Onde guardar o passaporte durante a viagem?

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Abr 21, 2014 9:19 pm
Sempre procuro hotéis que tenham cofre nos quartos...se não tiverem, deixo no cofre da recepção...ou então escondido dentro de um saco plástico, debaixo de algum móvel no quarto...

legal03 Mensagens: 136
Qua Abr 23, 2014 11:08 pm
Tive um momento de desespero com o passaporte na minha ultima viagem.

Eu costumo deixar o passaporte guardado no cofre do hotel.

No dia do check-out do hotel em Orlando para ir para outro hotel não chequei o cofre na saída do quarto porque não me lembrava de ter usado o cofre naquele hotel.

Daí, quando parei o carro no estacionamento do próximo hotel em que iria ficar, procurei o passaporte em todos os possíveis lugares em que eu poderia te-lo colocado e não achei em lugar nenhum! Daí bateu o desespero e a reação imediata foi pegar o carro e voltar ao hotel em que tinha ficado pra ver se estava lá.

O percurso de volta ao hotel anterior foi angustiante, pois eu não lembrava de ter usado o cofre do hotel.

Após chegar lá, expliquei a situação na recepção e eles permitiram que eu subisse no quarto acompanhado de alguém da segurança.

Ao entrar no quarto abri o armário e senti um alívio enorme ao ver que o cofre estava trancado, pois o único que poderia te-lo usado era eu mesmo.

Digitei a senha que sempre uso, abri o cofre e lá estavam os passaportes.

Durante o trajeto até o hotel fiquei imaginando o trabalho que ia dar se eu realmente tivesse perdido os passaportes, ainda mais porque o passaporte era o único documento de identificação que minha namorada tinha (eu ainda tinha a carteira de habilitação).

Depois desse susto a minha atenção com o passaporte foi quintuplicada.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Abr 24, 2014 7:49 am
Uma medida interessante é sempre que for sair do quarto olhar armários, gavetas e o cofre, mesmo que não tenha utilizado. E mesmo assim, sempre acaba ficando alguma coisinha para trás.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Abr 24, 2014 8:21 am
Antes da viagem eu faço dois relatórios, que ficam na minha mochila que vai comigo o tempo todo na viagem:
- check list para a ida... ali relaciono tudo que devo checar antes da sair de casa na direção do aeroporto, tais como: passagens, documentos em geral (inclusive passaporte), os remédios colocados na mala de mão (esta minha sogra é que leva), etc etc...
- check list para a volta... idem com as coisas que devem ser vista na volta... entre elas está a confirmação de que todas as compras feitas pela internet chegaram e estão guardadas na mala...
Sem estes documentos, não tem como vc conseguir guardar na mente as trilhões de coisas que tem que verificar... na medida em que vão sendo clicadas, vc só se preocupa com o que ainda não está OK...
No momento da saída do quarto.. há anos eu olho embaixo de todas as camas, deixo todos as roupas de cama e banho do hotel separadas em cima da cama, olho armários (inclusive partes de cima, pois às vezes escondo produtos nocivos, tipo os remédios de uso controlado da minha sogra, para meu filho de 9 anos não mexer)... olho tudo...
Até hoje, não esqueci nada na ida e nem na volta...
Quer dizer.. esquecemos sim... nas únicas duas vezes em que eu falei com minha esposa que não ia fazer a listinha....e me deu mal... esquecemos de levar um monte de coisas, que compramos no destino na viagem...
Outro procedimento importante é vc ter as reservas das passagens, carro alugado e hotel impressas... se vc tiver apenas no celular, vc pode ter problemas caso o celular dê algum problema...pois aparelhos eletrônicos, às vezes, danificam...
De todos estes, o que realmente vc não pode deixar de levar anotado em algum lugar, são os 6 caracteres do localizador das passagens... com ele + sobrenome, vc resolve qq problema no aeroporto..
As minha viagens são super tranquilas justamente porque, neste ponto, eu sou organizado ao extremo....
Minha época de sair de mochila nas costas sem saber para onde ir e quando voltar já se foi há muitos anos... hoje esposa, filhos e sogra (não.. não fala para eu esquecer ela no destino..rsrs) dependem que eu faça uma viagem sem surpresas desagradáveis...estas, deixamos para as situações inevitáveis da vida, sobre as quais não temos controle...tipo ficar 2 horas dentro de um avião de MIA->MCO porque o piloto(American Airlines) estava esperando alguém do setor de manutenção assinar um documento informando que o avião estava OK....

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Abr 24, 2014 8:25 am
Uma coisa que gosto de fazer é imprimir todas as passagens, reservas de hotéis, reservas de atrações, ingressos, reservas de restaurantes, cópia do passaporte, reserva de carros, etc. e mandar encadernar. E na ordem em que irei utilizar. Na medida em que vou viajando, pego as folhas desnecessárias (reserva dos hotéis que já me hospedei), destaco e jogo fora. Ajuda, inclusive, se for necessária alguma comprovação na alfândega.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Abr 24, 2014 8:35 am
É uma ótima ideia.. a encadernação não custa mais que R$ 3,00...
Só não pode esquecer o caderno no restaurante...rsrsrss

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Abr 24, 2014 8:51 am
Não dá para esquecer mesmo não. Por isso, quando vou nos restaurantes, levo só a folha da reserva. O mesmo acontece com os ingressos/reservas de atrações.

legal03 Mensagens: 136
Qui Abr 24, 2014 10:08 am
Muito boas as dicas.

Em relação às reservas de voo, hotel e locação de carros eu também sempre imprimo as confirmações, coloco numa pasta e vou descartando conforme vou usando. Mas a ideia de encaderná-las na ordem em que serão usadas é bastante interessante.

Nunca fiz uma cópia do passaporte, mas depois do susto da última viagem vou fazer uma.

Na última viagem eu também tentei fazer um pré-orçamento dos gastos, pus numa planilha e imprimi para ir controlando. Só funcionou nos primeiros 3 dias, depois desandou totalmente :lol:

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Abr 24, 2014 10:12 am
Os gastos eu sempre anoto num bloquinho, para ver como estão indo. E quando volto lanço tudo no Quicken (programa de controle financeiro), pois assim passo a ter um banco de dados para as próximas viagens, além de saber para onde foi o dinheiro, e o que posso tentar economizar.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Abr 24, 2014 11:25 am
Pergunta ao Ajudante:
Existe algum documento que possa ser usado nos EUA, só para SAIRMOS do país, no caso de perdemos o passaporte ???





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio