Dica: faça uma certidão de nascimento em miniatura para seu filho

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jan 15, 2015 12:45 pm
Dica: faça uma certidão de nascimento em miniatura para seu filho

Ao viajar com crianças, seja em viagem para o exterior, seja em viagem pelo Brasil, é importantíssimo levar a certidão de nascimento do menor ou sua carteira de identidade (RG), caso a possua, mesmo quando o menor estiver acompanhado dos pais ou de responsável legalmente autorizado.

Sugiro a leitura: Viajando com crianças: não esqueça a certidão de nascimento

Meu filho tem 3 anos e meio e já fez várias viagens de avião, domésticas e internacionais. Em todas elas levamos sua certidão de nascimento, que sempre foi pedida no check-in ou no controle de imigração da Polícia Federal.

Mas ter de levar a certidão de nascimento em viagens é muito chato!

O motivo? Ela é grande. Enquanto um RG e um passaporte cabem no bolso da calça, ou dentro de uma bolsa, uma folha tamanho A4 não cabe. E, por ser um documento importante, normalmente a levamos dentro de uma pasta, para não amassar ou rasgar. E a pasta fica guardada dentro de uma mochila.

Hora de fazer check-in, tira a pasta com a certidão. Terminou o check-in, guarda a pasta na mochila. Hora do embarque, tira a pasta da mochila. Embarcou no avião, guarda de novo a pasta na mochila. Nada prático!

Cansado desse procedimento, tirei uma segunda via em miniatura da certidão de nascimento de meu filho.

Imagem

Ela traz as mesmas informações da certidão original, é impressa em papel de segurança, possui selo digital e mede 6,8 cm x 9,5 cm (8cm x 11cm, plastificada). Muito mais prática!

Para solicitá-la, basta ir ao cartório de registro civil onde o menor foi registrado e solicitar uma segunda via da certidão de nascimento, em miniatura. O custo varia conforme a unidade da federação. No Distrito Federal, em 2015, ela está custando R$ 6,25, mais R$ 2,80 pela plastificação. Recomenda-se antes ligar para o cartório e confirmar se eles estão emitindo esse modelo.

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

bveronez Mensagens: 32
Qui Jan 15, 2015 1:02 pm
Legal essa dica pra quem não tem RG.

Eu tirei o RG da minha filha de 3 anos, achei mais prático, agora vou renovando conforme a idade e não levo mais a certidão.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jan 15, 2015 1:09 pm
Eu ia tirar um RG para ele, mas acabei tirando a certidão em miniatura por ser mais prático.

Para tirar um RG meu filho teria que ir junto e eu teria que voltar na delegacia num outro dia para pegar o documento pronto. E para tirar uma segunda via, teria que ir com ele novamente, pois seria necessária uma nova foto.

Para tirar as 3 vias da certidão em miniatura só fui uma vez no cartório e tudo levou uns 10 minutos, contando com o tempo de espera.

bveronez Mensagens: 32
Qui Jan 15, 2015 1:17 pm
No meu caso foi rápido porque fiz no poupatempo, precisei levar ela 1 dia só, eles colheram as digitais e tirou a foto lá, depois voltei no dia seguinte pra retirar com o protocolo.

Mas se minha filha fosse bebê com certeza tiraria a mini certidão, é bem prático pra viagens e check in em hotéis.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jan 15, 2015 1:27 pm
Ótima dica!
Eu fiz a minha certidão de casamento em miniatura!
Quando eu tiver filho farei o mesmo...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jan 15, 2015 1:40 pm
Certidão de casamento em miniatura eu não sabia que existia!

Mas essa eu vou deixar como está, pois o cartório é no RJ...

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jan 15, 2015 6:39 pm
Muito boa a dica. Eu também optei por tirar a CI por causa da foto, mas a certidão miniatura é realmente muito mais fácil de conseguir.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Qui Jan 15, 2015 7:16 pm
Aqui no Rio quando o parto é na Perinatal de Laranjeiras, tem um cartório no subsolo da maternidade e lá eles oferecem alem da certidão comum, a miniatura como adicional. Detalhe que ela ainda pode ser em 5 cores (rosa, azul, verde, amarela e creme). Vale muito a pena.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jan 15, 2015 8:32 pm
rodrigocesar,

As cias aéreas e a PF aceitam numa boa essa mini-certidão ou alguma vez já criaram caso contigo?





Booking.com

Voltar para “Informações para viagens”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio