A indústria das gorjetas nos Estados Unidos

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
GabrielDias Mensagens: 41743
Ter Nov 26, 2013 4:00 pm
É bom quando tem uma caixinha de tips. Eu jogo as moedas lá, principalmente de 1 cent, que só pesam.

MarcoBacalhau Mensagens: 215
Ter Nov 26, 2013 4:02 pm
Ate ai tudo bem. Estava certo.

Mas eu não queria o troco (moedas de $0,10 e $0,05) só fica lotando o bolso e você não usa para nada.

Nem aqui no Brasil eu tô pegando moeda de $0,10 e $0,05 (Meu cofrinho rejeita hehehehe).

Sei que fiquei juntando aquele monte de trocadinho e deixei tudo para a camareira quando sai do hotel.

Falcone Mensagens: 1913
Qui Nov 28, 2013 12:47 am
A justiça nos EUA é rápida e eficiente. Temendo possíveis processos, os atendentes das lojas/lanchonetes são orientados pelos gerentes a dar o troco aos clientes mesmo que esses não queiram.

baran Mensagens: 10215
Seg Dez 09, 2013 9:15 am
Vejam o que eu acabei de descobrir.

"Cansado de lidar com garçons metidos, serviço ruim, costumes sociais inadequados e pressão social para aderir a um dos costumes mais desprovidos de sentido que nossa sociedade possui? Cansado de ser chamado de pão-duro porque não sente necessidade de financiar a vida social de outra pessoa? Incomodado por seus pares insistindo que seus empregos são tão difíceis, quando você ralou dez vezes mais na faculdade para chegar em um cargo que não recebe gorjeta?"

Então você precisa conhecer esse site: http://www.bantipping.com/" onclick="window.open(this.href);return false;

MarcoBacalhau Mensagens: 215
Seg Dez 09, 2013 9:30 am
Vou aderir a esta comunidade rsrssrssrsr

Seg Dez 09, 2013 11:02 am
Um conhecido me passou o site de "radio podcast" com uma entrevista da qual participam os autores do livro Freakonomics, Stephen J. Dubner e Steven Levitt.

O assunto? Gorjetas!

O título da entrevista, que está em inglês, é "Should tipping be banned?" (Gorjetas devem ser banidas?).

Traduzo aqui alguns trechos interessantes:

"aproximadamente $40 bilhões por ano são dados de gorjeta nos EUA"
"gorjetas não estão fortemente correlacionadas ao serviço como se espera"
"Nos EUA temos 31 diferentes profissionais do setor de serviços recebendo gorjetas"
"Por que você dá gorjeta ao porteiro, mas não para a moça da recepção? Por que dar gorjeta para o carregador de bagagens do aeroporto, mas não para o comissário de vôo?"

Também participam da entrevista um professor da Cornell University que estuda a "indústria" das gorjetas, um advogado especializado em casos de discriminação e um professor de Harvard.

O link para a entrevista: http://freakonomics.com/2013/06/03/should-tipping-be-banned-full-transcript/" onclick="window.open(this.href);return false;

GabrielDias Mensagens: 41743
Seg Dez 09, 2013 11:10 am
Não abri o link ainda. Eles citam quais são os 31 profissionais que recebem?

Seg Dez 09, 2013 11:15 am
Não citam, só fazem uma comparação com outros países.

zebinsk Mensagens: 1282
Qua Dez 18, 2013 9:41 am
Pessoal, eu leio quase tudo que pinta por aqui mas sempre aparece uma situação que me surpreende.

Estive no Bubba Gump Las Vegas semana passada e a conta deu $ 46,23.
Perguntei para a garçonete se podia pagar a tip no cartão junto com a conta e ela falou que sim e anotei $ 7 de tip, totalizando $ 53,23.

Ela retornou trazendo o comprovante do cartão com o valor $ 46,23 e eu questionei porque não adicionou os $7.
Ela disse que não podia e só depois que eu assinasse o comprovante e colocasse o valor do tip poderia cobrar. Fiquei na dúvida e assim fiz.
Mas como ele cobraria os $7 dólares de tip se eu já tinha até recebido o SMS do cartão avisando do débito dos $ 46,23?
Para minha surpresa, o extrato do cartão está cobrando $ 53,23, isto é, com a gorjeta.
Como eles conseguem fazer isso? No Brasil tenho quase certeza que os estabelecimentos comerciais não conseguem fazer isso de cobrar a gorjeta depois que já passou o cartão. Sinistro.

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”