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 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 22, 2014 4:20 pm 
 Atualizado: Sáb Mai 11, 2019 6:43 pm 
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Em 2010, a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC instituiu o Programa de Avaliação Dimensional - Selo ANAC. O objetivo desse Programa é orientar e informar o consumidor do transporte aéreo regular de passageiro no ato da compra sobre as características do assento que lhe será fornecido para a classe econômica, seja para voos nacionais, seja para voos internacionais.

O Programa é de cumprimento obrigatório pelas empresas aéreas regidas pelo Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 121 (RBHA 121) que possuam aeronaves com peso máximo de decolagem superior a 5.700 kg e quantidade de assentos superior a 20.

Etiqueta ANAC

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A Etiqueta ANAC mostra o espaço útil, declarado pelas empresas de transporte aéreo regular regidas pelo Regulamento mencionado, existente entre os assentos de suas aeronaves, considerando-se sempre o menor valor encontrado na classe econômica, excetuando-se as fileiras de assentos próximas às saídas de emergência e situadas nas áreas de afunilamento de fuselagem.

Sua aparência é similar à da etiqueta de eficiência energética que acompanha os eletrodomésticos produzidos no Brasil.

A Etiqueta ANAC classifica a aeronave em cinco faixas, de acordo com a distância entre os assentos (também chamada de seat pitch):

Faixa “A” : espaço útil mínimo entre assentos maior que 73 cm;
Faixa “B” : espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 73 cm e maior que 71 cm;
Faixa “C” : espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 71 cm e maior que 69 cm;
Faixa “D” : espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 69 cm e maior que 67 cm;
Faixa “E” : espaço útil mínimo entre assentos menor ou igual a 67 cm.

O espaço útil entre os assentos de cada fileira é definido como a distância mínima entre a almofada de apoio para as costas de um assento e do encosto do assento posterior ou de outra estrutura fixa na frente, tomada a partir de um ponto 75 mm acima do assento do banco, na configuração de decolagem.

A Etiqueta contém ainda a informação da largura do encosto do assento, em centímetros, considerando-se sempre o menor valor encontrado na classe econômica, excetuando-se as fileiras de assentos próximas às saídas de emergência e situadas nas áreas de afunilamento de fuselagem. A largura do encosto do assento é medida 1 cm acima do apoio dos braços.

Selo ANAC

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O Selo ANAC é concedido, anualmente, às aeronaves das empresas de transporte aéreo regular classificadas na faixa “A” da Etiqueta ANAC.

Divulgação

O Selo ANAC e a Etiqueta ANAC devem ser afixados nas aeronaves que forem avaliadas, em local e tamanho apropriados para garantir a sua perfeita visibilidade pelos passageiros, bem como no sistema de reserva. Além disso, as empresas aéreas podem divulgar, em qualquer mídia, o Selo e a Etiqueta ANAC, descrevendo claramente a que marcas de aeronave de sua frota eles se aplicam.

Considerações Finais

Considero válida a criação do selo como forma de melhorar a informação disponível ao consumidor. Porém, as limitações e falhas do programa ainda são muitas, como por exemplo:

1. De nada adianta informar ao consumidor no momento da reserva da passagem a faixa de classificação da aeronave se não existe nenhuma garantia de que ele embarcará naquela aeronave. Mudanças de aeronave ocorrem a todo momento.

2. A etiqueta considera somente duas dimensões: distância entre os assentos e largura do encosto. Não leva em conta o grau de inclinação do encosto nem a densidade da espuma do assento, fatores importantíssimos para o conforto dos passageiros, principalmente em voos de longa duração.

3. A divulgação da etiqueta e do selo é muito fraca. Eles costumam ser afixados próximos da porta dianteira da aeronave, visíveis para os passageiros que estão embarcando, mas não me lembro de alguma vez tê-los visto ao comprar uma passagem pela internet. O consumidor descobre a faixa de classificação da aeronave alguns segundos antes de se sentar na poltrona.

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 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 22, 2014 4:29 pm 
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A impressão que tenho é que esse programa não é levado a sério pelas companhias aéreas nem pela própria ANAC.

Procurei no site da ANAC uma relação das aeronaves operando no Brasil e sua classificação segundo a etiqueta, mas não achei nada. O site da GOL explica quais são as categorias, mas só. No site da TAM não encontrei nada.

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 Mensagem não lidaPublicado: Ter Jul 22, 2014 8:32 pm 
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Ainda estamos longe da excelência nas cias aérea.


 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jul 23, 2014 9:40 am 
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Acho que as empresas aéreas não divulgam porque, se o fizessem, teriam que estampar um enorme "E" em suas aeronaves.

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 Mensagem não lidaPublicado: Qua Jul 23, 2014 11:53 am 
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Faixa “A” : Apertado
Faixa “B” : Bem apertado
Faixa “C” : Complemente apertado
Faixa “D” : Demasiado apertado
Faixa “E” : Extremamente apertado

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


 Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 01, 2014 6:30 pm 
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Estou no 737-700 da Gol que faz GIG-BSB. Ele está na faixa "D" da etiqueta Anac. Ainda bem que peguei assento Gol+...

E pensar que o avião que peguei para vir pra cá era um 737-800NG faixa "A".

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 Mensagem não lidaPublicado: Seg Dez 01, 2014 7:11 pm 
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Nada como ser Diamante, né? :D

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 Mensagem não lidaPublicado: Ter Dez 02, 2014 7:52 am 
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Eu nunca liguei para status, mas até que estou gostando disso. :D

Na ida consegui o assento 2A. :D

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 Mensagem não lidaPublicado: Ter Dez 02, 2014 8:03 am 
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O problema é quando conhecemos as coisas boas da vida :)

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 Mensagem não lidaPublicado: Ter Dez 02, 2014 8:07 am 
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Como diz um amigo meu: conforto é cumulativo. :)

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