Preciso declarar o dinheiro que vou levar em uma viagem ao exterior?

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
raquelloyola Mensagens: 17
Ter Jan 28, 2014 3:57 pm
Pessoal,

Estou levando em torno de 10.030 reais em dolares (arredondamento na hora da compra) para minha viagem semana que vem.
Acham que eu preciso declarar? Vão contar para saber quanto tem?
No que implica essa declaração? Preciso pagar algum imposto?

Outra coisa, comprei uma parte de uma amiga e o resto numa casa de cambio. Tenho um recibo apenas do que comprei na casa de câmbio que foi 8450,00.

GabrielDias Mensagens: 41743
Ter Jan 28, 2014 3:59 pm
Um dos maiores problemas que vejo aqui no Falando de Viagem é a falta de leitura e interpretação dos textos. É impressionante como as pessoas perguntam, em centenas de matérias, informações que já estão no texto.

raquelloyola Mensagens: 17
Ter Jan 28, 2014 4:06 pm
Gabriel,

Eu li a materia e entendi o que está escrito.
Porém não está escrito na materia o que essa declaração acarreta.
O que eu quero mesmo saber é se tenho que pagar algum imposto por essa declaração.
Isso vai fazer com que fiquem de olho em mim na volta para me cobrar algo na alfandega?

Como o valor que estou levando ultrapassa em apenas 30 reais e não tenho um recibo da compra toda, apenas de uma parte. Pode não ser interessante registrar.

Essas são as minhas duvidas.

GabrielDias Mensagens: 41743
Ter Jan 28, 2014 4:20 pm
Você está levando a quantia permitida, de 10 mil reais. Ninguém vai te prender por 30 reais. Ou então, basta não complicar, e levar exatos 10 mil reais. É simples.

Não tem motivo para complicar!

marquesvb Mensagens: 1
Qua Fev 12, 2014 1:14 pm
Mas qual eh a moral de declarar se a gente não vai pagar nenhuma taxa a mais por ter ultrapassado esses R$10 mil?

baran Mensagens: 10215
Qua Fev 12, 2014 1:17 pm
Não tem moral. É a lei.

Gasparotto Mensagens: 61
Qua Fev 12, 2014 2:57 pm
A declaração dos valores transportados é justamente para não se voltar com mais dinheiro do que se levou e se está dentro do seu padrão de recolhimento de imposto. Grandes quantias chamam atenção pelo volume. Ninguém está atrás de bagrinhos e os tubarões evidentemente têm métodos que escapam da fiscalização. Tanto aqui como no outro país se os valores estiverem discrepantes houve um ganho que talvez deva ser tributado. Se eu levar, por exemplo, US$ 60.000 para os EUA é só declarar e eles nem estão aí; não declarar é que dá caca, como aconteceu com o Apóstolo do Kaká, com o dinheiro escondido na Bíblia. Na saída de lá se for passar com quantia maior, significa que houve algum rendimento e aí o risco de ter que se explicar aumenta muito.

[]

baran Mensagens: 10215
Qua Fev 12, 2014 3:40 pm
Creio que também é uma medida de prevenção a lavagem de dinheiro e/ou evasão de divisas.

De vez em quando a PF pega alguém tentando sair do País com dinheiro não-declarado.

Na cueca: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/05/pf-prende-dupla-com-r-475-mil-em-cuecas-no-aeroporto-de-brasilia.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Nas meias: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/12/homem-e-flagrado-no-aeroporto-de-brasilia-com-u-280-mil-nas-meias.html" onclick="window.open(this.href);return false;

PND88 Mensagens: 44
Qua Mar 12, 2014 4:11 pm
Mas aí vai uma questão importante, não tenho NENHUM comprovante de compra de Dólar, perdi todos. Nem pensei em sair com mais de R$ 10.000,00, apenas fui juntando grana.

Vou ter problemas na hora de mostrar a declaração? Eu não vou levar muito, em torno de USD 6.200,00.

leandropas Mensagens: 24
Ter Jul 01, 2014 2:45 pm
Qual é o cambio que eles utilizam na hora de fazer a conversão?essa foi sempre a minha dúvida.

Por ex: comprei 4k dolares por menos de 10k reais e no dia da viagem esses 4k valem 11k reais, eu teria que levar o comprovante de compra ou declarar?

Voltar para “Alfândega”