Cuidado com a polícia em Cancún

Troca de informações sobre Cancún.
Avatar do usuário
Daniellaedebora Mensagens: 27
Ter Jan 03, 2012 10:39 am
Olá,

Eu e minha família acabamos de regressar de Cancún e, infelizmente, tivemos uma péssima impressão das autoridades locais.

Fomos abordados várias vezes pela polícia, que nos extorquiu US$370 por excesso de velocidade. O detalhe é que não estávamos acima do limite de velocidade!

Explico melhor: alugamos dois carros para melhor locomoção na cidade e ambos eram novos e sem placas.

Nos hospedamos na Zona Hotelera onde há apenas uma grande avenida com péssima sinalização de trânsito (aliás, as cidades são ruins no aspecto sinalização). Por duas vezes os policiais nos pararam alegando que estávamos acima do limite.

Questionamos a placa de limite de velocidade, mas de nada adianta, pois são grossos, intimidam e já pedem logo o dinheiro.

Não nos solicitaram sequer a habilitação. Já os abordaram falando da multa!

Poderíamos não pagar? Poderíamos sim, mas você está em outro país, onde a corrupção manda. O que poderíamos fazer?

Num outro momento, fui trancada do banheiro da Coco Bongo (famosa casa noturna na cidade) e acusada de usar drogas. Consegui sair do banheiro depois de dizer ao segurança que o acusaria de cárcere privado. Um horror!

Consegui sair de lá sem maiores problemas, mas eles também queriam dinheiro.

Já no caminho para o aeroporto para vir embora (às 3 horas da manhã), novamente fomos parados por excesso de velocidade.

O policial é tão safado que dá nojo!

Entrei no avião feliz por estar deixando aquele país, mas, infelizmente, ao chegar em casa, descobri todas as minhas malas com cadeados estourados, tudo revirado e muitas coisas roubadas.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

vitorferri Mensagens: 51
Ter Jan 03, 2012 1:39 pm
Sinistro! Alguem mais passou por alguma experiência parecida?

Avatar do usuário
AlxLee Mensagens: 301
Ter Jan 03, 2012 2:55 pm
No final de 2010 eu fui para Cancun, e na estrada (que vai para Tulum, PDC, Xcaret, etc..), voltando à zona hoteleira, fui parado por um "policial".
Eu estava na boa, no limite (ou abaixo), e passei por um farol (semáforo) quando começou a piscar o verde (lá o farol pisca o verde alguns segundos antes de ficar amarelo). Até aí tudo bem, pois em situações como essa, eu olho pelo retrovisor para ver se mais alguém passou depois de mim (pois se alguém tiver que ser multado será o outro, não eu, rs..). Pelo menos um caminhão e uns 2 carros passaram depois de mim.
Depois de uns 5 minutos, eu estou na faixa da esquerda, e vejo pelo retrovisor um carro da polícia com o giroflex ligado chegando, e naturalmente eu abro para a pista da direita para dar passagem. E não é que ele me manda encostar?
Bom, estava mais do que na cara que nós éramos turistas, afinal estavam eu, minha esposa e minha filha, todos "japas" (sou coreano), ainda num dodge attitude (típico carro alugado)...
Eu já tinha lido antes da viagem, que ali se vc for pego oferecendo propina a algum policial, as coisas ficam feias, por isso, fiquei na minha, dando uma de mané mesmo.
Ele disse que eu passei no cruzamento quando o farol já estava amarelo, e eu disse que estava piscando no verde, e mesmo assim outros passaram depois de mim, mas o cara continuava com o teatro dele, dizendo que eu tinha que ser multado. Respondi que tudo bem então, que multasse e eu me acertava com a locadora (Avis) depois.
Ah não, ele me disse... eu teria que seguir ele até a delegacia para pagar a multa, que seria de uns US$200!!! Respondi que se era assim, tudo bem, eu iria até a delegacia..
Aí o cara leva meus documentos, vai até o carro dele, faz uma horinha, e volta, querendo ser bacana, e diz que não quer me dar dor de cabeça, blá blá blá, e resumindo, me leva US$ 100..
O pior, é que no final, o cara me vem com uma pesquisa da polícia local, que é um mini formulário, e me pergunta se foi bem atendido pelo policial, etc, etc...

Creio que por Cancun ser uma cidade movida pelo turismo, as autoridades locais deveriam fazer o possível para evitar casos como esse, mas como no meu caso, creio que ninguém vai querer ter dor de cabeça em ir denunciar esses assaltos, pois estamos lá apenas para curtir e relaxar..
Bons e maus policiais existem em qquer lugar, mas só espero que não chegue a um ponto em que assim como no Brasil é sugerido sair de casa com "o dinheiro do ladrão" separado, não tenhamos que fazer o mesmo no Mexico, levando o "dinheiro do policial" separado.

Em relação às bagagens saqueadas, isso é algo que me preocupa muito, pois ainda estou planejando uma viagem até março/12, e uma das opções é justamente fazer GRU-LAX e parar em Cancun por alguns dias. A patroa quer parar em CUN na volta, para descansar, mas como sempre tem as compras feitas nos EUA, eu pretendo parar em CUN na ida, pois o risco de ter algo extraviado é menor.

Avatar do usuário
Daniellaedebora Mensagens: 27
Ter Jan 03, 2012 3:21 pm
Oi..

A única mala que não foi "saqueada" tinha o cadeado da propria mala (que não sai do lugar, sabe?) mais um cadeado reforçando.
Também não saquearam as malas menores.
Como sugestão, embale a bagagem com aqueles filmes.
Ainda estamos contabilizando os prejuízos, mas a última perda percebida foi dos jogos do x-box que, por sorte, tiramos os cds e colocamos na mala de mão, ou seja, roubaram as embalagens dos jogos!

Bjs

vitorferri Mensagens: 51
Ter Jan 03, 2012 3:38 pm
Caso tenha comprado as passagens com cartão de crédito, pode verificar as coberturas do seguro bagagem.

Reclamou na companhia aérea?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Jan 03, 2012 4:04 pm
Daniellaedebora,

Sinto muito pelo acontecido. Fico triste de ver isso acontecendo em um destino turístico, que depende dos turistas. Isso pode acontecer em qualquer lugar, mas nunca temos como saber.

Eu passei mais de 20 vezes na última viagem pelas barreiras policiais e ninguém me parou. Andei acima da velocidade o tempo todo. Aliás, que eu nem sabia qual era o limite, pois não há muitas placas. A sinalização dos locais é perfeita, mas não de velocidade máxima. E todo mundo corre lá, pelo que notei.
Nunca fui parado e nunca tive qualquer tipo de problema em Cancún nas vezes em que lá estive. Parece que você pegou o pior da cidade.

Quanto a bagagem verifique com o seguro. Já tive itens roubados e a American Airlines me pagou tudo.

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Jan 03, 2012 9:11 pm
Estarrecida com esse relato! Que o pessoal em Cancun não é muito amigável, isso eu reparei. Bem, hoteleiros e funcionários de parques aquáticos tudo bem, mas fora isso, achei todos muito rudes mesmo. Com relação à segurança não tivemos problemas em nenhuma das vezes. Nem no trânsito nem em locais turísticos. Uma pena que isso tenha ocorrido pois Cancún é uma cidade que desperta vontade de voltar (como Aruba) e com tanta coisa desagradável que te ocorreu, você nem vai querer voltar né?! Sobre as bagagens e os roubos, entre em contato e reivindique. Não sei qto tempo tem que vocês chegaram mas isso deve ser sempre feito o quanto antes. Infelizmente roubos relacionados à bagagem acontecem DIRETO e já passei por isso algumas vezes!

FabioCalderon Mensagens: 3832
Qui Jan 05, 2012 2:32 am
É como diz o velho ditado: "Pobre México, tão perto dos EUA, tão longe de Deus".

Ironias à parte, esta situação é simplesmente lamentável! Como se não bastasse a guerra do tráfico de drogas, que já matou milhares de civis, o México também prima pela violência (moral ou física) conta os turistas que prestigiam suas belezas naturais e ajudam a ecomomia do país. É no mínimo vergonhoso! E a indisciplina vem justamente de quem deveria dar o exemplo: Os policias que, teoricamente, estão ali para proteger as pessoas. Do jeito que vai, o México vai acabar enfiando os 2 pés na lama.

Mas o pior é que esse comportamento não está restrito ao México. Na América Latina, a corrupção nas instituições é crônica. Há pouco tempo, meu carro alugado enguiçou no meio da estrada na Argentina. Ao pedirmos ajuda para 2 policias que faziam ronda, fomos solenemente ignorados. Eles nos viraram as costas quando viram que não daríamos nenhum tipo de "gorjeta" pelo trabalho deles.

Por isso que prefiro ir 50 vezes a Orlando, ou qualquer outro lugar da América do Norte, do que me "aventurar" pela América Latina.

Avatar do usuário
Daniellaedebora Mensagens: 27
Qui Jan 05, 2012 5:33 pm
OLá...

Agradeço muito as palavras de todos. Estamos mais tranquilos em solo brasileiro.

Hoje, conversando com uma jovem que irá passar Lua de Mel em Cancun e meu pediu dicas, a minha primeira resposta foi: Cuidado com a Polícia! Até eu me espantei com a minha reação.

Quanto as reivindicações nas cias aéreas, foram feitas no mesmo dia. Agora é esperar a resposta.

As passagens não foram compradas com cartões de crédito, portanto não posso utilizar o seguro deles.

Mas, de qualquer forma, valeu a experiência. Nunca mais viajo sem embalar as malas.

Aliás, ontem encontrei um brasileiro que embala malas em Orlando. Eles vão até o hotel com uma balança de alta precisão e deixa tudo certinho para o embarque. Cobra U$ 15 por mala grande. Vou pegar os contatos e postar depois.

Como eu disse, a experiência está valendo. ;)

Logo quero começar a planejar minha próxima viagem.

Bj





Booking.com

Voltar para “Cancún”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio