O que fazer ao perder o passaporte?

Informações sobre passaporte.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Dez 13, 2013 2:05 pm
Victor,

Além de registrar o BO você deve comunicar a perda (e eventual recuperação) à Polícia Federal.
Veja o item 8 - Dúvidas Freqüentes:

http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/duvidas-frequentes" onclick="window.open(this.href);return false;

O “Comunicado de Ocorrência com Documento de Viagem” você baixa aqui:

http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/comunicacaoRouboPassaporte.doc/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Dez 13, 2013 2:09 pm
Caso o passaporte perdido/roubado/danificado tenha um visto americano válido, além dos procedimentos já citados, é necessário comunicar à seção consular de sua jurisdição.

O site da Embaixada dos EUA explica com mais detalhes o que fazer:

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/stolen.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Sáb Dez 14, 2013 10:25 am
viajante, meu pai sempre me dizia para ter cuidado com o passaporte.

Ele dizia que o passaporte brasileiro é um dos mais valiosos no mercado negro, simplesmente pela mistura do nosso povo.

Um japonês pode ser brasileiro, um branquinho estilo europeu pode ser brasileiro, um afrodescendente pode ser brasileiro e outras tantas etnias podem ser brasileiros.

Por essa mistura que o passaporte brasileiro tem esse "valor".

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
capsj Mensagens: 2372
Sáb Dez 14, 2013 10:45 am
Fora que o brasileiro é naturalmente um povo pacifico, o que o torna bem recebido na maioria dos lugares do mundo....

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Seg Mai 05, 2014 4:40 pm
Realmente deve ser um dor de cabeça, por isso todo muito cuidado.

mjuliani Mensagens: 33
Qui Nov 09, 2017 7:03 am
Em 2014 tive meu passaporte furtado, pickpocket, em Paris junto com cartões e dinheiro, dentro do museu d'Orsey

Apesar do transtorno o procedimento é simples
- Comuniquei o museu, que procurou nos banheiros e cantos se o ladrão havia jogado a carteira com documentos, não foi o caso. Eles fizeram um documento declarando a ocorrência
- Fiz o boletim numa delegacia, levando o documento do museu, você preenche um formulário (se não me engano em inglês), e conversa com um policial, foi super tranquilo
- Fui no consulado Brasileiro, na segunda-feira porque o furto foi na sexta final da tarde, e fiz o passaporte de emergencia pois ainda seguia para Londres, também foi tranquilo, tinha copia dos documentos e passaporte no celular, paguei EUR 160.00, ficou pronto acho que em uma hora
- Na emigração para sair de paris, o funcionário me perguntou se eu era europeu por o passaporte ter sido emitido em Paris, expliquei do furto e ele não perguntou mais nada, voltei a Paris, em outra viagem fui a Portugal e ninguém me perguntou mais nada
- Quando cheguei no Brasil enviei um email para o consulado Americano para comunicar o furto, pois tinha visto Americano válido
- Tirei novo passaporte pagando o preço normal (quando se perde/é roubado o passaporte a próxima via é cobrada em dobro) já que paguei em dobro em Paris
- Tirei novo visto Americano, na entrevista a mulher me perguntou porque eu estava tirando visto já que a poucos meses tinha tirado, expliquei o furto e ainda brinquei que deveria ter viajado pros Estados Unidos ao invés da França, ela riu e não perguntou mais nada e liberou

Lembrando que o passaporte emergencial tem validade de 3 anos, isso porque eu confirmei (o consulado confiou na minha palavra, por não tinha como provar) que estava em dia com a obrigação eleitoral, senão teria a validade de apenas um ano.

A questão é não se desesperar e agir com calma que tudo se resolve. Mas os cartões de crédito deram bem mais dor de cabeça.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Nov 09, 2017 7:27 am
Obrigado pelo relato, @mjuliani.

Para comprovar que se está em dia com as obrigações eleitorais é fácil, basta emitir gratuitamente a certidão de quitação eleitoral no site do TSE.

mjuliani Mensagens: 33
Qui Nov 09, 2017 7:29 am
@baran
Eu me referi a comprovar na hora, não tinha me atentado pra isso nem levado nada pra comprovar, mas fica de aviso





Booking.com

Voltar para “Passaporte”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio