Dica: faça uma certidão de nascimento em miniatura para seu filho

Troca de informações sobre documentos, vistos, vacinas e outras informações úteis para viagens.
rodrigocesar Mensagens: 884
Qui Jan 15, 2015 8:49 pm
Aceitam tranquilo. Até porque é uma certidão original feita pelo cartório com todos os selos de autenticidade. Vou tentar postar uma foto depois aqui, não sei direito como posta, mas vou tentar.

capsj Mensagens: 2372
Sex Jan 16, 2015 12:56 am
Quer uma dica melhor ? Tirem logo o RG....com ele, as digitais de seus filhos estarão no cadastro nacional e se forem raptados ou sequestrador, será bem mais fácil a localização. Caso contrários, localizá-los por esse meio será simplesmente impossível.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

aabagge1 Mensagens: 527
Sex Jan 16, 2015 7:05 am
concordo com o capsj.

além das digitais, num futuro muito próximo teremos disponíveis tecnologias de reconhecimento facial nas fronteiras. espero que ninguém precise depender disto. então mesmo aqueles que não pretendem viajar tão logo, penso ser um documento importante.

a propósito, ontem saiu uma reportagem na tv acerca de menores que não estavam conseguindo embarcar sem documento válido com foto. teve o caso de uma criança que embarcou com a certidão de nascimento na ida mas foi barrada no portão de embarque na volta.

abs.

rodrigocesar Mensagens: 884
Sex Jan 16, 2015 7:21 am
Os casos foram para crianças acima de 12 anos e é bem controvérso pois uma norma da Anac não deveria sobrepor o estatuto da criança e do adolescente. Mas como tudo é bagunça nesse país regido por péssimos funcionários públicos, vemos de tudo!

baran Mensagens: 10215
Sex Jan 16, 2015 7:26 am
Tirar RG para meu filho ainda está nos planos, mas como exigirá uma logística mais complexa não foi dessa vez.

Quer for tirar RG de criança pequena, saiba que nesses casos é comum as impressões digitais saírem com baixa qualidade técnica e o documento ser expedido com validade de 1 ano, após o qual as digitais têm de ser colhidas novamente para a emissão de novo documento.

fcdias Mensagens: 2338
Seg Jan 19, 2015 10:31 am
Acho a miniatura da certidão algo mais prático. Precisamos fazer logo a do nosso pequeno viajante. Obrigada pela dica! ;)

Blazak Mensagens: 790
Seg Jan 19, 2015 3:29 pm
Infelizmente aqui na minha cidade o cartório não faz, acho que farei o RG mesmo.

Ter Jan 20, 2015 2:06 am
Praticidade não é a palavra mais adequada quando falamos da segurança de uma criança.

As impressões digitais são formadas no ventre materno e nunca mudam. O sistema coleta os dados dos 10 dedos da criança e, quem conhece papiloscopia sabe que por apenas alguns traços destes 10 dedos já torna fácil a localização. Pode-se tirar em qualquer idade, e renova-se, com alguma periodicidade apenas para atualizar a foto do sujeito.

A dica do Baran, apesar de saber que é dada com a melhor intenção, não é boa, pois seu acatamento acaba postergando uma situação que pode ser a peça chave da localização de seu filho se ele for raptado.

Ou melhor: a dica é boa, mas não para o fim mencionado. O correto, é tirar o RG o quanto antes.

Inclusive, as digitais podem localizá-lo em qualquer país do mundo, desde que enviadas ao Brasil para comparação.

Baran, onde você leu que a carteira de identidade é expedida com validade ? Isso é contrário à lei que regulamenta a matéria: Lei 7.116/83

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

baran Mensagens: 10215
Ter Jan 20, 2015 8:50 am
capsj,

Acho que me expressei mal. A validade é das impressões digitais, não do documento.

Quando nos mudamos para o DF minha esposa tirou RG aqui e ele veio com essa observação: VALIDADE TÉCNICA DAS IMPRESSÕES DIGITAIS - 1 ANO.

Como não entendo nada de papiloscopia, não sei o motivo, mas 1 ano depois ela tirou uma segunda via (que excepcionalmente foi gratuita) e as digitais colhidas estavam ok. Foi uma pena, pois a foto dela no primeiro RG tinha ficado ótima. :)

Depois de ler sua mensagem decidi que vou sábado tirar um RG pro meu filho. :) Mas só para capturar as digitais dele. Para as viagens vou continuar usando a mini-certidão.

Ter Jan 20, 2015 11:34 am
Show......por isso disse que a dica era boa, mas não exatamente como substituição, mas como complementação.

Inclusive a dica da mini-certidão é ótima se a pessoa tem o RG (e deixa guardado em casa), pois, se perder a mini certidão, não gerará tanta dor de cabeça como se perder o RG, que tem um tempo de confecção maior, custos, tempo, etc......

Tenha certeza que com a captura das digitais dele, vocês estarão bem mais seguros, pois vocês terão um cadastro em um banco de dados nacional, que vale para a vida inteira.

ps. - concordo com o Rodrigo que muitas vezes caímos em enrascada por informações erradas de funcionários públicos despreparados. Não me espantaria se realmente o RG viesse com validade, mesmo isso não existindo na legislação.

Abração

Voltar para “Informações para viagens”