Vale a pena ser fiel aos programas de fidelidade?

O idealizador do Falando de Viagem escreve sobre suas viagens, experiências e dá valiosas dicas.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 27, 2014 11:57 am
Imagem

As empresas querem fidelizar os clientes, mas será que elas nos dão motivos para que realmente sejamos fiéis? Eu acho que não. A fidelidade precisa ter mão dupla e ser boa tanto para a empresa, quanto para o consumidor. Isso acontece? Raramente.

Você prefere ganhar benefícios e milhas ou pagar mais barato? Se a diferença for maior do que 10% eu já começo a preferir pagar menos. As milhas e benefícios são válidos e eu adoro, mas desde que não tenha que pagar por isso.

Recente pesquisa mostra que 73% dos viajantes escolhem a companhia aérea pelo preço. Será que eles estão errados ao não se fidelizarem? Talvez erradas estejam as empresas, que não fazem por onde fidelizar.

As recentes mudanças nos programas de fidelidade das companhias aéreas e dos bancos fazem o cenário ficar cada vez mais sombrio. Os pontos que você tem hoje podem, da noite para o dia, serem desvalorizados em 50% sem aviso prévio.

Por que eu serei fiel a uma empresa que daqui a pouco mudará as regras do seu programa sem pensar em mim? É fato que as mudanças irão ocorrer. É fato que elas serão piores para os usuários.

Está cada vez mais difícil ser fiel. Cada vez mais compensa pesquisar o melhor preço ao invés de confiar em uma marca.

Minha dica é: Pesquise sempre e não dê vantagem para nenhuma empresa que te oferecer preços acima da média. Só dê preferência aos benefícios caso eles sejam realmente diferenciados, senão não valerá a pena.

Exemplos:
- De que adianta pagar R$200,00 a mais em uma passagem para ter acesso à sala vip se você pode comprar o passe por R$100,00 e optar pela companhia aérea mais barata?
- De que adianta pagar mais R$50,00 por dia em um hotel se você consegue um hotel mais barato e com o valor economizado você poderá reservar mais diárias do que o valor que ganharia em pontos?

Não podemos pensar apenas em acumular pontos/milhas a qualquer custo. É preciso colocar na ponta do lápis quando isso está te custando. A melhor milha é aquela que vem de graça, então pagar a mais por um produto ou serviço apenas visando às milhas geralmente não é interessante.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Abr 27, 2014 5:44 pm
Acho que é por aí mesmo. Compro passagem pelo preço. Só escolho a companhia na qual tenho mais milhas (Gol) se a diferença for muito pequena.

Agora que o Smiles pontua merreca, a vantagem de viajar de Gol é ter direito a 20kg a mais de bagagem despachada pois eu e minha esposa somos Smiles Prata.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 27, 2014 5:53 pm
baran,

Prata = 10 quilos.
Ouro = 20 quilos.

Ontem acabei economizando R$200,00 por causa do meu nível Ouro na franquia de bagagem.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Abr 27, 2014 5:56 pm
Gabriel,

Sim, Prata = 10kg
Prata marido + Prata mulher = 20kg. ;)

Parece muito, mas viajando com criança pequena essa franquia adicional é muito útil.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 27, 2014 5:58 pm
É útil sim. Eu paguei R$10,31 de excesso de peso por quilo. É calculado na tarifa Y, a mais cara, o quilo excedente.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Abr 27, 2014 6:02 pm
No último voo que peguei (GIG-BSB) tinha ultrapassado a franquia em 7kg. A moça do chek-in queria cobrar os kg extras, mas quando viu que éramos prata não cobrou.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 27, 2014 6:04 pm
Eu não sou fiel a GOL, mas por sorte voei na Delta e consegui manter o status. Acabo comprando na mais barata mesmo.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Abr 27, 2014 6:48 pm
O único programa de fidelidade que ainda me esforço para ser fiel é o MileagePlus. Nesse eu aceito pagar ate uns 25% a mais que a concorrência para voar na Copa.

Meu raciocínio é que estou pagando até 25% a mais, mas para voar de executiva.

De resto, concordo com os pontos de vista colocados.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Dom Abr 27, 2014 7:16 pm
Como é relativamente fácil conseguir upgrade na Copa gratuitamente vale a pena o investimento maior realmente.

Zahlouth Mensagens: 1667
Seg Abr 28, 2014 12:08 am
Nos EUA sou fiel a a American Airlines e no Brasil com a TAM.





Booking.com

Voltar para “Coluna do Gabriel Dias”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio