Qual moeda levar para a Rússia?

Troca de informações sobre destinos na Rússia.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19835 Administrador
Qua Jun 19, 2013 9:32 pm
Imagem

Uma das maiores dúvidas de quem está com uma viagem programada à Rússia é saber qual moeda levar. Sua moeda se chama rublo e no Brasil você não consegue encontrá-la nas casas de câmbio para comprar, por isso nem vale a pena perder tempo procurando.

Leia também: Moscou | Os encantos da exuberante capital russa

Qual moeda levar para a Rússia?

Os meios de pagamento aceitos na Rússia são os seguintes:
- Rublos;
- Euros;
- Dólares americanos;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito.

Nunca é aconselhável viajar sem dinheiro nenhum, pois na imigração eles podem lhe perguntar quanto você está levando e pedir para você comprovar, então é sempre bom ter uma quantidade razoável, além dos cartões de crédito. Recomendamos sempre que leve pelo menos 500 dólares ou euros em papel moeda.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

Chegando à Rússia, como conseguir rublos?

Não leve reais. Nunca. Até pode ser possível o câmbio em alguns locais, mas não valerá a pena. Como você terá dólares e/ou euros em mãos, deverá procurar uma casa de câmbio para realizar a troca. As casas de câmbio do Aeroporto de Moscou são lindas e chamam a atenção, mas a cotação delas é ruim, por isso não recomendamos fazer a troca assim que chegar. Para ir até o seu hotel você pode contratar um traslado e assim não precisará de dinheiro logo ao chegar, podendo fazer o câmbio posteriormente, sem pressa, em busca do melhor negócio.

Leia também: 13 curiosidades sobre a Rússia

Outra opção é realizar um saque em um caixa eletrônico, mas vale mais em casos de emergência. Ao realizar qualquer saque você pagará IOF de 6,38%, além de taxa de saque do seu banco e do caixa eletrônico, por isso essa opção deve ser usada apenas em casos realmente necessários. Ao escolher o cartão de crédito você só pagará o saque quando receber sua fatura. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38%. A cotação será do dia de fechamento da fatura. Ao escolher o cartão de débito você pagará na hora, pois o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você paga a taxa de saque e IOF de 6,38%.

Estou com euros e/ou dólares americanos: como trocá-los?

Procure uma casa de câmbio, mas nunca nos aeroportos, pois a cotação não é boa. Até mesmo o seu hotel pode realizar o câmbio, mas é preciso ficar atento a cotação oferecida. Nas cidades, é relativamente fácil achar uma casa de câmbio para realizar a troca. Vale realizar uma pesquisa e comparação antes, caso haja mais de uma opção no mesmo local.

Não sabe onde tem uma? Pergunte ao Concierge do seu hotel.

Vale a pena usar cartão de crédito?

Sim, vale a pena, e o cartão tem ampla aceitação. Apesar do IOF de 6,38%, consideramos ainda válida a utilização, principalmente por quatro motivos:
- Segurança: andar com muito dinheiro é sempre arriscado;
- Praticidade: processo rápido e sem preocupações;
- Cotação: normalmente a cotação do cartão de crédito é melhor do que das casas de câmbio;
- Milhas: não há maneira mais rápida de ganhar milhas do que usando seu cartão de crédito.

E os cartões pré-pago: ainda vale a pena usar?

Com o IOF de 6,38%, deixaram de valer a pena. Vale mais a pena comprar papel moeda, pagando 1,1% de IOF. Entretanto, em alguns casos, como o de crianças viajando em excursões, pode ser válido para maior controle. Para adultos, não vale a pena. A aceitação desses cartões pré-pagos é boa, com exceção do emitido pela bandeira American Express.

Leia também:
- American Express GlobalTravel Card
- Mastercard Cash Passport
- Visa TravelMoney

FDV Câmbio: compra de moeda estrangeira

Através da plataforma FDV Câmbio, o Falando de Viagem vende com total segurança e rapidez na entrega dólares americanos, euros, libras esterlinas, pesos argentinos, pesos chilenos, dirham, franco suíço, coroa dinamarquesa, rand, rublo, shekel, iene e várias outras moedas. E o melhor: você não precisa sair de casa, pois todo o processo é realizado on-line e você receberá no seu endereço comercial ou residencial. Outro serviço disponível na plataforma é a remessa internacional de valores.

Trabalhamos com as melhores cotações do mercado, confira: https://cambio.falandodeviagem.com.br

Qual é a melhor fórmula?

Nós aconselhamos que você se programe para levar a quantidade exata ou próxima do que irá precisar gastar durante os seus dias na Rússia, comprando euros e/ou dólares americanos. Para economizar, o ideal é ir comprando um pouco de mês em mês, para garantir uma boa cotação na média. Se você sabe que vai viajar, faça um planejamento para comprar a moeda aos poucos, ao invés de comprar tudo na véspera da viagem, quando não poderá esperar e terá que comprar a qualquer preço.

O cartão de crédito continua válido, principalmente se o seu banco não cobra spread ou cobra um valor baixo. Clique aqui para ver quais são os melhores cartões de crédito para usar no exterior, com ágio zero.

Faça câmbio aos poucos e evite sempre trocar moeda no aeroporto. Como você não sabe quanto vai gastar, não troque tudo de uma vez, pois se você precisar vender euros e/ou dólares vai perder dinheiro. É muito fácil encontrar casas de câmbio nas cidades e o seu hotel provavelmente também poderá realizar o câmbio (cuidado apenas com a cotação).

Qualquer que seja sua escolha, tenha sempre um cartão de crédito, que será exigido como garantia no hotel e no aluguel do carro. Antes de viajar, lembre-se de avisar ao seu banco sobre a viagem, para que não haja um bloqueio indevido por suspeita de fraude. Também vale checar se há possibilidade de aumentar o seu limite de crédito.

Boa viagem!

E você, que meio de pagamento mais usou na Rússia? Teve algum problema? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

nfbcm Mensagens: 204
Qui Jun 20, 2013 12:12 am
No caso, viajei em 2004 para a Russia, na época utilizei o cartão de debito para saque e o de credito para compras...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 20, 2013 12:14 am
E a aceitação de ambos, como foi na sua experiência?

nfbcm Mensagens: 204
Qui Jun 20, 2013 12:37 am
Bom na época me lembro que levei o Diners, utilizei a sala vip no aeroporto em St Petesburg, mas levei o Mastercard credito e o de debito e a aceitação foi boa, sacar com o cartão foi bem tranquilo, meu pai fez faculdade por lá e me orientou que não é aconselhável trocar moeda por lá.

Em relação ao cartão de credito, não tive problema, porem o Diners utilizei pouco, já o Mastercard tinha mais aceitação..

Alguns lugares pediam o passaporte, então sempre andava com uma copia no bolso..

dpalma Mensagens: 1891
Qui Jun 20, 2013 2:07 am
Boas dicas. Em março estarei por lá.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Ter Mar 17, 2015 11:54 am
Alguem esteve la em 2014 apos a maxidesvalorizacao do rublo?

Sera que passou a existir algum mercado de cambio paralelo nos moldes da Argentina?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Mai 12, 2020 10:32 am
1 real vale por volta de 13 rublos (cotação de maio de 2020).

Real perdeu valor também.

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Mai 12, 2020 11:37 am
*** MATÉRIA ATUALIZADA ***





Booking.com

Voltar para “Rússia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante


Anúncio