicado por isso. Já aqui no Brasil, onde tanto o bom quanto o ruim ganham os 10% (ou as vezes somente uma fração disso visto que o proprietário abocanha parte), percebe-se no geral um atendimento menos amigável em grande parte dos casos.

Você só deve dar gorjeta para os serviços que são bons, caso contrário não precisa dar. A cultura das gorjetas estimula a melhoria no atendimento. Se for mal atendido, não dê e, se questionarem, explique o motivo. Não é deselegante, pelo contrário, é o correto a se fazer.

MarcoBacalhau Mensagens: 215
Seg Nov 25, 2013 10:14 am
Até concordo com a gorjeta. Mas.....

- 20%, 30% é um absurdo. :o
- Pagar US$40,00 para um carregador de malas contratado? É um assalto. :evil:
- Gorjeta para atendente de hotel? Nem pensar. :mrgreen:
- Gorjeta para motorista de taxi? Só arredondo a nota e deixo ele falando sozinho. :roll:
- Se reclamar da gorjeta que deixei, ameaço pegar de volta. :D

Não gosto da obrigatoriedade. Se o serviço foi o básico. Está incluído no que já paguei.

Não tô nem ai para cara feia.
E se reclamar de maneira grosseira, solto um impropério em bom português tb. :lol: :lol: :lol:

baran Mensagens: 10215
Seg Nov 25, 2013 10:16 am
Uma vez dei $15 para o carregador de mala do Marriot (era muita mala, nem tentei levar sozinho) e só faltou ele me xingar. Vai ver até me xingou e eu não entendi.

Marilusho Mensagens: 8
Ter Nov 26, 2013 3:48 pm
Nossa, sério que vcs deixam dinheiro para a camareira???

Eu NUNCA dei. :shock:

Pelo visto, devo ter muita macumba em meu nome!!!

MarcoBacalhau Mensagens: 215
Ter Nov 26, 2013 3:55 pm
kkkkkk
uma coisa que eu acho engraçado é que todos querem gorjeta.
Mas duas vezes eu não queria o troco e eles me forçaram a pegar. No Subway e no Epcot Center.
Paguei e o troco era moedas. Eu não queria as moedas.
A atende disse "Não. O Sr. tem que levar."
eu heim não entendi nada.

baran Mensagens: 10215
Ter Nov 26, 2013 3:57 pm
Eu gosto disso.

Se o produto custa $9.99 e você dá $10, eles te dão $0.01 de troco.

Não tem essa de dar balinha ou arredondar para cima.

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”