Uso do cartão de débito no exterior deve ser evitado com o aumento do IOF

Troca de informações sobre destinos, produtos, serviços de viagem e os padrões de atendimento que o viajante encontrará: Exclusivas, Luxuosas, Moderadas e Econômicas.
falandodeviagem Mensagens: 19861 Administrador
Dom Dez 29, 2013 8:25 pm
Uso do cartão de débito no exterior deve ser evitado com o aumento do IOF

Com o aumento do IOF para o uso do cartão de débito no exterior, de 0,38% para incríveis 6,38% (um aumento de 1.579%), o seu uso passou a ser desaconselhado.

Uso de cartão pré-pago: 6,38% de imposto.
Uso de cartão de crédito: 6,38% de imposto.
Uso de cartão de débito: 6,38% de imposto.

Se o imposto é o mesmo, o que é melhor usar? O cartão de crédito, pois lhe dá milhas e benefícios.

Existe ainda alguma vantagem no uso do cartão de débito? Apenas na variação cambial, pois a compra usará o dólar do dia, não o dólar do fechamento da fatura. Se houver variação para cima o seu uso gera economia, mas se a variação for para baixo o uso gera prejuízo, mesmo que pequeno.

A compra no cartão de débito faz o dinheiro sair imediatamente da sua conta corrente. Já no cartão de crédito, você pagará posteriormente. Dependendo da data você ganha um prazo de até 45 dias.

Infelizmente o cartão de débito passou a ser uma opção ruim.

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

brunopiruka Mensagens: 1042
Dom Dez 29, 2013 9:30 pm
Realmente ficou desinteressante. Eu estava separando uma grana pra deixar no Santander e usar no débito, agora já era!
O jeito vai ser tentar aumentar o limite do cartão da Caixa e moer no crédito!

capsj Mensagens: 2372
Dom Dez 29, 2013 9:47 pm
Até o débito puro já tinha chego em casa....

springbook Mensagens: 955
Dom Dez 29, 2013 10:12 pm
Mesmo antes do aumento o débito não era a minha primeira opção, continuei firme no cartão de crédito, mesmo com a mordida!

Mas provavelmente devo continuar utilizando o débito somente para abastecer o carro nos EUA, visto que algumas redes não aceitam cartões de crédito brasileiros diretamente na bomba. Pelo menos no débito o Itaú nunca falhou!

@brunopiruka,

Já que você está com uma grana no Santander, utilize os caixas eletrônicos do Santander em USD, para realizar saques nos aeroportos de CGH e GRU, a cotação é uns 0,06-0,08 acima do dólar comercial, o único porém é que a máquina de CGH só tem notas de 100 USD e o limite é de 600 USD/dia.

brunopiruka Mensagens: 1042
Dom Dez 29, 2013 10:21 pm
Não sabia dessa dos caixas nos aeroportos! Mas nesse caso cobram algo mais? Ou é só sacar?

Dom Dez 29, 2013 10:57 pm
Pelo menos quando meu irmão realiza os saques nada a mais é cobrado! Ideal seria você verificar se esse serviço está incluído no seu pacote de serviços.

Só chegar e sacar, deve-se colocar a previsão de viagem e definir o valor a ser sacado, as mesmas informações necessárias em uma loja de câmbio.

zardox Mensagens: 11619
Dom Dez 29, 2013 11:31 pm
springbook..
Eu estou nos EUA.. volto no dia 31/01.. chego dia 01/01...
Tenho grana no Santander e posso baixar a aplicação on-line...
Quanto que eu posso sacar em US$ nos dias 30/31/ e 01 e onde devo sacar ??
Meu cartão é de débito/crédito...quero sacar na função débito..é possível ???
Quanto vou pagar a mais em relação ao dólar comercial ?? tem taxa por saque ??
O saque tem que ser num terminal Santander ??? Aqui em New Jersey, na farmácia CVS tem terminal do Santander.... consigo sacar em dólares ??

Dom Dez 29, 2013 11:54 pm
@zardox,

Vou tentar responder as suas dúvidas, mas destacando que essa operação de saque que descrevi acima se realiza em terminais "próprios" do Santander e no Brasil.

- Você poderá sacar em qualquer ATM aí nos EUA, com relação à tarifa de saque ela pode ser ou não cobrada pelo Santander, depende da sua cesta de serviços (pacote de tarifa); Não esqueça que você poderá ter que pagar uma taxa para realizar o saque numa rede conveniada, além da tarifa do Santander (se aplicável);

- Para sacar da conta corrente use a opção "Checking Account";

- Sacando nos terminais aqui no Brasil se paga uns 0,08 (+/-) a mais que a cotação do dólar comercial; Deve ser a mesma cotação para saques em ATM.

- Meu irmão tem limite de 1000 USD/dia, mas ele tem um pacote diferenciado de serviços no Santander pelas características da profissão; Ele tem direito a 5 saques no exterior no mês sem cobrança de tarifa;

- A vantagem de sacar num ATM do Santander seja a possibilidade de isenção da tarifa de saque que se paga ao utilizar uma rede conveniada;

Esses são os locais que possuem caixas eletrônicos para saques em USD no Brasil.

Posto de Atendimento Bancário UNICAMP I - Universidade de Campinas;
Campus Universitário Zeferino Vaz s/nº - Cidade Universitária - Campinas - SP

Posto de Atendimento Bancário USP - Universidade de São Paulo;
Avenida: Professor Luciano Gualberto, s\nº - Butantã - São Paulo - SP

Caixa Eletrônico do Aeroporto de Congonhas;
Avenida: Washington Luiz s/nº - Jd. Aeroporto - São Paulo - SP

Caixas Eletrônicos do Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP;
Rua: João Jamil Zarif, s/nº - Terminais de embarque 01 e 02 e Mezanino- Taboão Guarulhos - SP

Agência 0154 Paulista;
Avenida: Paulista, nº 2064

Agência 0900 Verbo Divino.
Rua Verbo Divino, 1356 - Santo Amaro - São Paulo - SP

zardox Mensagens: 11619
Seg Dez 30, 2013 11:30 am
Vlw...
vou no terminal próprio do Santander que tem na farmácia CVS..... hoje vou sacar o máximo e amanhã, idem....
Meu pacote me, Select, acho que me dá direito a 2 saques internacionais..

luques Mensagens: 30
Seg Dez 30, 2013 1:15 pm
O saque no ATM em GRU é considerado compra de moeda estrangeira? (IOF 0,38%)

Voltar para “Falando +D”