Estava com minha esposa a caminho de um restaurante, na região de Ponta Negra, quando fomos abordados por um senhor magro, vestindo uma camisa pólo, bermuda, boné e óculos de sol. Tinha toda cara de turista gringo. Ele me perguntou em um inconfundível inglês britânico:
"Do you speak any English?" (trad: Você fala algo de inglês?)
Eu disse que sim.
Aí ele começou a contar sua história. Perguntou se eu conhecia Recife. Eu disse que sim. Ele contou que foi assaltado lá, que roubaram seus documentos, que era um lugar horrível, que eu não deveria ir para lá, que ele precisava ligar para sua família para pedir que lhe enviassem uma segunda via para que ele pudesse voltar a seu país etc. E blá blá blá blá... ele não parava de falar. Parecia que nem respirava.
Aí veio a pergunta: você tem R$ 3 para me dar e eu poder ligar para minha família?
Achei estranho. Não gosto quando falam comigo de uma forma que não me deixa pensar. Já ia responder "não" quando minha mulher me puxou pelo braço e respondeu antes de mim. Ele ficou para trás, com cara meio abobada.
No restaurante, enquanto almoçávamos, começamos a ver as inconsistências da história dele: se estava sem documentos, como embarcou em Recife para ir a Natal? Por que ele não ligava a cobrar para a família? Enfim, achamos tudo muito estranho.
No dia seguinte fomos almoçar em outro local. Quando eu estava saindo do restaurante sou abordado adivinhem por quem:
"Do you speak any English?"
Aí eu não resisti e disse:
"Oh, you, again!" (trad: Ah, você, de novo!)
Ele simplesmente riu e foi embora.
Enquanto esperava o táxi, notei que ele abordou alguém em um carro mais adiante e, pelo tempo que passou ali, deve ter levado alguma coisa.
Moral de história #1: Isso se passou em Natal/RN, mas poderia ter sido em qualquer lugar. Fique esperto!
Moral de história #2: Quando alguém começar a falar com você sem dar uma pausa para você pensar, desconfie. Isso também vale para vendedores de clubes/títulos de turismo.